Destaque

Destaque

CURSOS ON LINE

terça-feira, 29 de março de 2016

E M P R E E N D E D O R E S



Comportamento

As pessoas que investem tempo naquilo que toca o coração têm um brilho diferente no olhar e seu ímpeto contagia os outros.

Para um vencedor o acaso é previsível, ele sabe que só precisa construir um pouco a cada dia para chegar onde quer.

A postura empreendedora se baseia em características muito importantes: ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas; ter muitas idéias; ter iniciativa e inovar sempre; assumir riscos; acreditar em si mesmo; ter habilidade para gerenciar e negociar; estabelecer uma rede de contatos e relacionamentos; ter capacidade e saber liderar; ser organizado; tomar decisões entre outras.


Resiliência

O termo vem da física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades. Ser resiliente é recupera-se e moldar-se a cada obstáculo.

É a propriedade que alguns materiais apresentam de voltar ao normal depois de submetidos à máxima tensão.

As fibras de um tapete de náilon são o exemplo simplificado dessa ação - elas recuperam a forma assim que acabam de ser pisadas e amassadas. A psicologia tomou emprestada essa imagem para explicar a capacidade de lidar com problemas, superá-los e até de se deixar transformar por adversidades.

O indivíduo que possui resiliência desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada desafio. Se transportarmos o raciocínio para o dia-a-dia, poderemos observar que, quanto mais resiliente for o indivíduo, haverá menos doenças e perdas e mais desenvolvimento pessoal será alcançado.

O fatalismo e a vitimação passam longe dos resilientes. Nunca pensam: "Tudo é difícil", "Não consigo mudar de rumo" ou "Ninguém faz nada por mim". Pelo contrário, arregaçam as mangas, para reverter a situação indesejável. E têm metas bem definidas - nada de grandes devaneios, como enriquecer, ficar famoso... Plano, para eles, é algo concreto, acessível e realizável a curto prazo.

Projeto Resiliência para Vida Corporativa

Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente.
Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade.
Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação.
Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição.
Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona proporcionando a sensação de conforto.
Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança.

Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom.
Desenvolver o senso de humor.
Tornar um sobrevivente cheio de recursos.
Usar a criatividade para quebrar a rotina
Examinar e refletir sobre a sua relação com o dinheiro
Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer, para em seguida retornar ao estado original.


Motivação

Conjunto de fatores (conscientes e inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo. Mas o que sabe o dicionário sobre a vida, não é mesmo?

O ser humano nasce com o impulso de crescimento e desenvolvimento físico, emocional e intelectual. Isso dá para a gente perceber. Logo na primeira infância, a criança impõe sua vontade e para isso utiliza as armas de que dispõe: choro, birra, gracinhas e mesmo uma boa conversa. Com o passar dos anos, nos tornamos seres mais elaborados e outros fatores “empurram” para que executemos as ações que satisfaçam nossa ânsia de crescimento. Esses fatores se traduzem em vontades de atingir metas.

Os psicólogos acham que motivação é uma concentração de energia estimulada por desejos ou necessidades próprias ao ser humano, que gera tensão ou por motivo de ação. .

É o que acontece com o jovem que se aplica no vestibular para conseguir o diploma da profissão com qual a sonha; ou o que ocorre quando iniciamos no primeiro emprego no qual pretendemos ganhar dinheiro para realizar muitas coisas; ou o que passa o casal que resolve ter filhos; ou ainda o que acontece com o profissional que quer subir na carreira. Nossas vontades geram motivos que nos levam à ação: a motivação.

Quase tudo é possível se você estabelecer metas!

O simples fato de nos programarmos para atingir determinados objetivos, nos traz energia extra para percorrermos o caminho estabelecido.
Mas não pense que só ficar pensando nas metas é garantia de motivação! É preciso tirá-las da cabeça, planejá-las e realizá-las. Dizem os estudiosos que só o fato de planejarmos em objetivo, já nos dá 70% de possibilidades de conseguirmos concretizá-lo!

