Objetivos
•
Revisar os conteúdos desenvolvidos nas aulas.
•
Analisar aspectos referentes aos pontos mais importantes estudados.
•
Reafirmar abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia
e Didática
A
Pedagogia é a ciência da educação e a didática é um ramo da Pedagogia e se
refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do
conhecimento.
Pedagogia
é a arte e a ciência da educação e a didática é a arte e a ciência do ensino.
Didática
e Psicologia
A
partir do início do século XX, com a evolução das ciências do comportamento a
pedagogia passa a nortear sua teoria e prática nos estudos realizados pela
Biologia, Sociologia e Psicologia.
Didática
e psicologia
No
campo da psicologia uma teoria foi bastante fecunda para a educação que é a
Epistemologia genética de Jean Piaget, que estuda a gênese e o desenvolvimento
das estruturas mentais e o processo de construção do conhecimento.
As
Contribuições de Piaget
•
Utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem.
•
Propor atividades desafiadoras.
•
Prover a aula de materiais variados.
•
Possibilitar situações em que os alunos possam manipular objetos concretos aplicando
seus esquemas mentais à situações reais.
•
Utilizar o jogo.
•
Ficar atento aos alunos.
Duas
Funções do Professor na sua Relação com o Aluno
Incentivadora
e energizante, pois ele deve aproveitar a curiosidade natural do educando para
despertar o seu interesse e mobilizar seus esquemas cognitivos.
Orientadora,
pois deve orientar seus esforços para aprender, ajudando-o a construir seu
próprio conhecimento.
Importância
do Diálogo na Relação Pedagógica
Adotar
um atitude que valoriza o diálogo e parte dos conhecimentos anteriores do
aluno, não significa assumir uma atitude de não diretividade que é uma atitude
descompromissada.
Uma
atitude dialógica supõe uma certa diretividade, pois o professor sabe onde quer
chegar com o seu ensino e ajuda o aluno a atingir esses objetivos, incentivando
a sua atividade e orientando a sua aprendizagem na construção do conhecimento.
O
Que é Disciplina
Em
relação ao indivíduo, é uma regra de conduta ou um conjunto de normas de
comportamentos que podem ser impostas do exterior (heterodisciplina), ou podem
ser aceitas livremente pelo indivíduo, regulando seu comportamento
(autodisciplina).
A
Disciplina Escolar
É
consequência da organização total da escola, isto é, do modo como a escola está
organizada, e também o reflexo da relação que se estabelece entre professor e o
aluno.
O
aluno só introjeta normas de comportamento se ele as pratica no seu dia a dia.
Planejamento
e Plano
O
planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão.
O
planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação
docente.
O
plano é um documento elaborado pelo docente, contendo suas propostas de
trabalho, numa área e/ou disciplina específica.
É
Importante Planejar para:
•
Evitar a repetição mecânica de aulas.
•
Adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis e às reais condições dos
alunos.
•
Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos
objetivos propostos.
•
Garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo disponível.
Planejamento
de Aula
O
professor especifica e operacionaliza os procedimentos diários para a
concretização dos planos de curso e de unidade.
O
professor deve:
•
Prever os objetivos imediatos a serem alcançados (conhecimentos, habilidades e
atitudes).
•
Especificar os conteúdos que serão desenvolvidos durante a aula.
•
Definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem
(atividades individuais e grupais).
•
Indicar recursos que serão utilizados durante a aula para despertar o
interesse, facilitar a compreensão e estimular a participação dos alunos
(filmes, cartazes, mapas, livros).
•
Definir a forma de avaliação.
A
Definição dos Objetivos
Os
objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação
educativa.
A
clara formulação de objetivos oferece segurança ao educador por orientar sua
ação, auxiliando-o na seleção dos meios mais adequados para a realização da
ação pedagógica.
Os
Objetivos Gerais e os Objetivos Específicos
Os
objetivos gerais indicam o que se espera alcançar em longo prazo.
Os
objetivos específicos são aqueles definidos especificamente para uma
disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula. São desdobramentos dos objetivos
gerais.
Conteúdos
Curriculares
Os
conteúdos não são apenas as informações a respeito de determinado assunto eles
também se traduzem em experiência, atitudes, valores.
É
preciso selecionar os conteúdos que farão parte do programa educativo, ou seja,
tudo o que se considera importante transmitir para as novas gerações.
Critérios
para a Seleção de Conteúdos
Validade:
relação nítida entre os objetivos e os conteúdos selecionados e atualização do
conhecimento do ponto de vista científico.
Utilidade:
possibilidade de aplicação do conhecimento adquirido – valor prático e auxílio
na resolução de problemas.
Significação:
relacionado às experiências já vivenciadas.
Critérios
para a Seleção de Conteúdos
Adequação
ao nível de desenvolvimento do aluno: respeitar o grau de maturidade
intelectual do aluno.
Flexibilidade:
possibilidade de fazer alteração nos conteúdos selecionados para adaptá-los às
reais condições, necessidades e interesse do aluno.
Como
Definir o Método?
Caminho
utilizado para se alcançar determinados objetivos.
Conjunto
de procedimentos que serão utilizados para se alcançar o aprendizado dos
alunos.
