Elas
foram agrupadas em nove temas. Leia, guarde e tenha uma vida profissional mais
produtiva
LIDERANÇA
1
- Preston C. Bottger, diretor do programa IMD Mobilizing People, da escola
suíça de negócios IMD, explica que, para liderar pessoas, você deve descobrir o
que motiva cada uma delas. Elas precisam ter uma relação de lealdade e
compromisso com você e a empresa. Delegue tarefas.
2
- Se quiser ser um verdadeiro líder: exercite a humildade admitindo deslizes e
pedindo desculpas, se necessário.
3
- Esteja pronto para ser encarado como um líder completo. Seja mais do que um
gestor de pessoas. Entenda o que sua empresa faz, conheça bastante o cliente e
o mercado, e fale a língua do acionista.
4
- Diante de queda da performance, saiba criticar um subordinado. Aponte
caminhos para que ele possa se aprimorar.
5
- Coloque-se à disposição para aprofundar a discussão se ele quiser.
6
- Nada de ironias ou críticas camufladas. A conversa deve ser franca.
7
- Seja preciso para falar o que deve ser melhorado e elogie o que o funcionário
faz de melhor.
8
- Se sua intenção é realmente ajudálo, fale de igual para igual. Nada de se
mostrar superior ao subordinado.
9
- Para chegar à alta performance, ouça a equipe e busque um consenso das
opiniões. “Respeite os subgrupos que se formam”, diz Pedro Mandelli, sócio da
Mandelli Consultores Associados.
10
- Esteja aberto a críticas. O feedback tem duas vias de comunicação.
TRABALHO
EM EQUIPE
11
- “As companhias esperam que os líderes tenham preparo para expor seus
substitutos aos outros líderes”, diz Robert Wong, diretor da Partnership
& Learning.
12
- Para o trabalho de sua equipe aparecer, prepare os funcionários com o
objetivo de que eles façam apresentações para o seu chefe. Escolha uma pessoa
para colocar no seu lugar durantes suas férias.
13
- Tire os olhos do computador quando um funcionário for conversar com você e
conduza o papo de forma educada. Se estiver muito ocupado, explique por que não
pode atendê-lo e marque um encontro posterior (e vá).
14
- Preste atenção ao comportamento da equipe e verifique se todos entenderam uma
ordem ou orientação sua.
PROCESSO
DE SELEÇÃO
15
- Esteja seguro que quer trocar de emprego se o headhunter telefonar para você.
Se não tiver certeza, deixe claro, para não sair do processo no meio do
caminho.
16
- Seja discreto. Evite comentar com colegas sobre o recrutamento.
17
- Ao dizer “sim”, pergunte por que a vaga está disponível e quais seus
desafios.
18
- Segure sua onda: a ansiedade pode atrapalhar. Matenha o controle emocional
para se sair bem na entrevista. “Um recrutamento costuma ser longo”, diz Fátima
Zorzato, da Russell Reynolds Associates, que recruta executivos no alto
escalão.
19
- Fuja dos chavões na entrevista. Ninguém agüenta clichês como “meu maior
defeito é ser perfeccionista”. Em vez disso, seja autêntico e sincero.
20
- Nem sempre é fácil descobrir o nome da empresa dona da vaga. Mas, quando
souber, informe-se sobre ela.
SUCESSO
PROFISSIONAL
21
- Tenha um sonho e batalhe por ele. “Você só consegue resultados de longo prazo
se for consistente, e isso só se alcança com energia e disciplina”, diz Almir
Narcizo, presidente da Nokia no Brasil. Ele é filho de alfaiate e sempre quis
ser presidente de empresa.
22
- Acredite no seu potencial. “De vez em quando, pergunte-se o que você quer
fazer da vida. Essa reflexão vai levá-lo a descobrir o que o faz feliz na vida
e na carreira”, explica Marcelo Lacerda, presidente da Lanxess no Brasil.
23
- Não tenha tanta pressa de subir. “Espere os resultados aparecerem”, diz Fabio
Prado, vice-presidente de marketing da Unilever. Para chegar lá, sua trajetória
precisa ser consistente.
24
- Invista em sua educação para se manter atualizado sempre. O presidente da
construtora Gafisa, Wilson Amaral, lembra que uma boa base acadêmica ajuda a
racionalizar o que é intangível.
25
- “Trabalhe com pessoas melhores do que você, que saibam mais do que você”,
afirma Gustavo Marin, presidente do Citi no Brasil.
26
- Forme sucessores. Sem alguém para ficar no seu lugar, a sua promoção corre o
risco de emperrar.
27
- Quando o assunto é sucesso, Fabio C. Barbosa, presidente do Banco Real,
explica que o mais importante para crescer na carreira é respeitar os próprios
valores.
28
- Evite associar promoção a sucesso. “Ao ser promovido, você ganha mais
trabalho e um aumento pequeno, que não muda a vida de ninguém”, afirma a
escritora americana Penelope Trunk.
29
- Faça mais do que seu cargo pede e sua formação permite. “Também se ofereça para
ajudar”, diz Adriano Chemin, um dos vice-presidentes da Oracle.
30
- Mesmo que seja uma chatice, estude finanças. As empresas precisam de quem
pense em perdas e ganhos.
31
- Admita para você mesmo que nem sempre sucesso traz felicidade, pois pode
prejudicar sua vida pessoal se aumentar a carga de trabalho. “Cuidado para não
ficar com o ego inflado. Um bom desempenho não depende só de você”, diz Luiz
Alberto Hanns, psicanalista de São Paulo.
ADMINISTRAR
SEU TEMPO
32
- Avalie o tempo gasto nas tarefas e verifique se todas exigem a mesma
dedicação. E faça escolhas para ter horários livres. “Para mim, o mais
importante é ter tempo para ficar com as minhas filhas”, diz Alexandre Hohagen,
presidente do Google no Brasil.