Para tanto, devemos ter critérios claros e bem definidos, que sejam possíveis de execução. Então, visualiza algo que você possa atingir, procurando identificar suas habilidades e potencial, defina o que quer da vida. Situe-se no presente, mensure a distancia a ser percorrida, avalie os recursos, estabeleça um tempo para chegar até lá e... Mãos à obra!

Mas cuidado com o principal empecilho:

Metas impossíveis de serem alcançadas são altamente desmotivadoras.

Como já sabemos, a meta é a principal arma da motivação. Nós vivemos sob o efeito das expectativas dos pais, do cônjuge, dos filhos, da sociedade, e de nós mesmos. E se você estabelecer metas baseadas em expectativas irreais, você é séria candidata à frustração! Então, tome muito cuidado... Pois frustração gera raiva, que por sua vez, gera stress e como o ex-ministro da saúde dizia: “Trabalhar não mata. O que mata é a raiva”.

Estabeleça metas, mas trabalhe com possibilidades e probabilidades. As mais realistas possíveis! As probabilidades sempre serão de 50% a seu favor e 50% contra você, mas à medida que as etapas vão passando, elas irão aumentar ou diminuir, de acordo com o seu desempenho.

Lembre-se: obstáculos poderão e irão ocorrer, cabendo somente a você, administrá-los!

È imprescindível:

▪ Faça cursos em outras áreas, como marketing, administração e finanças;
▪ Nunca pare de estudar. Faça cursos, participe de palestras e seminários e leia muito;
▪ Mantenha contato com associações científicas e com comunidades de prática (grupos de profissionais que estudam e discutem a profissão;
▪ Dispense muita atenção as mudanças;
▪ Procure integrar-se com todos os departamentos da sua empresa;
▪ Faça parte do mundo dos negócios;
▪ Aceite desafios.

Defina como está sua motivação:

Motivação em baixa:

- a insatisfação em casa ou no trabalho aumenta visivelmente
- você só vê defeitos nas pessoas
- você faz críticas constantes
- aumenta sua irritabilidade
- o “não” está mais presente que o “sim”
- você resiste a idéias novas
- o que o outro diz não é interessante
- seu rosto está sempre sisudo
- você se sente pouco ou nada cooperativo
- os ombros estão sempre caídos

Aumentando a motivação:

- descanse, não viva permanentemente cansado,
- ao levantar, olhe-se no espelho e ria para si mesmo,
- transforme o não em sim; seja positivo sempre,
- respire fundo e olhe a sua volta...
- ouça música alegre,
- esteja certo de que está fazendo o melhor para você mesmo,
- afaste o desanimo,
- imagine-se caminhando na paisagem dos seus sonhos.

Motivação tem muito a ver com educação. Os “pode” e “deves” da infância e da juventude organizam a história da vida e formam os modelos, que orientam a conduta das pessoas.

As palavras de pais e educadores são decisivas para a motivação dos filhos enquanto pequenos e depois adultos. Palavras que diminuem, incapacitam, humilham provocam sentimentos de desvalorização e baixa motivação. Palavras que incentivam, capacitam e elogiam geram sentimentos de consideração e respeito próprio. Elas aumentam a motivação interior.

Isso não significa que uma pessoa que teve uma educação que a desqualificava deva passar os restos de seus dias desmotivada.

Pelo contrario, o ser humano tem o poder de mudar o rumo da própria vida e é isso que se espera de quem está infeliz e descontente com a bagagem que herdou da infância.


Portanto, nada de desculpas. Assuma o controle da sua vida e reverta o passado!


O Empreendedor é um líder.

No processo de liderança, a competência resiliência é essencial para pensarmos e repensarmos os rumos dos projetos, caminhando em linha com os acontecimentos.

