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sexta-feira, 1 de abril de 2016

MARKETING PESSOAL



O conceito de Marketing tem sido constantemente difundido no mercado de trabalho de maneira errônea estabelecendo um vínculo direto com imagens, regras, modas e uniformes.
O que muito assusta é que as pessoas utilizam moldes, encaixando-se em padrões estabelecidos dos quais alguns Consultores de Marketing/Moda se favorecem.
Não seria contraditório saber que hoje é imprescindível os diferenciais e, ainda assim, as pessoas buscam tornar-se mais um entre tantos.
Creio que a Madonna não seja conhecida pelas severas regras a que se submete, ao contrário, criou uma marca – Seu ponto de venda. É assim que quer ser vista. E você?
Joseph Luft e Harry Inghan idealizaram em 1961 um diagrama conhecido por janela de Johari, onde podemos conceituar todo o processo de percepção de um indivíduo em relação a si e aos outros. Partiram do princípio de que cada em de nós tem, ou pode ter, quatro imagens distintas:

1.  Imagem Aberta – Você e os outros sabem quem você é.
2.  Imagem Secreta – Você sabe quem é, mas os outros não.
3.  Imagem Cega – Você não sabe que é, mas os outros sabem que você é.
4.  Imagem desconhecida – Nem você nem os outros sabem que você é.

A comunicação e acertabilidade na divulgação da imagem são decorrentes das facilidades que oferecemos para a decodificação da mesma. Quanto mais aberta a imagem melhor.

         Desenvolva sua imagem a partir desta perguntas:

1.  Como eu me vejo?
2.  Como os outros me vêem?
3.  Como eu gostaria de ser e de ser visto?

A partir disto, desenvolva o que chamamos de condicionamento mental. É fácil. Vamos entender.

Podemos dizer que o raciocínio é basicamente a comparação das informações que são captadas pelos nossos sentidos : Visão, Audição, Olfato, Tato e Paladar, enviadas ao nosso córtex cerebral, processadas, associadas a informações já registradas, comparadas, e só então armazenadas.

Sendo assim, o raciocínio só é possível se tiver informação pertinente ao assunto.
Desta forma o cérebro passa a obrigar o ser humano a uma explicação para todas as coisas, que quando não possui importa, ou até mesmo inventa, tornando esta uma verdade absoluta.
Prova disto é que mesmo sem entender nada sobre arte as pessoas admitem que Chopan foi um grande compositor e Picasso um grande pintor.
Claro que a fonte é quem dá crédito a notícia. Precisamos confiar, admirar, respeitar ou acreditar que o outro saiba o que está falando. Podemos pensar a sociedade como fonte de alta credibilidade.
Nossa memória registra também normas valores, conceitos, procedimentos e, isso nos possibilita associar conceitos a imagem, por exemplo:
·                                           Terno é símbolo de status, logo, homem de terno é uma pessoa importante;
·                                           Livro é símbolo de cultura, logo, homem com livros é inteligente;
·                                           Arte tem a ver com excentricidade, logo, homem excêntrico é artista.

Está captando?

Na falta de uma contestação coerente as pessoas se servem destes parâmetros de julgamento. Vale ressaltar que a necessidade de ter uma explicação para algo, não exige que esta explicação tenha relação com a verdade; ela precisa “aparentar” verdade - fazer sentido, ainda que momentaneamente.

Sendo assim, porque não atrelar nossa imagem a uma imagem de sucesso.
É importante que sucesso seja a sua escolha e que vá sentir-se bem adotando um estilo ou outro, tendo consciência da relação custo-benefício, bem como sabendo que toda escolha envolve perdas.

Vamos mudar esse jogo?

Mas o marketing não é só imagem, é também estratégia.

O Marketing Pessoal, não diferentemente do Marketing Empresarial, utiliza-se de técnicas como:

Análise de Mercado e Levantamento de Necessidades;
-                     Avaliação da Qualidade e Capacidade de Adequação do Produto;
-                     Planejamento da estratégia de veiculação - Propaganda;
-                     Valor de Custo e acessibilidade;

São Os quatro “Ps”  de McCarthy:

·                   PRODUTO
·                   PREÇO
·                   PRAÇA
·                   PROMOÇÃO

É importante que o profissional seja Empregável.

Leia texto de Empregabilidade e avalie-se.

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