Comparando a escola com um time de futebol, temos o
presidente sendo o diretor, referência de reflexão e planejamento geral é quem
define as decisões mais gerais da escola, como a construção do Projeto
Pedagógico, articulação da comunidade escolar e zelar pela gestão
administrativa, de aprendizagem do espaço e equipe escolar.
E o técnico fica a cargo do Coordenador Pedagógico
que supõe um enorme conhecimento do conjunto da escola. Quem são os
alunos? Quais apresentam dificuldades? Como trabalham os professores?
Como conquistar bons resultados? O foco do coordenador aponta diretamente para
a gestão da aprendizagem e para a formação de professores. Isso inclui dominar
assuntos sobre o desenho do currículo, quando e como se articulam as áreas do
saber e quais os modelos de avaliação, apesar de não ser fácil é indispensável.
É justamente o conhecimento das diferentes
disciplinas, de seus objetivos, de suas propostas de recuperação, da
bibliografia adotada e das metodologias propostas que conferirá a ele a
respeitabilidade dos professores. Isso exige muito estudo, mas ele não precisa
saber de tudo, sua função primordial é procurar formas de ajudar os professores
de todas as disciplinas a avançar. A coordenação pode orientar a equipe de
professores na produção e montagem de portfólios, registros, pautas de
observação, diários de aulas e notas, registros fundamentais para o trabalho de
qualquer docente.
Como e onde conseguir estes conhecimentos? Os
caminhos são diversos: exploração a uma boa bibliografia, programas de
formação, participação em seminários e congressos. Com o compromisso de
partilhar as informações com os professores. Assim o coordenador vai
construindo sua figura como um parceiro e um orientador do trabalho docente.
O coordenador deve manter a em atividades
pedagógicas que os alunos e professores promovem, a conversa individual com os
docentes e a direção, as apresentações de trabalhos, as organizações de estudos
do meio, as visitas, as festas, o material de apoio aos professores e avisos
(comunicação) e o momento privilegiado o HTPC, período de formação em serviço
que o coordenador desenvolve seu máximo trabalho. No HTPC, o coordenador
ilumina o trabalho docente, colocando-os como centro do processo de ensino
aprendizagem.
Não se trata aqui de liderança como imposição, mas
como prestação de serviços, que junta as partes dispersas, evidencia as coisas
boas, participa do dia-a-dia, avalia os rumos, da idéias com base nas
necessidades, estimula práticas criativas de alunos e professores e apoia o
diretor para cumprir sua tarefa de construir caminhos para a escola junto com a
comunidade.
Referência
Almeida. Fernando José de. Revista Nova Escola.
Maio, 2009, n° 222.
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