O
Método Deve Considerar
A
realidade dos alunos e seu contexto social, a faixa etária dos alunos, os
recursos da escola, o tempo de duração do curso, os conteúdos e objetivos
propostos.
O
método reflete uma concepção de homem, de sociedade e de educação.
A
Técnica é
É
a operacionalização do método e ambos não são neutros, pois estão baseados em
pressupostos teóricos implícitos.
Atualmente,
emprega-se o termo estratégias de ensino para designar os procedimentos e
recursos didáticos as serem utilizados para atingir os objetivos previstos.
Critérios
de Seleção dos Procedimentos de Ensino
Adequação
aos objetivos definidos para o ensino e a aprendizagem.
A
natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
As
características dos alunos (faixa etária, nível de desenvolvimento mental, grau
de interesse).
Critérios
de Seleção dos Procedimentos de Ensino
As
condições físicas e o tempo disponíveis.
A
partir dos objetivos propostos (o que se pretende atingir), da natureza do
conteúdo (o que se pretende que os alunos assimilem), das características dos
alunos (como os alunos são), das condições e tempo disponível é que definirá os
procedimentos de ensino e a organização das experiências de aprendizagem.
Classificação
dos Métodos
Métodos
individualizados de ensino valorizam o atendimento às diferenças individuais
dos alunos. Adequação do conteúdo ao nível de maturidade, à capacidade
intelectual e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Métodos
socializados de ensino valorizam a interação social, fazendo a aprendizagem
efetivar-se em grupos.
Métodos
socioindividualizados são os que combinam as duas atividades alternando em suas
fases os aspectos individuais e sociais.
Alguns
Procedimentos de Ensino-aprendizagem
Individualizantes
Aula
expositiva pode ser mais aberta quando permite participação dos alunos,
apresentação de dúvidas e contestações.
Será
dogmática quando a mensagem transmitida não puder ser questionada.
Pode
ser realizada em diferentes situações por exemplo quando o professor deseja
transmitir informações em um curto período de tempo ou quando deseja introduzir
ou resumir um tema.
O
Estudo Dirigido
Consiste
em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo
professor.
Esse
roteiro deverá propor desafios aos alunos, como a solução de problemas ou a
observação e realização de experiências.
Os
Procedimentos de Ensino Socializantes
Os
procedimentos de ensino socializantes são aqueles métodos que interagem com o
professor e com os alunos entre si e valorizam a interação social.
O
jogo é uma atividade socializadora que mobiliza os alunos em virtude do seu
caráter lúdico.
A
Dramatização
Consiste
na representação, pelos alunos, de um fato ou fenômeno, de forma espontânea ou
planejada.
É
uma técnica ativa e socializada, de grande valor formativo, pois integra as
dimensões cognitiva e afetiva do processo educacional e instrucional.
Estudo
de Casos
O
estudo de casos é uma técnica que consiste em apresentar aos alunos uma
situação real, dentro do assunto estudado, para que analisem e, se for
necessário, proponham alternativas de solução.
É
uma forma de os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos a situações
práticas.
Estudo
do Meio
Estudo
do meio é uma técnica que permite ao aluno estudar de forma direta o meio
natural e social que o circunda e do qual ele participa.
É
uma prática educativa que se utiliza de entrevistas, excursões e visitas como
formas de observar e pesquisar diretamente a realidade.
Classificação
dos Recursos
Recursos
visuais: que apelam apenas para a visão.
Recursos
auditivos: que se dirigem somente à audição.
Recursos
audiovisuais propriamente ditos: reúnem os estímulos visuais e auditivos.
A
Informática na Educação
A
informática é a ciência que estuda a transformação e o armazenamento automático
de dados, produzindo informações o que inclui sua aplicação à vida humana.
Na
atualidade não se vê mais o uso dos computadores somente como um motivador para
os alunos, mas como instrumento de comunicação de dados.
Definição
de Avaliação
Etimologicamente,
“Prática de averiguar, verificar, comparar determinado objeto para lhe conferir
determinado valor.”
Sinônimos
de avaliar: julgamento, análise, apreciação, opinião, ponderação, estimativa.
O
Significado da Avaliação
O
ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado
possível, antes de mais nada, implica a disposição de acolher.
Isso
significa a possibilidade de tomar uma situação da forma como se apresenta,
seja ela satisfatória ou insatisfatória agradável ou desagradável, bonita ou
feia.
O
Professor Nesse Processo
A
disposição de acolher está no sujeito do avaliador, e não no objeto da
avaliação.
O
avaliador é o adulto da relação de avaliação, por isso ele deve possuir a
disposição de acolher.
Ele
é o detentor dessa disposição e, sem ela, não há avaliação.
Instrumentos
de Avaliação
Quaisquer
que sejam os instrumentos – prova, teste, redação, monografia, dramatização,
exposição oral, arguição – necessitam manifestar qualidade satisfatória como
instrumento para ser utilizado na avaliação da aprendizagem escolar, sob pena
de estarmos qualificando inadequadamente nossos educandos e, consequentemente,
praticando injustiças.
Referência:
HAYDT,
Regina Célia C.. Curso de Didática Geral. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
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