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quarta-feira, 13 de julho de 2016

Material de Estudos - Disciplina: Educação Corporativa








Aspectos Estruturais Da Educação.
•Contexto de grandes mudanças.
•Os grandes descobrimentos dos séculos XV e XVI significaram uma ruptura definitiva em um mundo agrupado em três partes: Europa, América e Oriente.
Finalidades Da Educação Dentro De Dois Objetivos Gerais:
•Desenvolver na criança e no jovem, a vontade de saber, o raciocínio, o pensamento;
•Formar o caráter da criança e do jovem segundo valores éticos, morais e religiosos em uma sociedade relativamente estável e de dimensões locais;
Sociedade do conhecimento:
• Mudança dos padrões de consumo;
• Impacto dos temas políticos globais sobre a vida diária dos cidadãos.
O interesse pela educação surgiu por razões de empregabilidade e pela consciência do elevado nível de desigualdade.
Propostas para a Educação Básica:
• Diversas carências:
• Programas de apoio aos alunos mais fracos, professores melhores, escolha do diretor, melhor gestão e maior autonomia para as escolas, consolidar a avaliação e usá-la para premiar os melhores.
Propostas para o Ensino Médio.
• Reduzir o número de disciplinas obrigatórias e aumentar as seletivas;
• Oferecer a mesma disciplina com níveis diferentes de dificuldade;
• Reduzir o nível de dificuldade do curso, bem como o excesso de conteúdo.
Propostas para a Educação Técnica.
•Oferecer o lado técnico e o acadêmico de forma separada;
•Os cursos federais deveriam ser obrigados a realizar periodicamente estudos de acompanhamento de egressos;
•Tornar menos pesada a carga horaria dos cursos técnicos;
Propostas Para Os Cursos Superiores.
•Introdução de um ciclo básico de estudos gerais;
•Ênfase na qualidade do ensino em sala de aula e no que os alunos aprendem;
•Controlar pelos resultados (Provão, ENADE) e não pelo processo.
Fundamentos da Educação Corporativa
•Práticas de educação corporativa relacionadas ao processo de melhoria e mudanças nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
Competência Como Base Para A Gestão Estratégica De Pessoas.
Décadas de 80 e 90: no Brasil, um deslocamento gradativo entre os sistemas formais de gestão de pessoas e a realidade das empresas e do mercado de trabalho.
•Contrato de mútuo desenvolvimento.
Competência Como Base Para A Gestão Estratégica De Pessoas.
Década de 90: as pessoas passaram a se preocupar mais com a sua autonomia e liberdade.
•Mudança no panorama da relação entre pessoas e organização.
•As pessoas necessitavam de orientação quanto às exigências do mercado:
Três Tendências Importantes:
1) Trabalho a distância – teletrabalho, com o desafio de construir e sustentar o comprometimento das pessoas com a organização e criar sinergia entre o desenvolvimento delas e o da organização.
2) Os babyboomers, nascidos entre 1970 e 1985, entram no mercado a partir dos anos 90 e exercem pressão por espaço, com valores diferentes das gerações x e y.
3) As pessoas subordinando a vida profissional às questões familiares e ao ambiente onde se inserem.
Tendências.
•Jovens assumindo responsabilidades de maior nível de complexidade, porem sem perspectivas de crescimento.
•Dificuldade de repor o pessoal do topo por falta de preparo.
•Dificuldade da gestão do conhecimento: Se aposentam e levam consigo o conhecimento.
Cenários.
•Careiras mais curtas.
•Pessoas mais ligadas ao seu desenvolvimento (e o mercado tem oferecido essa aceleração).
Ações de desenvolvimento formais: conteúdos programáticos específicos, metodologias didáticas, instrutores, bibliografia.
Ações de desenvolvimento não formais: estruturadas através de atuações do próprio trabalho ou de situações ligadas à atuação do profissional.
•Coordenação ou participação em projetos, etc.
Educação Corporativa: o projeto e sua implantação
Um roteiro! Roadmaps podem ser representados de diversas formas, a mais difundida foi proposta pela EIRMA – European Industries Research Management.
Você sabe o que é um Roadmap?
Roadmap Genérico
•Gráfico que representa a evolução do planejamento da empresa ao longo do tempo e que inclui um numero variável de níveis de análise, usualmente compreendendo as perspectivas de mercado e tecnológica.
Tendências na Educação.
•O conhecimento não deve ser trabalhado como um ativo permanente, deve ser adaptado de acordo com o contexto.
•Num mundo cada vez mais globalizado, é necessário ensinar a compreender as tendências globais empregando referenciais locais.
Novo Contexto:
•Educadores são desafiados a transformar seus processos de ensino, buscando viabilizar novas possibilidades educacionais, capazes de corresponder ás expectativas e demandas por experiências com mais qualidade e resultados.
Roadmapping para serviços de tecnologia educacional.
•Estudo sobre a necessidade de se inserir a Educação Corporativa nas organizações, por meio das de ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente no mercado, deve vir acompanhado de um projeto que facilite sua inserção.
Progressão.
Tendência: abertura de caminhos para cursos e atividades de desenvolvimento voltadas para uma educação continuada.
Antigamente: organizações projetavam treinamentos pontuais.
Hoje: buscam mais alternativas para garantir a aprendizagem dos stakeholders.
•Gestão dos Fornecedores da Educação Corporativa:
•Definir os objetivos estratégicos a serem atendidos,
•Mapear as competências humanas a serem desenvolvidas,
•Criar programas de ensino.
Acompanhamento, Avaliação e Gestão
Fatores Para A Pouca Importância Dada Ao Relacionamento Com Fornecedores:
•Preocupação excessiva com a realidade interna e não pensam em estruturar melhores práticas,
•Não existe cultura organizacional ara desenvolver fornecedores,
•A área de compras e suprimentos foca os aspectos comerciais.
Fatores Para A Pouca Importância Dada Ao Relacionamento Com Fornecedores:
•Falta de preparo para definir níveis de qualidade em contratos de prestação de serviços,
•As organizações acreditam que se terceiriza, não são mais responsáveis por gerir o processo,
Avaliação dos Fundamentos da Educação Corporativa.
•Um parceiro central deve criar seus programas baseado no modelo de competências. A metodologia do parceiro deve contemplar:
•Levantamento de necessidades por competências: que competências humanas serão atendidas?
Avaliação dos Fundamentos da Educação Corporativa.
•Capacidade de avaliar os resultados da entrega: sistemática de avaliação de resultados que contemple a geração de valor,
•Formação e certificação de consultores: os formação nos fundamentos do sistema e utilizam práticas condizentes com o ensino de adultos?
Referências

AMORIM, Wilson Aparecido Costa; FISCHER, André L.; EBOLI, Marisa. Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. 1ª ed. São Paulo: ATLAS, 2010, v.1

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