Psicanálise
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Sigmund Freud nasceu em 1856, (hoje República Tcheca), e formou-se em Medicina.
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Trabalhou com as patologias da mente desde o começo de sua carreira.
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Formulou teorias da Psicanálise.
A
psique é dividida em três componentes estruturais.
Id/
Ego/Superego.
Id
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O Id é a base a partir da qual o Ego e o Superego se diferenciam.
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Reserva a energia física que coloca em funcionamento os outros sistemas.
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O Id representa os instintos da espécie humana.
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O princípio da redução da tensão é chamado de princípio do prazer.
Conteúdos
inconscientes.
Ego
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O Ego representa a realidade, ele se diferencia do Id conforme o
desenvolvimento.
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As necessidades do organismo solicitam transações adequadas ao mundo objetivo
da realidade.
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Papel de mediador entre as exigências instintivas do organismo e as condições
do ambiente.
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O Ego existe para ajudar o Id a reduzir tensão e aumentar o prazer.
Superego
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É a estrutura do psiquismo que se forma por último e desenvolve-se a partir do
ego, sendo o nosso censor interno.
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É o herdeiro das relações sociais.
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Em virtude do amor que tem pelos pais, a criança internaliza normas
instituídas.
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Com a formação do Superego, o controle é substituído pelo autocontrole.
Fases
do Desenvolvimento
Fase
Oral
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A boca é a primeira área do corpo que o bebê pode controlar; a maior parte da
energia libidinal está nesta área.
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Fixação oral.
Fase
Anal
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Com o controle dos esfíncteres, a atenção da criança fica voltada para a micção
e a evacuação.
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Nessa fase o treinamento da higiene é o centro da atenção da criança e mobiliza
vários afetos no meio familiar.
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Ordem e obstinação
Fase
Fálica
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Nesta fase a criança descobre as áreas genitais e por consequência as
diferenças sexuais.
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Nesse estágio há o surgimento do Complexo de Édipo.
Complexo
de Édipo
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Se tomarmos o caso dos "meninos" mais do que o das
"meninas". Esses, para completar seu "desenvolvimento
psicossexual", precisariam, em algum momento na puberdade, suplantar a
figura do "pai" e conquistar a da "mãe". (Aquele que não
fosse bem sucedido nesse instante sofreria as consequências.)
Complexo
de Édipo
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A "conquista" da mãe, para o jovem rapaz, é a prova de que ele pode,
posteriormente, conquistar outras garotas e, metaforicamente,
"assumir" o lugar do pai (na família que irá constituir depois).
Fase
de Latência
A
fase de latência é a etapa que vai dos cinco aos dez anos de idade. É um
período em que o desenvolvimento sexual da criança é interrompido, uma vez que
ela não exercita muito os impulsos sexuais por perder o interesse.
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A fase de latência pode ser divida em dois períodos:
•
1º – Dos cinco aos oitos anos: os problemas edipianos estão à tona, a criança
impede os impulsos eróticos e agressivos. Em seu momento de lazer e nas suas
horas vagas, utiliza rituais mágicos, simpatia etc. Seria uma forma de
consolidar o seu Superego.
•
2º – Dos oito aos dez anos: nesse período a criança passa a ter menos
conflitos, porque o seu Superego já está estabilizado. Com isso a criança passa
a ser independente e está pronta para encarar a realidade. Nessa fase, a
criança torna-se mais justa, desenvolve a noção de equidade social e deseja que
as outras crianças usufruam das mesmas vantagens que ela.
Fase
Genital
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Essa fase se caracteriza pela definição da sua identidade sexual e pessoal.
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Desenvolvimento psicossexual: organização das pulsões parciais sob o primado
das zonas genitais.
•
Busca de formas de gratificação pessoal, social e produtiva.
Fase
Genital
•
Compreende dois momentos, separados pelo período de latência: a fase fálica (ou
organização genital infantil) e a organização genital propriamente dita que se
institui na puberdade (adolescência).
