Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Depois de tentar, educadamente, por
várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a
paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma
única vez”.
Um silêncio carregado de culpa se
instalou na sala e o professor continuou.
”Desde que comecei a lecionar, e isso
já faz muitos anos, descobri que nós professoremos trabalhamos apenas 5% dos
alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos
apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam
profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a
qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume;
são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que
esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notará que,
de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem
garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco
são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, cinco são
verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar
ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma
pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu
deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora.
Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria
tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como
saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso.
Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais,
apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de
vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e
vamos à aula de hoje”.
O silêncio se instalou na sala e o
nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do
“resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença.
Mas, como bem lembrou o sábio professor,
só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada
pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso!
Se você deseja pertencer ao grupo dos
que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde
um simples bilhete que escreve às coisas mais importantes, faça com excelência.
Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um
idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial.
Para ser alguém que faz a diferença,
não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma
possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja alguém que faz a
diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.
(Autor
desconhecido)
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