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quarta-feira, 13 de julho de 2016

Material de Estudos - Disciplina: Didática





Objetivos
• Revisar os conteúdos desenvolvidos nas aulas.
• Analisar aspectos referentes aos pontos mais importantes estudados.
• Reafirmar abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia e Didática
A Pedagogia é a ciência da educação e a didática é um ramo da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento.
Pedagogia é a arte e a ciência da educação e a didática é a arte e a ciência do ensino.
Didática e Psicologia
A partir do início do século XX, com a evolução das ciências do comportamento a pedagogia passa a nortear sua teoria e prática nos estudos realizados pela Biologia, Sociologia e Psicologia.
Didática e psicologia
No campo da psicologia uma teoria foi bastante fecunda para a educação que é a Epistemologia genética de Jean Piaget, que estuda a gênese e o desenvolvimento das estruturas mentais e o processo de construção do conhecimento.
As Contribuições de Piaget
• Utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem.
• Propor atividades desafiadoras.
• Prover a aula de materiais variados.
• Possibilitar situações em que os alunos possam manipular objetos concretos aplicando seus esquemas mentais à situações reais.
• Utilizar o jogo.
• Ficar atento aos alunos.
Duas Funções do Professor na sua Relação com o Aluno
Incentivadora e energizante, pois ele deve aproveitar a curiosidade natural do educando para despertar o seu interesse e mobilizar seus esquemas cognitivos.
Orientadora, pois deve orientar seus esforços para aprender, ajudando-o a construir seu próprio conhecimento.
Importância do Diálogo na Relação Pedagógica
Adotar um atitude que valoriza o diálogo e parte dos conhecimentos anteriores do aluno, não significa assumir uma atitude de não diretividade que é uma atitude descompromissada.
Uma atitude dialógica supõe uma certa diretividade, pois o professor sabe onde quer chegar com o seu ensino e ajuda o aluno a atingir esses objetivos, incentivando a sua atividade e orientando a sua aprendizagem na construção do conhecimento.
O Que é Disciplina
Em relação ao indivíduo, é uma regra de conduta ou um conjunto de normas de comportamentos que podem ser impostas do exterior (heterodisciplina), ou podem ser aceitas livremente pelo indivíduo, regulando seu comportamento (autodisciplina).
A Disciplina Escolar
É consequência da organização total da escola, isto é, do modo como a escola está organizada, e também o reflexo da relação que se estabelece entre professor e o aluno.
O aluno só introjeta normas de comportamento se ele as pratica no seu dia a dia.
Planejamento e Plano
O planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão.
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente.
O plano é um documento elaborado pelo docente, contendo suas propostas de trabalho, numa área e/ou disciplina específica.
É Importante Planejar para:
• Evitar a repetição mecânica de aulas.
• Adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis e às reais condições dos alunos.
• Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos.
• Garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo disponível.
Planejamento de Aula
O professor especifica e operacionaliza os procedimentos diários para a concretização dos planos de curso e de unidade.
O professor deve:
• Prever os objetivos imediatos a serem alcançados (conhecimentos, habilidades e atitudes).
• Especificar os conteúdos que serão desenvolvidos durante a aula.
• Definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem (atividades individuais e grupais).
• Indicar recursos que serão utilizados durante a aula para despertar o interesse, facilitar a compreensão e estimular a participação dos alunos (filmes, cartazes, mapas, livros).
• Definir a forma de avaliação.
A Definição dos Objetivos
Os objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa.
A clara formulação de objetivos oferece segurança ao educador por orientar sua ação, auxiliando-o na seleção dos meios mais adequados para a realização da ação pedagógica.
Os Objetivos Gerais e os Objetivos Específicos
Os objetivos gerais indicam o que se espera alcançar em longo prazo.
Os objetivos específicos são aqueles definidos especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula. São desdobramentos dos objetivos gerais.
Conteúdos Curriculares
Os conteúdos não são apenas as informações a respeito de determinado assunto eles também se traduzem em experiência, atitudes, valores.
É preciso selecionar os conteúdos que farão parte do programa educativo, ou seja, tudo o que se considera importante transmitir para as novas gerações.
Critérios para a Seleção de Conteúdos
Validade: relação nítida entre os objetivos e os conteúdos selecionados e atualização do conhecimento do ponto de vista científico.
Utilidade: possibilidade de aplicação do conhecimento adquirido – valor prático e auxílio na resolução de problemas.
Significação: relacionado às experiências já vivenciadas.
Critérios para a Seleção de Conteúdos
Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno: respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno.
Flexibilidade: possibilidade de fazer alteração nos conteúdos selecionados para adaptá-los às reais condições, necessidades e interesse do aluno.
Como Definir o Método?
Caminho utilizado para se alcançar determinados objetivos.
