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segunda-feira, 11 de julho de 2016

Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)





O QUE SÃO?
·                Referências para renovação e reelaboração da proposta curricular.
·                Reforça a importância de que cada escola formule seu projeto educacional.
·                Buscam auxiliar o professor na sua responsabilidade de formação do povo brasileiro.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:
·                Flexibilidade - decisões regionais.
·                Não é um modelo curricular homogêneo e impositivo.
·                Respeito à diversidade sociocultural das diferentes regiões.
·                Autonomia dos professores.

OBJETIVOS:
·                Desenvolvimento de capacidades, pois quando desenvolvidas podem se expressar numa variedade de comportamentos.
·                Capacidades de ordem: cognitiva; física; afetiva;relação interpessoal e inserção social; ética e estética.

CONTEÚDOS:Conceituais, Procedimentais, Atitudinais

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
Os alunos devem construir significados a partir de múltiplas interações.
O professor deverá ser o mediador na interação dos alunos com o objeto de conhecimento.
Deverá existir a interação entre os alunos.
O professor deverá intervir na criação de aprendizagem coerente com essa concepção.

Os PCNs pretendem que o estabelecimento de uma referência curricular comum para todo o país, ao mesmo tempo que fortalece a unidade nacional e a responsabilidade do Governo Federal com a educação, busca garantir, também o respeito à diversidade que é a marca cultural do País, mediante a possibilidade de adaptações que integrem as diferentes dimensões da prática educacional.

Por isso mesmo os PCNs têm que estar situados em relação a quatro níveis de concretização curricular:
1° nível: os PCNs – referência nacional para o Ensino Fundamental. Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do MEC;
2° nível: as propostas curriculares dos estados e municípios;
3° nível: propostas curriculares de cada instituição escolar, contextualizada na discussão de seu processo educativo. A expressão
da identidade de cada escola em um processo dinâmico de discussão, reflexão e elaboração contínua. Os PCNs e as propostas das
Secretarias devem ser vistos como materiais que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional mais geral;
4° nível: o momento da realização da programação das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula.

NOVOS ENFOQUESO enfoque social permitiu novos debates sobre a maneira como se devem entender as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, à
importância da relação interpessoal nesse processo, à relação entre cultura e educação e ao papel da ação educativa ajustada às situações
de aprendizagem e às características da atividade mental construtiva do aluno em cada momento de sua escolaridade.

A psicologia genética propiciou aprofundar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento na construção do conhecimento.
Compreender os mecanismos pelos quais as crianças constroem representações internas de conhecimentos construídos socialmente.

A ORIENTAÇÃO PROPOSTA NOS PARÂMETROS
Configuração do marco construtrutivista:
Psicologia genética, teoria sócio-interacionista, explicações da atividade significativa.
1) Participação construtiva do aluno e intervenção do professor.
2) Desenvolvimento individual e contexto social.
3) Desenvolvimento das capacidades, como as de relação interpessoal, as cognitivas, as afetivas, as motoras, as éticas, as estéticas,
torna-se possível mediante o processo de construção e reconstrução de conhecimentos.
4) Contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho.

ORGANIZAÇÃO DOS PARÂMETROS1) Estruturação por CICLOS.
2) TRATAMENTO ESPECÍFICO DAS ÁREAS E INTEGRAÇÃO ENTRE ELAS (Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade).
3) TEMAS TRANSVERSAIS: reafirmar a necessidade da problematização e análise das questões sociais relevantes ou problemáticas sociais
integradas na proposta educacional. Conjunto de temas que aparecem transversalizados nas áreas definidas, isto é, permeando a concepção,
os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas de cada área, no decorrer de toda a escolariedade obrigatória: – ÉTICA, MEIO
AMBIENTE, PLURALIDADE CULTURAL, SAÚDE, ORIENTAÇÃO SEXUAL, TRABALHO E CONSUMO.
4)TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: Incorporação das inovações tecnológicas.
5) CONTEÚDOS: Considerados como meio para o desenvolvimento amplo do aluno e a sua formação como cidadão e que possam ser adequados às
particularidades de estados e municípios  – Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
6) AVALIAÇÃO: considerada como elemento favorecedor da melhoria de qualidade da aprendizagem, deixando de funcionar como arma contra o
aluno.

 FUNÇÃO DOS PARÂMETROS
O que se pretende de, basicamente, é que os PCNs sejam incentivo e ponto de partida para a discussão e produção de matérias e metas que
propiciem a eqüidade nacional no que diz respeito ao dever do Estado de atender o direito das pessoas à Educação. Desta forma servirão
para orientar a elaboração ou revisão curricular dos Estados e Municípios, para referência na forma inicial e continuada de professores, para nortear a política de colaboração e co-responsabilidade dos editores na elaboração de livros e materiais didáticos, para embasar a atuação da TV Escola e para orientação da avaliação nacional de sistema educacional.

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