ALFABÉTICA
O aluno compreende o
sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra
corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba, faltando apenas dominar as
convenções ortográficas.
SILÁBICO-ALFABÉTICA
Marca a transição do
aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora escreve atribuindo a
cada silaba uma letra, ora representando as unidades sonora menores, os
fonemas.
Silábica
com valor sonoro:
Cada letra
corresponde a uma silaba falada e o que se escreve tem correspondência com o
som convencional daquela silaba, em geral, representada pela vogal, mas não que
exclusivamente a leitura é silabada.
Silábica
sem valor sonoro:
Ada letra ou símbolo
corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem
correspondência com o som convencional daquela silaba, a leitura é silabada.
PRÉ-SILÁBICA
Exigência mínima de
letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra.
Neste nível, o aluno
considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A
leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro.
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