Conjunto de procedimentos que serão utilizados para se alcançar o aprendizado dos alunos.
O Método Deve Considerar
A realidade dos alunos e seu contexto social, a faixa etária dos alunos, os recursos da escola, o tempo de duração do curso, os conteúdos e objetivos propostos.
O método reflete uma concepção de homem, de sociedade e de educação.
A Técnica é
É a operacionalização do método e ambos não são neutros, pois estão baseados em pressupostos teóricos implícitos.
Atualmente, emprega-se o termo estratégias de ensino para designar os procedimentos e recursos didáticos as serem utilizados para atingir os objetivos previstos.
Critérios de Seleção dos Procedimentos de Ensino
Adequação aos objetivos definidos para o ensino e a aprendizagem.
A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
As características dos alunos (faixa etária, nível de desenvolvimento mental, grau de interesse).
Critérios de Seleção dos Procedimentos de Ensino
As condições físicas e o tempo disponíveis.
A partir dos objetivos propostos (o que se pretende atingir), da natureza do conteúdo (o que se pretende que os alunos assimilem), das características dos alunos (como os alunos são), das condições e tempo disponível é que definirá os procedimentos de ensino e a organização das experiências de aprendizagem.
Classificação dos Métodos
Métodos individualizados de ensino valorizam o atendimento às diferenças individuais dos alunos. Adequação do conteúdo ao nível de maturidade, à capacidade intelectual e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Métodos socializados de ensino valorizam a interação social, fazendo a aprendizagem efetivar-se em grupos.
Métodos socioindividualizados são os que combinam as duas atividades alternando em suas fases os aspectos individuais e sociais.
Alguns Procedimentos de Ensino-aprendizagem
Individualizantes
Aula expositiva pode ser mais aberta quando permite participação dos alunos, apresentação de dúvidas e contestações.
Será dogmática quando a mensagem transmitida não puder ser questionada.
Pode ser realizada em diferentes situações por exemplo quando o professor deseja transmitir informações em um curto período de tempo ou quando deseja introduzir ou resumir um tema.
O Estudo Dirigido
Consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor.
Esse roteiro deverá propor desafios aos alunos, como a solução de problemas ou a observação e realização de experiências.
Os Procedimentos de Ensino Socializantes
Os procedimentos de ensino socializantes são aqueles métodos que interagem com o professor e com os alunos entre si e valorizam a interação social.
O jogo é uma atividade socializadora que mobiliza os alunos em virtude do seu caráter lúdico.
A Dramatização
Consiste na representação, pelos alunos, de um fato ou fenômeno, de forma espontânea ou planejada.
É uma técnica ativa e socializada, de grande valor formativo, pois integra as dimensões cognitiva e afetiva do processo educacional e instrucional.
Estudo de Casos
O estudo de casos é uma técnica que consiste em apresentar aos alunos uma situação real, dentro do assunto estudado, para que analisem e, se for necessário, proponham alternativas de solução.
É uma forma de os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos a situações práticas.
Estudo do Meio
Estudo do meio é uma técnica que permite ao aluno estudar de forma direta o meio natural e social que o circunda e do qual ele participa.
É uma prática educativa que se utiliza de entrevistas, excursões e visitas como formas de observar e pesquisar diretamente a realidade.
Classificação dos Recursos
Recursos visuais: que apelam apenas para a visão.
Recursos auditivos: que se dirigem somente à audição.
Recursos audiovisuais propriamente ditos: reúnem os estímulos visuais e auditivos.
A Informática na Educação
A informática é a ciência que estuda a transformação e o armazenamento automático de dados, produzindo informações o que inclui sua aplicação à vida humana.
Na atualidade não se vê mais o uso dos computadores somente como um motivador para os alunos, mas como instrumento de comunicação de dados.
Definição de Avaliação
Etimologicamente, “Prática de averiguar, verificar, comparar determinado objeto para lhe conferir determinado valor.”
Sinônimos de avaliar: julgamento, análise, apreciação, opinião, ponderação, estimativa.
O Significado da Avaliação
O ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado possível, antes de mais nada, implica a disposição de acolher.
Isso significa a possibilidade de tomar uma situação da forma como se apresenta, seja ela satisfatória ou insatisfatória agradável ou desagradável, bonita ou feia.
O Professor Nesse Processo
A disposição de acolher está no sujeito do avaliador, e não no objeto da avaliação.
O avaliador é o adulto da relação de avaliação, por isso ele deve possuir a disposição de acolher.
Ele é o detentor dessa disposição e, sem ela, não há avaliação.
Instrumentos de Avaliação
Quaisquer que sejam os instrumentos – prova, teste, redação, monografia, dramatização, exposição oral, arguição – necessitam manifestar qualidade satisfatória como instrumento para ser utilizado na avaliação da aprendizagem escolar, sob pena de estarmos qualificando inadequadamente nossos educandos e, consequentemente, praticando injustiças.
Referência:

HAYDT, Regina Célia C.. Curso de Didática Geral. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

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