SOBRE
A OBRA:
Para
se manter competitivos na economia do século XXI, empresas, organizações,
profissionais e alunos têm de enfrentar um desafio em comum. Eles devem
atualizar e melhorar, constantemente, suas competências por meio de
treinamentos, desenvolvimento profissional e aumento de responsabilidade.
Caminhar na direção da "economia do conhecimento" demanda a
utilização de novas abordagens para o aprendizado, desde o uso de cursos pela
Internet (e-learning) até a consideração do local de trabalho como uma sala de
aula, e da sala de aula como um lugar para o aprendizado de competências para o
ambiente real de trabalho.
Ao
utilizar um universo mais diverso e amplo de opções de aprendizagem, as empresas
e as pessoas precisam desenvolver uma estratégia para consolidar seu
aprendizado em um documento único e completo. Ao mesmo tempo, o aprendizado
deve ser relevante para que seja útil. Profissionais precisam ter as
competências que os empregadores e o mercado procuram, e o aprendizado deve
enfocar essas necessidades. Embora as competências técnicas sejam importantes,
o desenvolvimento de outras competências é fundamental para obter um melhor
desempenho no ambiente de trabalho. Muitos empregadores consideram que essas
outras competências (funcionais e capacitadoras) têm uma importância ainda
maior que as competências técnicas.
Pesquisas
desenvolvidas nos Estados Unidos no final do século XX (Scans, 1990)1 indicaram
a existência de cinco grupos de competências funcionais necessárias para que um
profissional do século XXI obtenha sucesso em seu ambiente de trabalho. Elas
incluem a capacidade de identificar, organizar, planejar e alocar recursos; as
habilidades interpessoais, ou seja, a capacidade de trabalhar bem com outras
pessoas; de coletar e utilizar toda informação que seja necessária para o
desempenho profissional; de entender inter-relacionamentos complexos por meio
de sistemas sociais, culturais, de informação etc.; e de trabalhar de modo
eficaz e eficiente com uma ampla variedade de tecnologias.
Para
que essas competências possam ser desenvolvidas, é preciso que haja um ambiente
adequado, ou seja, uma fundação sólida composta de habilidades intelectuais e
qualidades pessoais, muitas vezes consideradas, de forma equivocada,
irrelevantes. A inexistência dessa fundação faz com que as competências
necessárias para o sucesso profissional não se desenvolvam adequadamente,
gerando profissionais que não conseguem fazer a diferença no nosso mercado de
trabalho altamente competitivo.
Deve-se,
portanto, dar uma atenção especial a este conjunto de habilidades, que pode ser
dividido em três grandes grupos: habilidades básicas, como ler bem, escrever
corretamente, saber ouvir e ser capaz de se comunicar de modo eficaz e
eficiente; habilidades de pensamento, como ter pensamento crítico, ser capaz de
tomar as melhores decisões, aprender a aprender e a usar o conhecimento
assimilado e as habilidades desenvolvidas para ter atitudes diferenciadas no
campo profissional, ou seja, ser capaz de analisar, sintetizar e avaliar a
complexidade; e qualidades pessoais, como o senso de responsabilidade, a
auto-estima, a sociabilidade, a integridade e a honestidade, que sem dúvida
representam as características que todo profissional de sucesso deveria ter.
A
proposta deste livro é criar condições para que a fundação, necessária para o
surgimento das competências que acompanham um profissional de sucesso, possa
ser desenvolvida, dando-se ênfase especial ao processo de aprendizagem e a
algumas habilidades específicas. Para tal, discutiremos nos capítulos
subseqüentes diversas abordagens para a educação de pessoas adultas,
público-alvo deste trabalho, com o intuito de se chegar ao objetivo final do
'Lifelong Learning', ou aprendizagem para a vida inteira.
Na
primeira parte do livro, mais dedicada ao processo e aos agentes provocadores
da aprendizagem, também conhecidos como facilitadores, serão tratadas as
dificuldades encontradas pelos adultos para aprender. Para tal, será feita uma
comparação entre a pedagogia e a andragogia, e serão discutidos outros
trabalhos, desenvolvidos no final do século XX, relacionados à aprendizagem de
adultos e que hoje vêm sendo, gradativamente, trazidos para dentro das salas de
aulas de universidades e escolas de pós-graduação, como aqueles elaborados por
Bandura2, Kolb3, Morin4, Mariotti5 e outros. O processo de aprendizagem
facilitada é introduzido como uma maneira de estimular alunos e profissionais
que queiram melhorar suas habilidades de aprendizagem e encontrar uma maneira
mais motivadora, contextualizada e vivencial para fazê-lo. Por fim, será feita
uma breve introdução ao tema da complexidade e da importância da visão
transdisciplinar no ensino e na aprendizagem.
Na
segunda parte do livro, será discutido como as habilidades de aprendizagem
podem auxiliar os alunos em sala de aula e os profissionais em suas carreiras.
Para tal, serão trabalhadas algumas habilidades específicas que precisam ser
desenvolvidas para que o processo de aprendizagem seja otimizado, tais como
preocupações principais dos alunos e profissionais que precisam aprender,
gestão do tempo, organização do ambiente de aprendizagem, habilidades eficazes
de leitura, como participar de forma efetiva de aulas, seminários e trabalhos
em grupo e como fazer anotações que permitam revisar e melhorar sempre a
aprendizagem.
Essa
segunda parte tem ainda um objetivo adicional: desmistificar a lenda, muito
difundida entre professores, de que "os alunos de hoje não são mais como
os de antigamente, pois não gostam de ler, não sabem escrever e não gostam de
estudar". Na realidade, temos de mudar o foco e dividir a responsabilidade
pelo sucesso do aprendizado entre o professor (ou facilitador) e o aluno,
preparando este último de modo melhor para enfrentar os desafios e as
dificuldades da aprendizagem, ao mesmo tempo que se lança mão de abordagens
educacionais mais modernas e motivadoras que explorem o lado crítico e concreto
dos aprendizes adultos. Tudo isso leva ao assunto de nosso livro: a necessidade
de desenvolver habilidades de aprendizagem, ou seja, de aprender a aprender.
*
Texto de divulgação
O
AUTOR: Carlos
Tasso Eira DeAquino é formado em Engenharia Civil pela UFRJ (Universidade
Federal do Rio de Janeiro), tendo obtido M.Sc. em engenharia mecânica pela
George Washington University. É também doutor em Engenharia Mecânica pela
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É sócio-fundador e diretor -
executivo da Round Robin - Consultoria, Empreendedorismo & Inovação. É
ex-diretor acadêmico da BSP (Business School São Paulo), além de professor de
estratégia corporativa, comportamento organizacional e habilidades de
aprendizagem.
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