•
Segundo a teoria de Freud, a sociedade reprime o indivíduo porque, para se
adaptar às regras sociais, ele precisa reprimir seus desejos impulsivos, e
dessa forma começa a nascer nele um sentido de frustração prolongada.
Mecanismos
de Defesa
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Repressão.
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Racionalização.
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Projeção.
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Deslocamento.
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Identificação.
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Regressão.
•
Isolamento.
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Formação reativa.
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Substituição.
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Fantasia.
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Compensação.
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Negação.
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Introjeção.
Henri
Wallon
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Nova maneira de pensar o ser humano
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Foco na inteligência e no desenvolvimento infantil integral
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Contra o reducionismo
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Escola deveria promover formação integral do aluno (afetiva, intelectual e
social)
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Ênfase nas emoções dentro do processo educativo
•
Buscou conhecer o adulto por meio da criança, através de uma perspectiva
psicogenética
•
Método envolve o estudo das condições material do desenvolvimento da criança,
no que diz respeito às condições orgânicas e exigências sociais.
Quatro
elementos básicos
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Afetividade
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Dimensão motora
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Inteligência
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Formação do eu como pessoa
Estágios
de desenvolvimento
•
Estágio impulsivo-emocional (0 a 1 ano)
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Estágio sensório-motor e projetivo (até 3 anos)
•
Estágio do personalismo (3 a 6 anos)
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Estágio categorial (7 a 12 ou 14 anos)
•
Estágio da adolescência
Relação
professor-aluno
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Afetividade engloba a emoção, sentimentos e comunicação
•
A emoção tem o papel de dar orientações sobre o aluno, através das expressões
de seu corpo, suas ações, fala, postura.
•
E também sobre o professor.
•
Mudanças posturais e atividades em grupo são importantes para o aprendizado
Jacques
Lacan
•
Sociologia
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Contato com outros e com a cultura
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A criança, desde muito cedo, indaga incessantemente sobre sua s origens e fatos
marcantes de seu passado.
Estádio
do Espelho
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Período da indiferenciação-narcisismo primário
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Período da diferenciação até dominar a palavra
•
Nascimento do “Eu”
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Em nome do pai
Na
Educação
•
Professor como espelho
•
É necessário explicitar que entre o aluno e o conhecimento (objeto do seu
desejo) há um terceiro, o professor, que funcionará como elemento de regulação
do acesso a esse objeto.
Na
Educação
•
O professor precisa sair desse lugar de proprietário, de fusão com o objeto do
conhecimento, para se colocar como um terceiro, como um elo entre o aluno e o
objeto do conhecimento. Sua tarefa principal é a de possibilitar a abertura de
frestas nas redomas que enjaulam cada aluno em determinados papéis-função na
sala de aula.
Psicologia Científica
Teoria
Behaviorista
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A psicologia é a ciência do comportamento.
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O método deve ser inteiramente objetivo.
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E seu problema central é predição e controle.
Skinner
•
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
•
Principal representante do behaviorismo.
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Criou a caixa de Skinner em 1938.
•
Caixa retangular à prova de luz e som.
Teoria
Behaviorista
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Observa-se a lei de efeito de Thorndike: o organismo tende a repetir a reação
de efeito agradável e a não repetir a de efeito desagradável.
Reforço: Qualquer estímulo ou evento que aumenta
a
probabilidade de ocorrência de um comportamento.
Ex:
Aluno conversa durante a aula e o professor dá atenção (reforço) a isso; o
aluno estará sendo condicionado a falar.
•
Segundo o princípio do condicionamento operante, todos os comportamentos que
alunos e filhos emitem e que os pais e professores querem que eles mantenham
devem ser reforçados.
Reforço
Positivo e Negativo
•
Aumentam a probabilidade de resposta.
