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segunda-feira, 11 de julho de 2016

Material de Estudos - Disciplina: Psicologia da Educação




Psicanálise
• Sigmund Freud nasceu em 1856, (hoje República Tcheca), e formou-se em Medicina.
• Trabalhou com as patologias da mente desde o começo de sua carreira.
• Formulou teorias da Psicanálise.
A psique é dividida em três componentes estruturais.
Id/ Ego/Superego.
Id
• O Id é a base a partir da qual o Ego e o Superego se diferenciam.
• Reserva a energia física que coloca em funcionamento os outros sistemas.
• O Id representa os instintos da espécie humana.
• O princípio da redução da tensão é chamado de princípio do prazer.
Conteúdos inconscientes.
Ego
• O Ego representa a realidade, ele se diferencia do Id conforme o desenvolvimento.
• As necessidades do organismo solicitam transações adequadas ao mundo objetivo da realidade.
• Papel de mediador entre as exigências instintivas do organismo e as condições do ambiente.
• O Ego existe para ajudar o Id a reduzir tensão e aumentar o prazer.
Superego
• É a estrutura do psiquismo que se forma por último e desenvolve-se a partir do ego, sendo o nosso censor interno.
• É o herdeiro das relações sociais.
• Em virtude do amor que tem pelos pais, a criança internaliza normas instituídas.
• Com a formação do Superego, o controle é substituído pelo autocontrole.
Fases do Desenvolvimento
Fase Oral
• A boca é a primeira área do corpo que o bebê pode controlar; a maior parte da energia libidinal está nesta área.
• Fixação oral.
Fase Anal
• Com o controle dos esfíncteres, a atenção da criança fica voltada para a micção e a evacuação.
• Nessa fase o treinamento da higiene é o centro da atenção da criança e mobiliza vários afetos no meio familiar.
• Ordem e obstinação
Fase Fálica
• Nesta fase a criança descobre as áreas genitais e por consequência as diferenças sexuais.
• Nesse estágio há o surgimento do Complexo de Édipo.
Complexo de Édipo
• Se tomarmos o caso dos "meninos" mais do que o das "meninas". Esses, para completar seu "desenvolvimento psicossexual", precisariam, em algum momento na puberdade, suplantar a figura do "pai" e conquistar a da "mãe". (Aquele que não fosse bem sucedido nesse instante sofreria as consequências.)
Complexo de Édipo
• A "conquista" da mãe, para o jovem rapaz, é a prova de que ele pode, posteriormente, conquistar outras garotas e, metaforicamente, "assumir" o lugar do pai (na família que irá constituir depois).
Fase de Latência
A fase de latência é a etapa que vai dos cinco aos dez anos de idade. É um período em que o desenvolvimento sexual da criança é interrompido, uma vez que ela não exercita muito os impulsos sexuais por perder o interesse.
• A fase de latência pode ser divida em dois períodos:
• 1º – Dos cinco aos oitos anos: os problemas edipianos estão à tona, a criança impede os impulsos eróticos e agressivos. Em seu momento de lazer e nas suas horas vagas, utiliza rituais mágicos, simpatia etc. Seria uma forma de consolidar o seu Superego.
• 2º – Dos oito aos dez anos: nesse período a criança passa a ter menos conflitos, porque o seu Superego já está estabilizado. Com isso a criança passa a ser independente e está pronta para encarar a realidade. Nessa fase, a criança torna-se mais justa, desenvolve a noção de equidade social e deseja que as outras crianças usufruam das mesmas vantagens que ela.
Fase Genital
• Essa fase se caracteriza pela definição da sua identidade sexual e pessoal.
• Desenvolvimento psicossexual: organização das pulsões parciais sob o primado das zonas genitais.
• Busca de formas de gratificação pessoal, social e produtiva.
Fase Genital
• Compreende dois momentos, separados pelo período de latência: a fase fálica (ou organização genital infantil) e a organização genital propriamente dita que se institui na puberdade (adolescência).
• Segundo a teoria de Freud, a sociedade reprime o indivíduo porque, para se adaptar às regras sociais, ele precisa reprimir seus desejos impulsivos, e dessa forma começa a nascer nele um sentido de frustração prolongada.
Mecanismos de Defesa
• Repressão.
• Racionalização.
• Projeção.
• Deslocamento.
• Identificação.
• Regressão.
• Isolamento.
• Formação reativa.
• Substituição.
• Fantasia.
• Compensação.
• Negação.
• Introjeção.
Henri Wallon
• Nova maneira de pensar o ser humano
• Foco na inteligência e no desenvolvimento infantil integral
• Contra o reducionismo
• Escola deveria promover formação integral do aluno (afetiva, intelectual e social)
• Ênfase nas emoções dentro do processo educativo
• Buscou conhecer o adulto por meio da criança, através de uma perspectiva psicogenética
• Método envolve o estudo das condições material do desenvolvimento da criança, no que diz respeito às condições orgânicas e exigências sociais.
Quatro elementos básicos
• Afetividade
• Dimensão motora
• Inteligência
• Formação do eu como pessoa
Estágios de desenvolvimento
• Estágio impulsivo-emocional (0 a 1 ano)
• Estágio sensório-motor e projetivo (até 3 anos)
• Estágio do personalismo (3 a 6 anos)
• Estágio categorial (7 a 12 ou 14 anos)
• Estágio da adolescência
Relação professor-aluno
• Afetividade engloba a emoção, sentimentos e comunicação
• A emoção tem o papel de dar orientações sobre o aluno, através das expressões de seu corpo, suas ações, fala, postura.
• E também sobre o professor.
• Mudanças posturais e atividades em grupo são importantes para o aprendizado
Jacques Lacan
• Sociologia
• Contato com outros e com a cultura
• A criança, desde muito cedo, indaga incessantemente sobre sua s origens e fatos marcantes de seu passado.
Estádio do Espelho
• Período da indiferenciação-narcisismo primário
• Período da diferenciação até dominar a palavra
• Nascimento do “Eu”
• Em nome do pai
Na Educação
• Professor como espelho
• É necessário explicitar que entre o aluno e o conhecimento (objeto do seu desejo) há um terceiro, o professor, que funcionará como elemento de regulação do acesso a esse objeto.

