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quarta-feira, 22 de junho de 2016

ANÁLISE DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”









1- Introdução 
O filme “Amor sem escalas” dirigido por Jason Reitman tem como cenário a crise econômica que afetou empresas nos EUA em 2008. As empresas recorreram às demissões para reequilibrar suas finanças e com o objetivo de amenizar o sofrimento dos funcionários, terceirizavam as demissões com o oferecimento de um pacote de benefícios para a recolocação no mercado. O filme estrelado por George Clonney, Anna Kendrick e Vera Farmiga retrata muito mais do que uma relação profissional, ele nos remete a um pensamento de como as ações sem planejamento ou experiência podem arruinar um projeto ou a vida de seus colaboradores.

Sinopse: Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de video conferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho. (sic) Proposta do Desafio Profissional

Neste contexto, Bingham tenta utilizar de clareza e empatia para amenizar o sofrimento, raiva e frustração dos funcionários, uma vez que, geralmente são funcionários mais antigos da empresa e sem perspectivas de uma nova vida profissional. Com tantos avanços tecnológicos e oportunidades de novas idéias, Keener apresenta uma nova forma de demissões por videoconferências, sendo desnecessária a locomoção de um funcionário para as demissões, toda a entrevista seria realizada do escritório central. Bingham, experiente em estabelecer relações e vendo seu emprego ameaçado, teme pelo sucesso da nova proposta, iniciando um trabalho de campo com Keener, para demonstrar que alguns trabalhos dependem das relações humanas para terem sucesso. 

 2- Objetivo e análise do filme 
A análise do filme que compõe este relatório será evidenciada nas disciplinas Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento, demonstrando como as práticas e princípios de Recursos Humanos podem ser estabelecidos com as situações do filme. A disciplina de Estratégia Executiva nos permite uma clara visualização da necessidade de planejamento e discussão sobre as futuras ações. O filme baseado na crise econômica deixa clara a necessidade de reformulação de diretrizes estratégicas em uma organização. Na intenção de baixar os custos com viagens e instalações, a empresa planejou investir em tecnologia para padronização do processo de demissão. Analisando as estratégias, percebemos que a empresa pensou primeiramente na redução de custos, mas não na qualidade do serviço prestado, deixando de lado seus valores e missão diante do mercado, anulando seu compromisso de bem estar das pessoas envolvidas no processo. Foi necessário um trabalho de campo com as duas propostas para analisar os erros e acertos do programa para uma mudança organizacional, onde perceberam que nem sempre a melhor estratégia para a empresa e a melhor para o cliente. A disciplina Remuneração e Benefícios discorre sobre a importância do trabalho na vida dos seres humanos, pois por meio dele que é se satisfazem pessoal ou profissionalmente. Acredita-se que para um bom desempenho profissional a empresa deve reconhecer e recompensar bem seus colaboradores. Percebemos esta assertiva nitidamente com os personagens do filme, pois Bingham, com seu trabalho de locomoção proporcionado pela empresa, coleciona milha de viagem para conquistar um objetivo pessoal. Enquanto Keener, uma profissional recém-formada, quer demonstrar o quanto a sua proposta é eficiente para a empresa, tornando-se notável no mundo corporativo. Durante as demissões, os colaboradores deixam transparecer o quanto os benefícios oferecidos pelas empresas são importantes na vida, em um momento, uma funcionária questiona sobre sua sobrevivência, pois será difícil um recomeço até conquistar uma nova posição. Em nenhum momento, não são esclarecidos os motivos das demissões, mas o chefe de Bingham deixa claro que a crise econômica está influenciando o mercado, deixando assim, os funcionários mais suscetíveis nas demissões, mesmo quando apresentado um pacote de benefícios até uma nova colocação. Mais do que a importância de um bom Planejamento Estratégico ou uma política de Benefícios, uma organização precisa ter uma sólida estrutura de seu capital humano, é o que nos mostra a disciplina de Gestão do Conhecimento. Este tema é novo no mundo corporativo, uma vez que as empresas buscavam investimentos em máquinas, tecnologias e até em serviço braçal. Hoje o cenário busca uma abordagem intelectual, mesmo na era da Informação, o conhecimento é o novo condutor das corporações. Analisando a aplicação no filme, mais uma vez, vemos que a empresa ficou focada nos custos e nas vantagens da crise (ameaças e oportunidades), não se preocupou com os fatores importantes (fortes e fracos) que era a expertise de seus funcionários, eles não foram consultados quanto à aplicação de uma nova proposta, não participaram da nova estratégia, mesmo quando Bingham, contestou sobre a eficácia do novo modelo, o chefe duvidou da aplicabilidade e o mandou preparar a nova funcionária para as adversidades que encontrariam, sendo necessários vários momentos de reflexão e discussão para ajustes nas teorias. Desta forma, mesmo vivendo na era da Informação, devemos nos atentar a capacidade intelectual dos funcionários, permitindo que eles demonstrem sua importância e capacidade. Uma boa gestão ocorre com a transparência no relacionamento, na definições dos papéis dos objetivos da organização. 

3- Conclusão
 O mundo moderno está fazendo com que as empresas foquem em lucros e resultados, desprezando o valor intelectual de seus colaboradores. Fatores importantes como uma boa remuneração, já não são tão fundamentais para um funcionário, uma política com crescimento profissional ou qualidade de vida, acabam sendo fatores determinantes na hora de buscar uma nova recolocação no mercado. O fato de alguns gestores não estarem preparados para desempenhar o papel de lideres, faz com que os profissionais de uma organização, não tenham o rendimento esperado. Muitas vezes, nos deparamos com profissionais com experiência no serviço diário, mas sem qualquer preparo para lidar com seus subordinados. Não dando a oportunidade de opinião ou colaboração no planejamento de futuros trabalho. 

4- Referências Bibliográficas 
AMOR SEM ESCALAS (Up in the Air), 2009 (EUA), Direção: Jason Reitman, Atores: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman., Duração: 109 min, Gênero: Comédia Dramática 
GOMIDE, Natércia Guimarães. Gestão do Conhecimento. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2013.
 OZAKI, Yaeko; SANTOS, Ivan José dos. Remuneração e Benefícios. Valinhos, p. 1-88, 2013. TERRA, Leonardo Augusto Amaral, Estratégia Executiva. Valinhos, p. 1-74, 2012. 

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