•
Reforço Positivo compreende a apresentação de um estímulo como consequência do
comportamento.
•
Reforço Negativo é a retirada de um estímulo como consequência de um
comportamento.
• Extinção:
um estímulo de reforço deixa de atuar.
• Castigo:
igual ao da extinção, funciona para reduzir a conduta.
Na
Educação
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Ato de aprender com o comportamento observado por respostas dadas a estímulos
por educandos passivos a educadores em condições de modelar comportamentos
através de instruções e reforços adequados.
•
Para Skinner, o homem é produto das forças do meio no qual ele vive.
Vygotsky
•
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha em 1896, na extinta União
Soviética.
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Era judeu, filho de uma família abastada e considerada uma das mais cultas da
cidade.
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Ênfase: desenvolvimento individual e grupal no processo
sócio-histórico.
•
Unidade de análise: interação social (no mínimo, 2 pessoas).
•
Todo conhecimento é construído socialmente.
•
Mais interessado no potencial de desenvolvimento do que no
presente.
•
Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
•
Meio social não é apenas mais uma variável no desenvolvimento cognitivo.
•
O indivíduo não se socializa pelo desenvolvimento cognitivo:
–
Na socialização é que se desenvolvem os processos mentais superiores.
O
desenvolvimento humano pensado no contexto, como resultado da cultura.
• Vygotsky
e o materialismo histórico
•
O homem é um ser histórico que se constrói através da sua relação com o mundo
natural e social.
•
A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente
uma relação mediada.
Zona
de Desenvolvimento Proximal
•
É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se determina pela
solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial,
determinada através da solução de problemas sob a orientação de um outro mais
capaz.
Desenvolvimento
real (DR)
•
O que a criança consegue fazer sozinha.
•
Etapas alcançadas, já conquistadas pela criança.
•
É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem
um conhecimento consolidado.
•
Se domina a adição, por exemplo, esse é um nível de desenvolvimento real.
Desenvolvimento
Potencial
•
O que é possível realizar com a ajuda dos outros
(adultos
ou companheiros mais capazes) – interação.
•
É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de
realizar com auxílio de alguém mais experiente.
•
Quando já sabe somar, por exemplo, consegue realizar uma multiplicação simples.
Implicações
Educacionais
•
Em outras teorias, o desenvolvimento cognitivo é necessário para a
aprendizagem.
•
Na de Vygotsky, a aprendizagem é que é necessária para o desenvolvimento.
•
A aprendizagem é condição para o desenvolvimento das funções
mentais superiores.
Teoria
Sociocultural ou histórico cultural
•
Enfatiza a interação do aluno para o desenvolvimento cognitivo (interacionismo).
•
A dimensão social constitui a fonte para o desenvolvimento conceitual do aprendiz.
•
O aprendizado vinculado ao ambiente cultural.
Psicologia
do Desenvolvimento
•
Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos: físico-motor,
intelectual, afetivo-emocional e social.
•
Desde o nascimento até a idade adulta.
Jean
Piaget
•
Como e por que o indivíduo se comporta de determinada forma, em determinada
situação e em determinado momento.
Fatores
que Influenciam o Desenvolvimento
•
Hereditariedade.
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Crescimento orgânico.
•
Maturação neurofisiológica.
•
Meio.
Aspectos
do Desenvolvimento Humano
•
Aspecto físico-motor.
•
Aspecto intelectual.
•
Aspecto afetivo-emocional.
•
Aspecto social.
Período
do Desenvolvimento
•
Sensório-motor (0 a 2 anos).
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Pré-operatório (2 a 7 anos).
•
Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos).
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Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
Personalidade
•
De acordo com Piaget, a personalidade começa a se formar no final da infância,
entre 8 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, com a
afirmação da vontade.
Referência
CARRARA,
Kester. Introdução à Psicologia da Educação. 1ª ed. São Paulo: Avercamp, 2010.
PLT – 319
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