Para que ensinar?
Não há forma única nem um único modelo de educação. Em cada
sociedade ou país a educação existe de maneira diferente.
A educação em pequenas sociedades tribais de povos
caçadores, agricultores ou pastores nômades, por exemplo, é diferente da
educação de sociedades camponesas, assim como essa se difere da que é dada em
países desenvolvidos e industrializados.
Tradicional
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Escola Nova
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Tecnicista
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Iniciativa
do professor
·
Professor
é o sujeito do processo e elemento decisivo e decisório no ensino
·
Questão
central é aprender
·
Aluno
passivo
·
Exercícios
de fixação
·
Escola
privilégio das camadas mais favorecidas
·
Normas
rígidas
|
·
Professor
é o orientador
·
Iniciativa
do aluno
·
Centro da
ação educativa é a relação professor-aluno
·
Questão
central é aprender a aprender
·
Avaliação
para o desenvolvimento
·
Escola
democrática
|
·
Centrada
na organização racional dos meios
·
Professor
e aluno são meros executores
·
Questão
central é aprender a fazer
·
Ensino
não formal
|
Filósofos e educadores que refletiram sobre o conhecimento:
Sócrates (séc. V ac) O saber não é algo que alguém transmite
à pessoa que aprende.
APRENDIZAGEM
Processo de aquisição e assimilação, mais ou menos
consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir.
Tipos de Aprendizagem
Ø Motora: Aprender habilidades motoras,
como andar, dirigir, escrever.
Ø Cognitiva: Aquisição de informações,
princípios e teorias.
Ø Afetiva: Diz respeito aos sentimentos e
emoções.
O QUE É PEDAGOGIA
Podemos definir como a ciência e a arte da educação. É a
filosofia, a ciência e a técnica da educação.
Do grego: pais,
paidós = criança
agein =
conduzir
logos =
tratado, ciências
É o conjunto de conhecimentos sistêmicos relativos ao
fenômeno educativo.
CURRÍCULO
Do latim curriculum significa
percurso, carreira, curso, arte de correr. Significa a relação de matérias ou
disciplinas com o seu corpo de conhecimentos organizados sequencialmente em
termo lógicos.
Atualmente o termo currículo é usado num sentido mais amplo,
para referir-se à vida e a todo o programa da escola, inclusive as atividades
extraclasse.
PLANEJAMENTO
É um processo que consiste em preparar um conjunto de
decisões, visando atingir determinados objetivos.
A importância do planejamento:
·
Evita
a rotina e improvisação;
·
Contribui
para alcançar os objetivos desejados;
·
Promove
a eficiência do ensino;
·
Grande
segurança na direção;
·
Garante
economia de tempo e energia.
Planejamento educacional: Tomada de decisões sobre a educação do país, em nível
nacional, estadual e municipal. A elaboração requer objetivos a longo prazo que
definam uma politica da educação.
Planejamento curricular: Formula os objetivos nacionais a partir daqueles expressos
nos guias curriculares oficiais. A escola deve adaptar a realidade da
comunidade.
Planejamento de ensino: Plano do que será aplicado em sala de aula, o que deve
prever os objetivos, procedimentos, recursos e avaliação aplicados em sala de
aula.
Componentes básicos do planejamento de ensino
Objetivos
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Conteúdos
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Procedimentos de ensino
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Recursos
|
Avaliação
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Descrição
clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade docente.
É
elaborado em função do aluno. É uma ação, começa sempre com um verbo.
Gerais:
São aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo, que serão alcançados
a longo prazo.
Especificos:
Definidos especialmente para uma disciplina, consiste no desdobramento e na
operacionalização dos objetivos centrais.
|
É
um instrumento básico para poder atingir os objetivos. Deve estar relacionado
aos objetivos. Abrange as experiências educativas no campo do conhecimento,
devidamente selecionada e organizada pela escola.
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São
ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno
em contato com o conteúdo planejado. Conjunto organizado de procedimentos
didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno.
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Humanos:
professor, aluno, gestão escolar, comunidade.
Materiais:
papéis, giz, lousa, cartazes, jogos, canetas, tintas, etc.
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É
o processo que determina o grau e a quantidade de resultados alcançados em
relação aos objetivos. Deve ser continua e permanente.
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Tipos de Planejamentos
Curso:
É a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos, habilidades e
atitudes a serer alcançados por uma turma em um certo período de tempo.
Unidade:
É uma especificação maior do plano de curso. É formado de assuntos
inter-relacionados, também inclui objetivos, conteúdos, etc.
Aula:
É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. É a
sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo
que o professor interage com os alunos. Deve prevê estímulos e motivar o aluno.
AVALIAÇÃO
É um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os
conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças
esperadas no comportamento, propostas nos objetivos.
Funções da avaliação
Diagnostica
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Controladora/Formativa
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Classificatório/Somativa
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Utilizada para conhecimentos que os
alunos têm pré-requisitos que os alunos apresentam aplica-se no inicio de uma
unidade. Resultados poderão ser utilizados para estabelecimento dos objetivos
e planos de ensino.
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Informar o rendimento do aluno sobre
o aprendizado. Localizar deficiências na organização do ensino. Servirão para
verificar se os objetivos estabelecidos são adequados aos alunos e se estão
sendo alcançados.
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Classifica o aluno ao final de um
semestre, ano, curso ou unidade, seguindo os níveis de aproveitamento.
Servirão para promover os alunos, estabelecendo os objetivos e iniciar o
planejamento.
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