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Filosofia significa: amor à Sabedoria.
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Características: Radical, Rigorosa, Reflexão de Conjunto.
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A Filosofia reflete sobre os vários temas: Ética, Estética; Política, Educação;
Antropologia.
Áreas
da Filosofia
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Metafísica: Ser absoluto e seus princípios.
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Teoria do Conhecimento: relação sujeito e objeto no ato de conhecer.
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Antropologia: Estudo sobre o ser humano.
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Filosofia Política: relação entre cidadãos e Estado.
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Ética: ciência que reflete acerca das normas morais.
• Filosofia
da Educação:
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Reflete: educação e pedagogia.
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Formação do ser humano.
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Métodos utilizados para conhecer.
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Preocupa-se com o ser humano e a ação de formar cidadãos críticos.
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A educação: Visa a autonomia e emancipação.
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Trabalha com o ser humano cultural.
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A relação entre educação e cultura remete às ações: Informar, discutir e
criar.
Educação
e cultura
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Educação informal: recebida na família e sociedade e vinculada às vivências.
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Educação não-formal: empresas, igrejas ou comunidades que oferecem cursos.
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Educação formal: vinculada à ideia de escola e currículo.
Educação
informal, não-formal e formal
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A exclusão desafia o processo educativo.
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Muitos silenciados ao longo do processo.
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Sem voz ativa em sua cidadania.
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A LDB 9.394/96 enfatiza uma educação inclusiva e de qualidade.
Educação
e inclusão
A
questão antropológica
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Teorias a respeito do ser humano.
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Essencialista: o modelo a ser atingido pela educação.
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Naturalista: teoria voltada ao homem e ao conhecimento.
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Histórico-social: ser humano entendido a partir do seu contexto.
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Escola: lugar de construir o conhecimento.
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Principais teorias:
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Racionalismo: razão é o ponto de partida.
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Empirismo: experiência é ponto de partida.
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Criticismo: Kant e as condições para o conhecimento.
Epistemologia
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Ciência que reflete sobre as normas morais.
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Trabalha com os conceitos: Razão, Liberdade, Responsabilidade.
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A finalidade é formar para a autonomia.
Educação
e Ética
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O que é estética: Do grego (aisthesis): sentir.
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Arte: provoca emoção.
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Sentimento: esclarece a emoção.
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Imaginação: Educa para ser criativo.
Educação
Estética
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Teorias importantes:
• Liberalismo:
Individualismo, propriedade privada, igualdade civil, segurança pública.
• Socialismo:
Análise da base material e produtiva.
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Formação do caráter político e social.
Política
e Educação
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Iluminismo: teoria das luzes da razão.
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Idealismo Dialético: consciência e valor das ideias.
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Positivismo: exaltação do método científico.
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Principais autores: Rousseau, Kant, Hegel, Comte, Pestalozzi, Herbart.
Educação
nos séculos XVIII e XIX
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Relação entre professor e aluno: Educação centrada no professor.
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Metodologia: Aula expositiva.
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Conteúdo: Visa a assimilação e memorização.
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Avaliação: Baseada no fator cognitivo.
Escola
Tradicional
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Relação entre professor e aluno: O aluno é centro do processo.
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Conteúdo: O aluno descobre o conhecimento.
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Metodologia: aprender fazendo.
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Avaliação: Etapa de aprendizagem.
A
Escola Nova
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Proposta de uma escola não autoritária.
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Instituições manipulativas:
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Não estão a serviço das pessoas.
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Mantêm privilégios.
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Instituições conviviais:
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Permitem o intercâmbio.
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Promovem a autonomia.
Escola
e Poder
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Ligação entre educação e política.
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Escola unitária e formação integral.
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Superação da escola dualista:
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Trabalho intelectual e manual.
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Integração da educação na vida.
Teorias
Socialistas
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Educação e transformação social.
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Escola: continuidade da tradição.
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Ruptura e crítica ante a realidade.
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Local de socializar o conhecimento.
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Formar o ser humano:
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Pelo e para o trabalho.
Teorias
Progressistas
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Antropologia histórico-social.
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O ser humano se faz em sociedade.
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Aprender é um processo dinâmico.
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Concepções de conhecimento:
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Interacionista;
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Construtivista.
Teorias
Construtivistas
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É preciso urgentemente: formar profissionais conscientes.
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É necessária uma nova práxis social e educacional.
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A práxis se baseará em: Humanização e Ética.
Filosofia
e Educação
“Cabe
à Filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de humanidade que
orienta a ação pedagógica[...]. O filósofo deve avaliar os currículos, as
técnicas e os métodos[...]” (ARANHA, M. L. de Arruda,
2006,
p. 25).
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A reflexão filosófica consiste em:
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Buscar as raízes do conhecimento.
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pensar o já pensado;
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colocar em questão o já conhecido;
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problematizar o que parece natural.
Radical,
Rigorosa, Reflexão de Conjunto
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O professor é o intelectual transformador.
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Está consciente das submissões a que estão sujeitas a sociedade e a Educação.
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Provocará a reflexão sobre conceitos como alienação, ideologia, ética e
humanização.
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O professor deverá aliar:
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Conhecimento e ação.
Referência:
ARANHA,
Maria L.de A.. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
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