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sexta-feira, 4 de março de 2016

Material de Estudos - Disciplina: Filosofia da Educação


Filosofia
• Filosofia significa: amor à Sabedoria.
• Características: Radical, Rigorosa, Reflexão de Conjunto.
• A Filosofia reflete sobre os vários temas: Ética, Estética; Política, Educação; Antropologia.
Áreas da Filosofia
• MetafísicaSer absoluto e seus princípios.
• Teoria do Conhecimento: relação sujeito e objeto no ato de conhecer.
• Antropologia: Estudo sobre o ser humano.
• Filosofia Política: relação entre cidadãos e Estado.
• Ética: ciência que reflete acerca das normas morais.
• Filosofia da Educação:
• Reflete: educação e pedagogia.
• Formação do ser humano.
• Métodos utilizados para conhecer.
• Preocupa-se com o ser humano e a ação de formar cidadãos críticos.
• A educação: Visa a autonomia e emancipação.
• Trabalha com o ser humano cultural.
• A relação entre educação e cultura remete às ações:  Informar, discutir e criar.
Educação e cultura
• Educação informal: recebida na família e sociedade e vinculada às vivências.
• Educação não-formal: empresas, igrejas ou comunidades que oferecem cursos.
• Educação formal: vinculada à ideia de escola e currículo.
Educação informal, não-formal e formal
• A exclusão desafia o processo educativo.
• Muitos silenciados ao longo do processo.
• Sem voz ativa em sua cidadania.
• A LDB 9.394/96 enfatiza uma educação inclusiva e de qualidade.
Educação e inclusão
A questão antropológica
• Teorias a respeito do ser humano.
• Essencialista: o modelo a ser atingido pela educação.
• Naturalista: teoria voltada ao homem e ao conhecimento.
• Histórico-social: ser humano entendido a partir do seu contexto.
• Escola: lugar de construir o conhecimento.
• Principais teorias:
• Racionalismo: razão é o ponto de partida.
• Empirismo: experiência é ponto de partida.
• Criticismo: Kant e as condições para o conhecimento.
Epistemologia
• Ciência que reflete sobre as normas morais.
• Trabalha com os conceitos: Razão, Liberdade, Responsabilidade.
• A finalidade é formar para a autonomia.
Educação e Ética
• O que é estética: Do grego (aisthesis): sentir.
• Arte: provoca emoção.
• Sentimento: esclarece a emoção.
• Imaginação: Educa para ser criativo.
Educação Estética
• Teorias importantes:
• Liberalismo: Individualismo, propriedade privada, igualdade civil, segurança pública.
• Socialismo: Análise da base material e produtiva.
• Formação do caráter político e social.
Política e Educação
• Iluminismo: teoria das luzes da razão.
• Idealismo Dialético: consciência e valor das ideias.
• Positivismo: exaltação do método científico.
• Principais autores: Rousseau, Kant, Hegel, Comte, Pestalozzi, Herbart.
Educação nos séculos XVIII e XIX
• Relação entre professor e aluno: Educação centrada no professor.
• Metodologia: Aula expositiva.
• Conteúdo: Visa a assimilação e memorização.
• Avaliação: Baseada no fator cognitivo.
Escola Tradicional
• Relação entre professor e aluno: O aluno é centro do processo.
• Conteúdo: O aluno descobre o conhecimento.
• Metodologia: aprender fazendo.
• Avaliação: Etapa de aprendizagem.
A Escola Nova
• Proposta de uma escola não autoritária.
• Instituições manipulativas:
• Não estão a serviço das pessoas.
• Mantêm privilégios.
• Instituições conviviais:
• Permitem o intercâmbio.
• Promovem a autonomia.
Escola e Poder
• Ligação entre educação e política.
• Escola unitária e formação integral.
• Superação da escola dualista:
• Trabalho intelectual e manual.
• Integração da educação na vida.
Teorias Socialistas
• Educação e transformação social.
• Escola: continuidade da tradição.
• Ruptura e crítica ante a realidade.
• Local de socializar o conhecimento.
• Formar o ser humano:
• Pelo e para o trabalho.
Teorias Progressistas
• Antropologia histórico-social.
• O ser humano se faz em sociedade.
• Aprender é um processo dinâmico.
• Concepções de conhecimento:
• Interacionista;
• Construtivista.
Teorias Construtivistas
• É preciso urgentemente: formar profissionais conscientes.
• É necessária uma nova práxis social e educacional.
• A práxis se baseará em: Humanização e Ética.
Filosofia e Educação
“Cabe à Filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de humanidade que orienta a ação pedagógica[...]. O filósofo deve avaliar os currículos, as técnicas e os métodos[...]” (ARANHA, M. L. de Arruda,
2006, p. 25).
• A reflexão filosófica consiste em:
• Buscar as raízes do conhecimento.
• pensar o já pensado;
• colocar em questão o já conhecido;
• problematizar o que parece natural.
Radical, Rigorosa, Reflexão de Conjunto
• O professor é o intelectual transformador.
• Está consciente das submissões a que estão sujeitas a sociedade e a Educação.
• Provocará a reflexão sobre conceitos como alienação, ideologia, ética e humanização.
• O professor deverá aliar:
• Conhecimento e ação.

Referência:

ARANHA, Maria L.de A.. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006. 

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