Na Educação
• O professor precisa sair desse lugar de proprietário, de fusão com o objeto do conhecimento, para se colocar como um terceiro, como um elo entre o aluno e o objeto do conhecimento. Sua tarefa principal é a de possibilitar a abertura de frestas nas redomas que enjaulam cada aluno em determinados papéis-função na sala de aula.

Psicologia Científica
Teoria Behaviorista
• A psicologia é a ciência do comportamento.
• O método deve ser inteiramente objetivo.
• E seu problema central é predição e controle.
Skinner
• Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
• Principal representante do behaviorismo.
• Criou a caixa de Skinner em 1938.
• Caixa retangular à prova de luz e som.
Teoria Behaviorista
• Observa-se a lei de efeito de Thorndike: o organismo tende a repetir a reação de efeito agradável e a não repetir a de efeito desagradável.
Reforço: Qualquer estímulo ou evento que aumenta
a probabilidade de ocorrência de um comportamento.
Ex: Aluno conversa durante a aula e o professor dá atenção (reforço) a isso; o aluno estará sendo condicionado a falar.
• Segundo o princípio do condicionamento operante, todos os comportamentos que alunos e filhos emitem e que os pais e professores querem que eles mantenham devem ser reforçados.
Reforço Positivo e Negativo
• Aumentam a probabilidade de resposta.
• Reforço Positivo compreende a apresentação de um estímulo como consequência do comportamento.
• Reforço Negativo é a retirada de um estímulo como consequência de um comportamento.
• Extinção: um estímulo de reforço deixa de atuar.
• Castigo: igual ao da extinção, funciona para reduzir a conduta.
Na Educação
• Ato de aprender com o comportamento observado por respostas dadas a estímulos por educandos passivos a educadores em condições de modelar comportamentos através de instruções e reforços adequados.
• Para Skinner, o homem é produto das forças do meio no qual ele vive.
Vygotsky
• Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha em 1896, na extinta União Soviética.
• Era judeu, filho de uma família abastada e considerada uma das mais cultas da cidade.
• Ênfase: desenvolvimento individual e grupal no processo sócio-histórico.
• Unidade de análise: interação social (no mínimo, 2 pessoas).
• Todo conhecimento é construído socialmente.
• Mais interessado no potencial de desenvolvimento do que no presente.
• Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
• Meio social não é apenas mais uma variável no desenvolvimento cognitivo.
• O indivíduo não se socializa pelo desenvolvimento cognitivo:
– Na socialização é que se desenvolvem os processos mentais superiores.
O desenvolvimento humano pensado no contexto, como resultado da cultura.
• Vygotsky e o materialismo histórico
• O homem é um ser histórico que se constrói através da sua relação com o mundo natural e social.
• A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente uma relação mediada.
Zona de Desenvolvimento Proximal
• É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se determina pela solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinada através da solução de problemas sob a orientação de um outro mais capaz.
Desenvolvimento real (DR)
• O que a criança consegue fazer sozinha.
• Etapas alcançadas, já conquistadas pela criança.
• É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem um conhecimento consolidado.
• Se domina a adição, por exemplo, esse é um nível de desenvolvimento real.
Desenvolvimento Potencial
• O que é possível realizar com a ajuda dos outros
(adultos ou companheiros mais capazes) – interação.
• É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente.
• Quando já sabe somar, por exemplo, consegue realizar uma multiplicação simples.
Implicações Educacionais
• Em outras teorias, o desenvolvimento cognitivo é necessário para a aprendizagem.
• Na de Vygotsky, a aprendizagem é que é necessária para o desenvolvimento.
• A aprendizagem é condição para o desenvolvimento das funções mentais superiores.
Teoria Sociocultural ou histórico cultural
• Enfatiza a interação do aluno para o desenvolvimento cognitivo (interacionismo).
• A dimensão social constitui a fonte para o desenvolvimento conceitual do aprendiz.
• O aprendizado vinculado ao ambiente cultural.
Psicologia do Desenvolvimento
• Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.
• Desde o nascimento até a idade adulta.
Jean Piaget
• Como e por que o indivíduo se comporta de determinada forma, em determinada situação e em determinado momento.
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento
• Hereditariedade.
• Crescimento orgânico.
• Maturação neurofisiológica.
• Meio.
Aspectos do Desenvolvimento Humano
• Aspecto físico-motor.
• Aspecto intelectual.
• Aspecto afetivo-emocional.
• Aspecto social.
Período do Desenvolvimento
• Sensório-motor (0 a 2 anos).
• Pré-operatório (2 a 7 anos).
• Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos).
• Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
Personalidade
• De acordo com Piaget, a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, com a afirmação da vontade.

Referência 
CARRARA, Kester. Introdução à Psicologia da Educação. 1ª ed. São Paulo: Avercamp, 2010. PLT – 319


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