A
tecnologia sempre interagiu com o homem, constantemente o homem busca inovar e
aperfeiçoar o seu trabalho com novos instrumentos que facilitam seu modo de
viver.
Atualmente,
a educação a distância já não é mais novidade para ninguém. A oferta nessa
modalidade multiplicou-se significativamente na última década, consolidando a
EAD como a modalidade educacional que mais cresce no Brasil e no mundo.
As
tecnologias, de modo geral, podem ser compreendidas como instrumentos
desenvolvidos pelo homem que têm alguma função utilitária, simbólica ou
ornamental e e agregam socialmente um significado e sentidos cognitivos.
Além
disso, servem como mediadores do homem com seu meio, refletindo a essência
humana de intermediar suas relações através do uso de ferramentas e signos.
Nesse processo de mediatização, temos a possibilidade de ampliar nossa
compreensão sobre o mundo e nossas possibilidades de intervenção.
O
uso de tecnologias permite que tenhamos diferentes formas de fazer educação,
inclusive a distância. Quando se trata de um curso a distância, que utiliza
apenas o material impresso, a metodologia é focada na aprendizagem mais
individualizada e temos a possibilidades de interação mais restrita. Por outro
lado, quando um curso adota a tecnologia, além do material impresso, a
internet, por exemplo, podemos ter uma metodologia que valorize a aprendizagem
colaborativa e a interação humana.
O
real desafio é programar uma dosagem adequada, de acordo com as características
individuais dos alunos, dos objetivos propostos e dos meios disponíveis.
Acreditamos
que a elaboração do material didático para a Educação a Distância requer do
professor muito mais que dominar o conteúdo. É necessário pensar em uma
abordagem pedagógica que possibilite a reflexão crítica do estudante, para que
ele consiga integrar o conhecimento pratico e teórico a sua pratica diária.
A
comunicação ocorre em um ambiente virtual na maioria das vezes, não deixando de
existir, porém o ambiente real, em que atuam os professores, tutores e outros.
O tutor é um professor/tutor ou um apoio docente ao professor do curso, sendo
uma ponte entre as demandas dos alunos e as propostas do professor.
Geralmente
atua em uma disciplina, na sua preparação de material didático e no
acompanhamento das atividades desenvolvidas. Também é responsável pelas
avaliações e trabalho com os alunos.
O
objetivo final da educação a distancia é sem dúvida fazer chegar aos alunos que
têm alguma dificuldade e que não podem ou não conseguem chegar à sala de aula
convencional. Faz-se necessário uma educação de qualidade e que faça o
desenvolvimento deste aluno. Partindo deste pressuposto é necessário que se
façam investimentos, e que estes passem na preparação, adequação e formação
continuada dos seus funcionários (professores/tutores) para que sempre exista
interesse por parte do público alvo em buscar nesta instituição os seus
serviços.
REFERÊNCIAS:
ALVES,
Carina Maria Terra. Metodologias para a Educação a Distância. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2013. p. 1-73. Disponível em: . Acesso em: 1 out.
2013.
ALVES,
C. M. T.; SOLEDADE, R. T., Elaboração de Conteúdo em EAD. Valinhos, p. 1-73,
2013. Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2013.
AZEVEDO,
Adriana Barroso. Tutoria em EAD. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014 p.
1-68. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2014.
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