Um líder é:

·       Um grande político;
·       Escuta com toda sua atenção;
·       Sabe que pode fazer a diferença;
·       Respeita as pessoas;
·       Sabe que energia gera energia;
·       Admira a tecnologia;
·       Um grande administrador;
·       Cria seu próprio destino;
·       Confia nos seus instintos;
·       Cria marcas;
·       Cria mais líderes;
·       Liderança é desempenho.


Um dos maiores desafios dos líderes é tomar decisões com qualidade e agilidade. Uma decisão errada ou certa, no prazo errado, é sinônimo de fracasso no mundo dos negócios.



Eu sei, mas não devia.
Marina Colassanti

Eu sei que agente se acostuma. Mas não devia.

Agente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não a janelas ao redor. E porque não tem outra vista, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltando porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal mo ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente acostuma a abrir o jornal e ler sobre a guerra. E aceitando a guerra aceita os mortos e que haja número para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia, de guerra, de números, de longa duração.

A gente se acostuma a esperar um dia inteiro e ouvir no telefone: Hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.




A gente se acostuma a andar na rua a ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios, a ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir a publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata de produtos.

A gente se acostuma a pagar por tudo que deseja ou necessita. E a lutar por ganhar o dinheiro com quem paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E, a saber, que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. As bactérias da água potável, a contaminação da água do mar. A lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galos na madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher frutas do pé, a não ter sequer uma planta.

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai se afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, agente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, agente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, agente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, agente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma a evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A agente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, perde a si mesma.

Não somos perfeitos.

A motivação está relacionada com entusiasmo, estímulo e felicidade. Estar motivado é estar entusiasmado. Estar entusiasmado é estar estimulado. Estar estimulado é estar feliz. Sim porque a pessoa motivada, entusiasmada e estimulada vê perspectivas na vida, o que faz parte da felicidade.
Os gregos diziam que quem está entusiasmado tem um deus dentro de si. Sem dúvida essa é uma idéia bastante forte. Ter um deus dentro de si é acreditar num potencial imenso, capaz de transformar as coisas, de fazer acontecer, de mudar a própria realidade. Uma pessoa entusiasmada acredita em si, acredita nos outros e na força das pessoas.


Se estar motivado é uma das condições para felicidade, porque não nos mantermos nesse estado sempre?
               
O Projeto de Vida do Empreendedor

Para alcançar o sucesso, a realização pessoal e profissional é preciso ter um projeto de vida, onde são registrados; prazos, datas, ações e especificações detalhadas para tudo o que se deseja alcançar. 

O profissional que não tem metas e objetivos nem sabe aonde quer chegar está a deriva. O sucesso é decorrência de um planejamento, um documento escrito, detalhado, palpável e possível de ser visualizado. Requer um pouco de tempo, além de convicção e persistência.


a)    Defina o que deseja realizar;
b)    Determine um prazo para alcançar sua meta, estabeleça um plano para checar sua evolução;
c)    Descreva com clareza o seu objetivo, quanto tempo será necessário para atingi-lo e o que será necessário para alcançá-lo;
d)    Habitue-se a ler diariamente duas vezes por dia (manhã e noite). O seu subconsciente começará a trabalhar no sentido de concretizar seu plano de vida;
e)    Desperte um desejo ardente para realização de suas metas. Atingir seu objetivo deve ser tão vital quanto o ato de respirar;
f)      Quem pensa e deixa de agir, adoece. È necessário que você saiba que o sucesso não é algo oportuno, portanto comece hoje mesmo;

Grandes vencedores recebem críticas no caminho rumo ao sucesso.
As pessoas de sucesso, sabem exatamente aonde querem chegar e superam qualquer obstáculo com energia e motivação.

1.  O empreendedor transpõe o problema.
2.  O empreendedor respeita o caminho a ser seguido.
3.  O empreendedor comete erros.
4.  O empreendedor valoriza sua boa sorte.
5.  O empreendedor trabalha arduamente.
6.  O empreendedor sabe como lutar.


7.  O empreendedor diz: sou bom, mas não tanto quanto deveria ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário