OBJETIVOS:
·
Organizar um ambiente interno com
diversas opções de jogos e exercícios;
·
Favorecer o movimento da criança e a
exploração de materiais.
PUBLICO:
Crianças de 0 a 5 anos
TEMPO: Durante
o ano letivo
MATERIAL
NECESSÁRIO:
Cola, tesoura,
blocos lógicos, livros de histórias, tintas coloridas, pinceis, lápis de cor,
papéis coloridos diversos, giz de cera e barbante.
DESENVOLVIMENTO:
Ao conceber um
espaço para receber jogos de exercício, dedique algum tempo para analisar a
quantidade e a qualidade dos brinquedos disponíveis. Sobre a quantidade, é
importante verificar se há material suficiente para todos. Nessa faixa etária,
deve haver um bom número do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar
sozinhos ou compartilhar com os colegas – nesse ultimo caso, em atividades que
não exijam tempo de espera, adaptadas ao comportamento dessa faixa etária.
Sobre a qualidade, os objetos devem ser feitos de materiais seguros, com
tamanhos maiores que o da boca dos bebês aberta e com diferentes cores e
texturas.
Organizar a
sala com cantinhos temáticos, com prateleiras ao alcance das crianças.
Utilizar com
as crianças metodologias significativas direcionadas a criança, para que
através das brincadeiras de faz-de-conta possam fazer descobertas e o
conhecimento da sua própria história.
AVALIAÇÃO
Ao brincar é possível aprender mais pois a criança terá maior facilidade de aprender e se
desenvolver, o brincar nesta faixa etária torna-se a principal atividade da
criança. Brincar é uma atividade completa, onde as crianças desenvolvem
habilidades cognitivas, sociais, comunicativas, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário