O conceito de Marketing tem sido
constantemente difundido no mercado de trabalho de maneira errônea
estabelecendo um vínculo direto com imagens, regras, modas e uniformes.
O que muito assusta é que as pessoas
utilizam moldes, encaixando-se em padrões estabelecidos dos quais alguns
Consultores de Marketing/Moda se favorecem.
Não seria contraditório saber que hoje
é imprescindível os diferenciais e, ainda assim, as pessoas buscam tornar-se
mais um entre tantos.
Creio que a Madonna não seja conhecida
pelas severas regras a que se submete, ao contrário, criou uma marca – Seu
ponto de venda. É assim que quer ser vista. E você?
Joseph Luft e Harry Inghan idealizaram
em 1961 um diagrama conhecido por janela de Johari, onde podemos conceituar
todo o processo de percepção de um indivíduo em relação a si e aos outros.
Partiram do princípio de que cada em de nós tem, ou pode ter, quatro imagens
distintas:
1. Imagem Aberta – Você e os outros sabem
quem você é.
2. Imagem Secreta – Você sabe quem é, mas
os outros não.
3. Imagem Cega – Você não sabe que é, mas
os outros sabem que você é.
4. Imagem desconhecida – Nem você nem os
outros sabem que você é.
A comunicação e acertabilidade na
divulgação da imagem são decorrentes das facilidades que oferecemos para a
decodificação da mesma. Quanto mais aberta a imagem melhor.
Desenvolva
sua imagem a partir desta perguntas:
1. Como eu me vejo?
2. Como os outros me vêem?
3. Como eu gostaria de ser e de ser visto?
A partir disto, desenvolva o que
chamamos de condicionamento mental. É fácil. Vamos entender.
Podemos dizer que o raciocínio é
basicamente a comparação das informações que são captadas pelos nossos sentidos
: Visão, Audição, Olfato, Tato e Paladar, enviadas ao nosso córtex cerebral,
processadas, associadas a informações já registradas, comparadas, e só então
armazenadas.
Sendo assim, o raciocínio só é possível
se tiver informação pertinente ao assunto.
Desta forma o cérebro passa a obrigar o
ser humano a uma explicação para todas as coisas, que quando não possui
importa, ou até mesmo inventa, tornando esta uma verdade absoluta.
Prova disto é que mesmo sem entender
nada sobre arte as pessoas admitem que Chopan foi um grande compositor e
Picasso um grande pintor.
Claro que a fonte é quem dá crédito a
notícia. Precisamos confiar, admirar, respeitar ou acreditar que o outro saiba
o que está falando. Podemos pensar a sociedade como fonte de alta
credibilidade.
Nossa memória registra também normas
valores, conceitos, procedimentos e, isso nos possibilita associar conceitos a
imagem, por exemplo:
· Terno
é símbolo de status, logo, homem de terno é uma pessoa importante;
· Livro
é símbolo de cultura, logo, homem com livros é inteligente;
· Arte
tem a ver com excentricidade, logo, homem excêntrico é artista.
Está captando?
Na falta de uma contestação coerente as
pessoas se servem destes parâmetros de julgamento. Vale ressaltar que a
necessidade de ter uma explicação para algo, não exige que esta explicação
tenha relação com a verdade; ela precisa “aparentar” verdade - fazer sentido,
ainda que momentaneamente.
Sendo assim, porque não atrelar nossa
imagem a uma imagem de sucesso.
É importante que sucesso seja a sua
escolha e que vá sentir-se bem adotando um estilo ou outro, tendo consciência
da relação custo-benefício, bem como sabendo que toda escolha envolve perdas.
Vamos mudar esse jogo?
Mas o marketing não é só imagem, é
também estratégia.
O Marketing Pessoal, não diferentemente
do Marketing Empresarial, utiliza-se de técnicas como:
Análise de Mercado e Levantamento de
Necessidades;
- Avaliação
da Qualidade e Capacidade de Adequação do Produto;
- Planejamento
da estratégia de veiculação - Propaganda;
- Valor
de Custo e acessibilidade;
São Os quatro “Ps” de McCarthy:
· PRODUTO
· PREÇO
· PRAÇA
· PROMOÇÃO
É importante que o profissional seja
Empregável.
Leia texto de Empregabilidade e
avalie-se.
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