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sexta-feira, 8 de julho de 2016

Gestão em Ação


Comparando a escola com um time de futebol, temos o presidente sendo o diretor, referência de reflexão e planejamento geral é quem define as decisões mais gerais da escola, como a construção do Projeto Pedagógico, articulação da comunidade escolar e zelar pela gestão administrativa, de aprendizagem do espaço e equipe escolar.
E o técnico fica a cargo do Coordenador Pedagógico que supõe um enorme conhecimento do conjunto da escola. Quem são os alunos?  Quais apresentam dificuldades? Como trabalham os professores? Como conquistar bons resultados? O foco do coordenador aponta diretamente para a gestão da aprendizagem e para a formação de professores. Isso inclui dominar assuntos sobre o desenho do currículo, quando e como se articulam as áreas do saber e quais os modelos de avaliação, apesar de não ser fácil é indispensável.
É justamente o conhecimento das diferentes disciplinas, de seus objetivos, de suas propostas de recuperação, da bibliografia adotada e das metodologias propostas que conferirá a ele a respeitabilidade dos professores. Isso exige muito estudo, mas ele não precisa saber de tudo, sua função primordial é procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar. A coordenação pode orientar a equipe de professores na produção e montagem de portfólios, registros, pautas de observação, diários de aulas e notas, registros fundamentais para o trabalho de qualquer docente.
Como e onde conseguir estes conhecimentos? Os caminhos são diversos: exploração a uma boa bibliografia, programas de formação, participação em seminários e congressos. Com o compromisso de partilhar as informações com os professores. Assim o coordenador vai construindo sua figura como um parceiro e um orientador do trabalho docente.
O coordenador deve manter a em atividades pedagógicas que os alunos e professores promovem, a conversa individual com os docentes e a direção, as apresentações de trabalhos, as organizações de estudos do meio, as visitas, as festas, o material de apoio aos professores e avisos (comunicação) e o momento privilegiado o HTPC, período de formação em serviço que o coordenador desenvolve seu máximo trabalho. No HTPC, o coordenador ilumina o trabalho docente, colocando-os como centro do processo de ensino aprendizagem.
Não se trata aqui de liderança como imposição, mas como prestação de serviços, que junta as partes dispersas, evidencia as coisas boas, participa do dia-a-dia, avalia os rumos, da idéias com base nas necessidades, estimula práticas criativas de alunos e professores e apoia o diretor para cumprir sua tarefa de construir caminhos para a escola junto com a comunidade.
Referência


Almeida. Fernando José de. Revista Nova Escola. Maio, 2009, n° 222.

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