33
- Para ter uma caixa de correio eletrônico menos lotada, envie menos emails.
Definia um horário para ler as mensagens. Crie uma hierarquia para os e-mails.
34
- Respeite seu ritmo, tenha cuidado com o fuso horário em teleconferências.
Marque reuniões de meia hora. Convoque poucas pessoas e mantenha o foco.
35
- Concentre-se no que mais gera valor e delegue o restante do trabalho para a
equipe. Exercite esse desapego.
36
- Se houver imprevistos, esteja preparado para dizer “não” ou “mais tarde”. Não
atenda todos os telefonemas. Faça o que é importante, e não o que é urgente.
37
- Planeje seu dia em apenas dez minutos e centralize suas informações em uma
única agenda.
RELAÇÃO
COM O CHEFE
38
- Na hora de criticar o superior, ajuste a comunicação. “Se ele for objetivo,
aja da mesma forma”, diz a consultora Simone Lasagno, da Career Center.
39
- Se o chefe fica no seu pé o tempo todo, antecipe os prazos de relatórios.
Descreva tudo o que está fazendo.
40
- Quando for necessário dizer um “não”, analise a situação, afinal, ele é o
chefe. Se não der mesmo para atendê-lo, seja objetivo e apresente uma boa
justificativa ou pergunte se dá para resolver a questão posteriormente.
41
- Para se sair melhor numa negociação com o chefe, seja para pedir aumento,
férias ou desfazer uma injustiça, anote seus motivos. “Depois, leia-os em voz
alta, para ver a força de seus argumentos”, diz Gerson Correia, da Talent
Solution.
EMPREGABILIDADE
42
- Há cada vez menos espaço para chefes tiranos. Mesmo os que dão resultados.
Profissionais deste tipo não são sustentáveis ao longo dos anos.
43
- Faça uma auto-avaliação de tempos em tempos. Assim, você pode tomar a
iniciativa de mudar ou se adaptar a diferentes cenários.
44
- Após ser desligado, cancele as viagens e reduza os custos mensais caso suas
finanças estejam desorganizadas.
45
- Aproveite o momento para descobrir se vivia em função da empresa e esquecia
da família e dos amigos.
46
- Não aceite o primeiro emprego. A nova colocação precisa ser avaliada.
47
- Se você foi surpreendido pela demissão, se esforce para reequilibrar suas
emoções em vez de gastar energia com lamentações. Reconheça seus pontos fortes
e reflita sobre como melhorar os pontos fracos.
GESTÃO
DA CARREIRA
48
- “Responda quem são seus demônios, quem te combaterá, quem são seus anjos e
quem será seu aliado?”, sugerem W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro A
Estratégia do Oceano Azul (Ed. Campus/ Elsevier).
49
- Também dos autores: “Antes de começar uma batalha, conquiste as vozes mais
poderosas para ficar ao seu lado. Identifique os detratores e defensores,
esqueça os indiferentes. Busque produzir bons resultados para todos”.
50
- Prepare-se para períodos de turbulência toda vez que for tirar as pessoas de
sua zona de conforto.
51
- Cuide de seu perfil virtual, tudo o que sai sobre você na web. Não faça na
internet o que você não faria perante amigos, familiares, clientes ou chefe.
52
- Estude o conceito de sustentabilidade para ajudar a empresa a sobreviver numa
nova realidade no mundo dos negócios. Esse conhecimento faz toda diferença na
carreira. “A demanda por profissionais especializados está crescendo”, diz
André Fischer, coordenador do MBA em RH da FIA e da pesquisa que dá origem ao
Guia VOCÊ S/A–EXAME — As Melhores Empresas para Você Trabalhar.
53
- Mantenha seus dados atualizados na web e crie material interessante sobre os
assuntos que você domina. Não esqueça de fazer buscas constantes para gerenciar
seu nome e imagem na rede.
54
- “Seja um profissional adulto. Para crescer é preciso se comportar diferente,
parar de reclamar e perceber que é responsável por si mesmo”, diz o psicólogo
José Ernesto Bologna.
NETWORKING
55
- Aproxime-se das pessoas por afinidade, e não por interesse. Esteja aberto à
possibilidade de fazer amigos, mas, se não tiver intimidade, a cerimônia faz
bem.
56
- Cadastre-se em redes de networking online como o LinkedIn, acessada por mais
de 10 milhões de executivos em todo o mundo. “Localizo pessoas que estão fora
do meu círculo imediato”, diz Gerson Correia, da Talent Solution, de São Paulo.
57
- “Não aborde as pessoas como um ‘coitadinho’. Entenda que networking é mesmo
uma via de mão dupla: um dia você aciona, num outro é acionado”, diz a
professora Tania Casado, da Universidade de São Paulo (USP).
58
- Se você é disciplinado para escrever toda semana, mantenha um blog sobre um tema
no qual é especialista.
59
- Atue com freqüência na sua rede de relacionamento via internet. “Não
responder um e-mail é o mesmo que deixar o telefone fora do gancho”, diz Marcos
Sêmola, diretor de operações de risco da Atos Origin no Reino Unido.
60
- Esteja disponível para sua rede de contatos. Evite pedir ajuda e depois sumir
do mapa. Agende encontros para manter sua lista de contatos atualizada. “As
pessoas percebem que você está marcando presença apenas para garantir favores
futuros”, diz Célia Leão, consultora de etiqueta e colunista da VOCÊ S/A.
61
- “Cuide para não se deixar seduzir por cargos na hora de escolher com quem vai
se relacionar. Há gente interessante em várias posições, como gerentes e
analistas”, diz Claudia Goulart, gerente-geral de HealthCare América Latina da
GE.
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