1- Introdução
O filme “Amor sem escalas” dirigido por Jason
Reitman tem como cenário a crise econômica que afetou empresas nos EUA em 2008.
As empresas recorreram às demissões para reequilibrar suas finanças e com o
objetivo de amenizar o sofrimento dos funcionários, terceirizavam as demissões
com o oferecimento de um pacote de benefícios para a recolocação no mercado. O
filme estrelado por George Clonney, Anna Kendrick e Vera Farmiga retrata muito
mais do que uma relação profissional, ele nos remete a um pensamento de como as
ações sem planejamento ou experiência podem arruinar um projeto ou a vida de
seus colaboradores.
Sinopse: Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de video conferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho. (sic) Proposta do Desafio Profissional
Neste contexto, Bingham tenta utilizar de clareza e
empatia para amenizar o sofrimento, raiva e frustração dos funcionários, uma
vez que, geralmente são funcionários mais antigos da empresa e sem perspectivas
de uma nova vida profissional. Com tantos avanços tecnológicos e oportunidades
de novas idéias, Keener apresenta uma nova forma de demissões por
videoconferências, sendo desnecessária a locomoção de um funcionário para as
demissões, toda a entrevista seria realizada do escritório central. Bingham,
experiente em estabelecer relações e vendo seu emprego ameaçado, teme pelo
sucesso da nova proposta, iniciando um trabalho de campo com Keener, para
demonstrar que alguns trabalhos dependem das relações humanas para terem
sucesso.
2- Objetivo e análise do filme
A análise do filme que compõe este relatório será
evidenciada nas disciplinas Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e
Gestão do Conhecimento, demonstrando como as práticas e princípios de Recursos
Humanos podem ser estabelecidos com as situações do filme. A disciplina de
Estratégia Executiva nos permite uma clara visualização da necessidade de
planejamento e discussão sobre as futuras ações. O filme baseado na crise
econômica deixa clara a necessidade de reformulação de diretrizes estratégicas
em uma organização. Na intenção de baixar os custos com viagens e instalações,
a empresa planejou investir em tecnologia para padronização do processo de
demissão. Analisando as estratégias, percebemos que a empresa pensou
primeiramente na redução de custos, mas não na qualidade do serviço prestado, deixando
de lado seus valores e missão diante do mercado, anulando seu compromisso de
bem estar das pessoas envolvidas no processo. Foi necessário um trabalho de
campo com as duas propostas para analisar os erros e acertos do programa para
uma mudança organizacional, onde perceberam que nem sempre a melhor estratégia
para a empresa e a melhor para o cliente. A disciplina Remuneração e Benefícios
discorre sobre a importância do trabalho na vida dos seres humanos, pois por
meio dele que é se satisfazem pessoal ou profissionalmente. Acredita-se que
para um bom desempenho profissional a empresa deve reconhecer e recompensar bem
seus colaboradores. Percebemos esta assertiva nitidamente com os personagens do
filme, pois Bingham, com seu trabalho de locomoção proporcionado pela empresa,
coleciona milha de viagem para conquistar um objetivo pessoal. Enquanto Keener,
uma profissional recém-formada, quer demonstrar o quanto a sua proposta é
eficiente para a empresa, tornando-se notável no mundo corporativo. Durante as demissões,
os colaboradores deixam transparecer o quanto os benefícios oferecidos pelas
empresas são importantes na vida, em um momento, uma funcionária questiona
sobre sua sobrevivência, pois será difícil um recomeço até conquistar uma nova
posição. Em nenhum momento, não são esclarecidos os motivos das demissões, mas
o chefe de Bingham deixa claro que a crise econômica está influenciando o
mercado, deixando assim, os funcionários mais suscetíveis nas demissões, mesmo
quando apresentado um pacote de benefícios até uma nova colocação. Mais do que
a importância de um bom Planejamento Estratégico ou uma política de Benefícios,
uma organização precisa ter uma sólida estrutura de seu capital humano, é o que
nos mostra a disciplina de Gestão do Conhecimento. Este tema é novo no mundo
corporativo, uma vez que as empresas buscavam investimentos em máquinas,
tecnologias e até em serviço braçal. Hoje o cenário busca uma abordagem
intelectual, mesmo na era da Informação, o conhecimento é o novo condutor das
corporações. Analisando a aplicação no filme, mais uma vez, vemos que a empresa
ficou focada nos custos e nas vantagens da crise (ameaças e oportunidades), não
se preocupou com os fatores importantes (fortes e fracos) que era a expertise
de seus funcionários, eles não foram consultados quanto à aplicação de uma nova
proposta, não participaram da nova estratégia, mesmo quando Bingham, contestou
sobre a eficácia do novo modelo, o chefe duvidou da aplicabilidade e o mandou
preparar a nova funcionária para as adversidades que encontrariam, sendo
necessários vários momentos de reflexão e discussão para ajustes nas teorias.
Desta forma, mesmo vivendo na era da Informação, devemos nos atentar a
capacidade intelectual dos funcionários, permitindo que eles demonstrem sua
importância e capacidade. Uma boa gestão ocorre com a transparência no
relacionamento, na definições dos papéis dos objetivos da organização.
3- Conclusão
O mundo moderno está fazendo com que as
empresas foquem em lucros e resultados, desprezando o valor intelectual de seus
colaboradores. Fatores importantes como uma boa remuneração, já não são tão
fundamentais para um funcionário, uma política com crescimento profissional ou
qualidade de vida, acabam sendo fatores determinantes na hora de buscar uma
nova recolocação no mercado. O fato de alguns gestores não estarem preparados
para desempenhar o papel de lideres, faz com que os profissionais de uma
organização, não tenham o rendimento esperado. Muitas vezes, nos deparamos com
profissionais com experiência no serviço diário, mas sem qualquer preparo para
lidar com seus subordinados. Não dando a oportunidade de opinião ou colaboração
no planejamento de futuros trabalho.
4- Referências Bibliográficas
AMOR SEM ESCALAS (Up in the Air), 2009 (EUA),
Direção: Jason Reitman, Atores: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick,
Jason Bateman., Duração: 109 min, Gênero: Comédia Dramática
GOMIDE, Natércia
Guimarães. Gestão do Conhecimento. Departamento de Extensão e Pós-Graduação.
Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2013.
OZAKI, Yaeko; SANTOS, Ivan José dos. Remuneração e Benefícios.
Valinhos, p. 1-88, 2013. TERRA, Leonardo Augusto Amaral, Estratégia Executiva.
Valinhos, p. 1-74, 2012.
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