Quem sabe ouvir, aproveitar as
sugestões positivas e avaliar de forma sincero o próprio desempenho no trabalho
só se pode se tornar uma profissional cada vez melhor.
Certo dia, seu chefe diz em tom sério
que gostaria que você deixasse de ser acomodada e pensasse em dar uma
chacoalhada na carreira.
Pensando nas reações: pedir desculpas
e sair correndo e chorar no banheiro, tentar agradá-lo e matricula-se no
primeiro curso de especialização que aparecer ou melhor mesmo seja ouvir o
comentário com uma frieza profissional, sem tomá-lo como pessoal, trocar ideias
sobre o assunto, deixar claro o que pensa e depois de entrar em acordo. Eis um
final feliz capaz de transformar em positiva a mais ácida das críticas.
Aprender a lidar com essas situações é
uma necessidade. Cada vez mais as empresas estão adotando programas para
avaliar o desempenho de funcionários e consideram em instrumento valioso para o
desenvolvimento de pessoas.
O desafio de quem ouve a crítica é
torná-la um meio de refletir e crescer na carreira para isso, o primeiro passo
é controlar a reação instintiva de defesa.
A crítica fornece indicadores de como
os outros veem suas atitudes. Não significa que seja um espelho da verdade, por
isso o feedback é tão importante, notar a diferença entre o que você comunica
aos outros e a forma como entendem é uma das maiores vantagens desse retorno.
Cabe a quem recebe fazer uma triagem:
separar o que é construtivo do que pode ter sido pensado sob medida para
agredir.
Para ser eficaz, o comentário deve ser
específico e apontar saídas, caso contrário, gera conflitos, deve dar espaço
para o criticado expor o que pensa.
Nem todos estão em um ambiente
propicio para troca de opiniões. Qualquer sistema de avaliação corre o risco de
ir por água abaixo quando há despeito, mágoas e retaliação, sem franqueza e
maturidade, a coisa pode virar uma tremenda farsa.
O próximo passo quando se aprende a
lidar com críticas é tomar a iniciativa e pedir que elas ocorram. Não precisa
ser um momento solene. A autoconfiança vem da capacidade de enfrentar os medos,
mesmo com receio de ouvir o que não quer, toma fôlego e vai em frente ganha
força para repensar e decidir o rumo da própria carreira.
Quando
falam de você:
a)
Dê chance a pessoa para explicar seu
ponto de vista.
b) Não
comece a se defender de imediato.
c)
Questione com calma e educação até
esclarecer tudo.
d) Esclareça
comentários que generalizam e ofendem.
e)
Nunca leve para o lado pessoal.
f)
Não rebata trazendo à tona
ressentimentos do passado.
g)
Reflita sobre o que há de verdadeiro
nas afirmações
h) Acredite
em seus pontos fortes.
Quando
você fala de alguém:
a)
Converse em particular.
b) Seja
objetiva.
c)
Nunca desqualifique diretamente a
pessoa, fale de fatos e atitudes.
d) Descreva
o comportamento que deseja mudar.
e)
Mostre que há coisas boas para ser
mantidas.
f)
Evite as palavras “sempre” e “nunca”.
g)
Deixe que o criticado exponha o ponto
de vista.
h) Coloque-se
à disposição para orientar e ajudar no processo de mudança.
Fonte: Revista Claudia, Out, 2001
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