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sábado, 30 de abril de 2016

Avaliação da Aprendizagem - Ralph Tyler


Ralph Tyler1 aborda os procedimentos avaliativos que mostra a avaliação como a atividade final para alcance de objetivos. O pensamento de Tyler prossegue até os dias atuais, tendo a prática educacional como instrumento de controle do planejamento curricular.

Segue com os aspectos históricos onde conta a história dos jesuítas que utilizavam o ritual de avaliação como sessões solenes.

No século XVIII, ainda sob comando dos portugueses, o Estado utilizava a avaliação em concursos e para avaliar as literaturas da época.

A partir de 1930 a avaliação passou a ser classificatória, cujo objetivo principal era dar condições de prosseguimento nos estudos nos próximos níveis da educação.

Com as leis, a avaliação foi mudando, mas teve uma guinada a partir dos anos 60 com as idéias de Paulo Freire e os movimentos sociais, culturais e políticos.

Freire defendia o homem como sujeito e não como objeto do meio, sendo necessária sua manifestação de ideais e não apenas o depósito de informações.

Ainda na década de 60, a avaliação era entendida como um procedimento para avaliar o aproveitamento do aluno de acordo com sua série, tendo como principal objetivo selecionar os aptos à continuidade de estudos.

Atualmente a avaliação da importância a dados quantitativos aos qualitativos que é ir além das notas de provas e testes.

Com a promulgação da LDB/96 a avaliação tem um destaque nos princípios da educação, sendo retratada como continua e cumulativa do desempenho do aluno com prevalência dos aspectos qualitativos.

A LDB prevê uma avaliação que permita a aceleração e avanços de estudos, aproveitamento do conhecimento e ainda a obrigatoriedade de uma recuperação paralela e continua do aprendizado.

Sendo assim, concluímos que a avaliação só se tornará pratica quando houver compromisso dos educadores com a educação de qualidade.


1Ralph W. Tyler (1902-1994) foi um educador americano que trabalhou na área de análise e avaliação. Ele atuou em ou aconselhado uma série de organismos que estabelecem as diretrizes para as despesas de federais fundos e influenciou a política subjacente da Lei de Ensino Fundamental e Médio de 1965. Tyler presidiu à comissão que, eventualmente, desenvolveu a Avaliação Nacional do Progresso Educacional (NAEP).



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