Alfabetização é o termo
que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita. Um
indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada.
MÉTODOS DE ENSINO
São vários os métodos para se alfabetizar, os mais utilizados são:
·
Método de alfabetização sintético
·
Método de alfabetização analítico
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO SINTÉTICO
São métodos que
levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
Podem ser: alfabéticos ou soletrativos, silábicos e fonéticos.
Alfabéticos ou
soletrativos: o aluno aprende:
·
O nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita,
etc.
·
A sequência do alfabeto
·
A combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
Silábicos: o aluno
aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
Fonéticos: o aluno
aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que
formarão as palavras.
MÉTODO DE
ALFABETIZAÇÃO ANALÍTICO
São métodos que
levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
Podem ser: palavração, sentenciação, contos ou histórias e natural.
Palavração: o aluno
aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória
visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas
em sílabas para formar outras palavras.
Sentenciação: o
aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as
palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.
Contos ou
histórias: é uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas
histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas
palavras.
Natural: o método
natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre
determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua
visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada
sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e
novas frases.
TÉCNICAS DE
ALFABETIZAÇÃO
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem. As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são
divididas em dois grupos:
·
Técnicas de leitura
·
Técnicas de escrita
Técnicas de leitura
·
Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do
aluno (da esquerda par a direita)
·
Leituras de textos em conjunto
·
Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura",
dominó e atividades artísticas.
A sala de aula deve
conter livros, revistas e cartazes para haver o contato da classe com estes
símbolos gráficos.
Técnicas de escrita
·
A criança deve perceber a forma das letras
·
O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos,
algumas letras
·
Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a
criança percorra o traçado com o dedo.
·
Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças
devem escrever o que estão vendo).
BIBLIOGRAFIA
FEOL, Iselda
Terezinha Sausen. Alfabetização: um desafio novo
para um novo tempo.
SOARES, Gilda
Menezes Rizzo. Os diversos métodos de ensino
da leitura e da escrita.
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