Aspectos
Estruturais Da Educação.
•Contexto
de grandes mudanças.
•Os
grandes descobrimentos dos séculos XV e XVI significaram uma ruptura definitiva
em um mundo agrupado em três partes: Europa, América e Oriente.
Finalidades
Da Educação Dentro De Dois Objetivos Gerais:
•Desenvolver
na criança e no jovem, a vontade de saber, o raciocínio, o pensamento;
•Formar
o caráter da criança e do jovem segundo valores éticos, morais e religiosos em
uma sociedade relativamente estável e de dimensões locais;
Sociedade
do conhecimento:
• Mudança
dos padrões de consumo;
• Impacto
dos temas políticos globais sobre a vida diária dos cidadãos.
O
interesse pela educação surgiu por razões de empregabilidade e pela consciência
do elevado nível de desigualdade.
Propostas
para a Educação Básica:
• Diversas
carências:
• Programas
de apoio aos alunos mais fracos, professores melhores, escolha do diretor,
melhor gestão e maior autonomia para as escolas, consolidar a avaliação e
usá-la para premiar os melhores.
Propostas
para o Ensino Médio.
• Reduzir
o número de disciplinas obrigatórias e aumentar as seletivas;
• Oferecer
a mesma disciplina com níveis diferentes de dificuldade;
• Reduzir
o nível de dificuldade do curso, bem como o excesso de conteúdo.
Propostas
para a Educação Técnica.
•Oferecer
o lado técnico e o acadêmico de forma separada;
•Os
cursos federais deveriam ser obrigados a realizar periodicamente estudos de
acompanhamento de egressos;
•Tornar
menos pesada a carga horaria dos cursos técnicos;
Propostas
Para Os Cursos Superiores.
•Introdução
de um ciclo básico de estudos gerais;
•Ênfase
na qualidade do ensino em sala de aula e no que os alunos aprendem;
•Controlar
pelos resultados (Provão, ENADE) e não pelo processo.
Fundamentos
da Educação Corporativa
•Práticas
de educação corporativa relacionadas ao processo de melhoria e mudanças nas
empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
Competência
Como Base Para A Gestão Estratégica De Pessoas.
Décadas
de 80 e 90:
no Brasil, um deslocamento gradativo entre os sistemas formais de gestão de
pessoas e a realidade das empresas e do mercado de trabalho.
•Contrato
de mútuo desenvolvimento.
Competência
Como Base Para A Gestão Estratégica De Pessoas.
•Década
de 90: as pessoas passaram a se preocupar mais com a sua autonomia e
liberdade.
•Mudança
no panorama da relação entre pessoas e organização.
•As
pessoas necessitavam de orientação quanto às exigências do mercado:
Três
Tendências Importantes:
1)
Trabalho a distância – teletrabalho, com o desafio de construir e sustentar o
comprometimento das pessoas com a organização e criar sinergia entre o
desenvolvimento delas e o da organização.
2)
Os babyboomers,
nascidos entre 1970 e 1985, entram no mercado a partir dos anos 90 e exercem
pressão por espaço, com valores diferentes das gerações x e y.
3) As pessoas subordinando a vida profissional
às questões familiares e ao ambiente onde se inserem.
Tendências.
•Jovens
assumindo responsabilidades de maior nível de complexidade, porem sem
perspectivas de crescimento.
•Dificuldade
de repor o pessoal do topo por falta de preparo.
•Dificuldade
da gestão do conhecimento: Se aposentam e levam consigo o conhecimento.
Cenários.
•Careiras
mais curtas.
•Pessoas
mais ligadas ao seu desenvolvimento (e o mercado tem oferecido essa
aceleração).
•Ações
de desenvolvimento formais: conteúdos programáticos específicos,
metodologias didáticas, instrutores, bibliografia.
Ações
de desenvolvimento não formais: estruturadas através de atuações do próprio
trabalho ou de situações ligadas à atuação do profissional.
•Coordenação
ou participação em projetos, etc.
Educação
Corporativa: o projeto e sua implantação
Um
roteiro! Roadmaps podem ser representados de diversas formas,
a mais difundida foi proposta pela EIRMA – European Industries Research
Management.
Você
sabe o que é um Roadmap?
Roadmap
Genérico
•Gráfico
que representa a evolução do planejamento da empresa ao longo do tempo e que
inclui um numero variável de níveis de análise, usualmente compreendendo as
perspectivas de mercado e tecnológica.
Tendências
na Educação.
•O conhecimento não
deve ser trabalhado como um ativo permanente, deve ser adaptado de acordo com o
contexto.
•Num
mundo cada vez mais globalizado, é necessário ensinar a compreender
as tendências globais empregando referenciais locais.
Novo
Contexto:
•Educadores
são desafiados a transformar seus processos de ensino, buscando viabilizar
novas possibilidades educacionais, capazes de corresponder ás expectativas e
demandas por experiências com mais qualidade e resultados.
Roadmapping
para serviços de tecnologia educacional.
•Estudo
sobre a necessidade de se inserir a Educação Corporativa nas organizações, por
meio das de ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente no mercado, deve
vir acompanhado de um projeto que facilite sua inserção.
Progressão.
•Tendência: abertura
de caminhos para cursos e atividades de desenvolvimento voltadas para uma
educação continuada.
•Antigamente:
organizações projetavam treinamentos pontuais.
•Hoje: buscam
mais alternativas para garantir a aprendizagem dos stakeholders.
•Gestão
dos Fornecedores da Educação Corporativa:
•Definir
os objetivos estratégicos a serem atendidos,
•Mapear
as competências humanas a serem desenvolvidas,
•Criar
programas de ensino.
Acompanhamento,
Avaliação e Gestão
Fatores
Para A Pouca Importância Dada Ao Relacionamento Com Fornecedores:
•Preocupação
excessiva com a realidade interna e não pensam em estruturar melhores práticas,
•Não
existe cultura organizacional ara desenvolver fornecedores,
•A
área de compras e suprimentos foca os aspectos comerciais.
Fatores
Para A Pouca Importância Dada Ao Relacionamento Com Fornecedores:
•Falta
de preparo para definir níveis de qualidade em contratos de prestação de
serviços,
•As
organizações acreditam que se terceiriza, não são mais responsáveis por gerir o
processo,
Avaliação
dos Fundamentos da Educação Corporativa.
•Um
parceiro central deve criar seus programas baseado no modelo de competências. A
metodologia do parceiro deve contemplar:
•Levantamento
de necessidades por competências: que competências humanas serão atendidas?
Avaliação
dos Fundamentos da Educação Corporativa.
•Capacidade
de avaliar os resultados da entrega: sistemática de avaliação de resultados que
contemple a geração de valor,
•Formação
e certificação de consultores: os formação nos fundamentos do sistema e
utilizam práticas condizentes com o ensino de adultos?
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário