Narrativa
sobre o projeto de teatro do ator e diretor Renato Perré, que integra o Grupo
de Teatro Filhos da Lua.
As peças são
voltadas para crianças e adolescentes e levadas às escolas. São inspiradas em
cantigas de roda e as personagens são feitas com objetos simples e baratos, que
podem ser utilizadas nas aulas de literatura e arte.
Segundo
Perré, o teatro é uma atividade que fascina a todos, as crianças se identificam
com os bonecos e com as cantigas que ajudam na educação. O teatro tem função
cultural e social.
Educação em Tempos Sombrios
Para a
Profa. Maria Isabel de Souza Lopes - Profa. de Sociologia da Universidade
Estadual do Paraná, é necessário fazer uma reflexão daquilo que vemos na
educação. O eixo da sua pesquisa é a Educação e o Trabalho.
A professora
explica a passagem do mundo moderno industrial para o pós-industrial.
No século XX
o mundo moderno industrial era regido pela produção em massa, força braçal e o
trabalho escravo, para atender uma população que estava em crescimento. Houve
ganhos políticos e expansão das profissões.
No mundo
pós-industrial a produção é dirigida, exigi a força intelectual, existe o medo
de perder o emprego e as qualificações estão sendo mais exigidas.
Por que tempos sombrios?
Flexibilização
Na empresa
- Ocorre em vários níveis da sociedade;
- Novas formas de gestão que vão diferenciando mudanças no contato de
trabalho;
- Torna o trabalhador mais barato.
Na escola
- Novas tecnologias e novas metodologias.
Empregabilidade
- Capacidade de arranjar e manter-se no emprego;
- Pensar no futuro;
- Competitividade.
Empreendedorismo
- Vai se opor ao trabalho assalariado;
- Solução que aparece ao desempregado;
- Atividades de subsistência;
- Qualquer pessoa é capaz de desenvolver o empreendedorismo;
- Está ligado a idéia de sucesso.
Um ambiente
familiar com empreendedores cria possibilidades aos seus descendentes de serem
empreendedores. Homem de carreira não é um empreendedor.
A educação
faz parte de uma resposta e a escola atual não está preparada para formar
o empreendedor.
O antigo
trabalhador não serve para o mundo globalizado, hoje é preciso pensar.
A escola
atual não estrutura, só ensina a buscar o emprego. A escola precisa ensinar os
alunos a pensar.
O pensamento
precisa estar em constante transformação: “conhecer é um conjunto de
operações, às vezes muito diferente entre si, que, em campos diversos, aspiram
a fazer emergir, nas suas características próprias, certos objetos
específicos.”
Como se dissolve o conhecimento?
Conhecimento
é dissolvido a partir da evolução do conhecimento.
Ex: Com a
evolução do tempo, a utilização da máquina de escrever foi substituída pelo uso
do computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário