Aprendizagem
e Desenvolvimento Social da Criança
Desenvolvimento
Social
• Socialização
– Processo
interativo
– Aquisição
de valores, normas, costumes, papéis, conhecimentos e condutas da sociedade.
1. Processos
mentais.
2. Processos
afetivos.
3. Processos
condutuais.
Conceitos
• Habilidades
sociais: comportamentos sociais para lidar de maneira adequada com as demandas
das situações sociais.
• Competência
social: efeitos do desempenho das habilidades nas situações vividas.
– Conhecimento
social, emocional e cognitivo e habilidades necessárias para atingir objetivos
e ter interações efetivas.
Apoio Social
Ensinar e
treinar
Ambientes de
apoio
Relações
positivas
Intervenções
individualizadas intensivas
Estabelecer
Relações Sociais +
• Fornecer
cuidados básicos imediatos.
• Identificar
necessidades individuais.
• Estabelecer
e manter comunicação efetiva.
• Incentivar
a exploração e a aprendizagem.
• Ajudar
a atender solicitações de adultos.
• Apoiar
relações entre pares e amizades.
• Estar
à disposição para interagir.
• Apoiar
familiares.
Principais
Aspectos do Desenvolvimento Emocional
• Autoconsciência
emocional:
– Alterações
e misto de emoções.
• Reconhecimento
das emoções de outras pessoas:
– Capacidade
de interpretação.
• Regulação
das emoções:
– Controle,
razão e independência.
Brincar e
Competência Social
• Autoidentidade
positiva.
• Habilidades
interpessoais.
• Autorregulação.
• Habilidades
de planejamento e tomada de decisões.
• Competência
cultural.
• Inteligência
emocional.
• Valores
sociais.
Fatores
Desenvolvidos na Vivência com Amigos na Infância
• Competência
social – resolver conflitos de modo pacífico, equilibrar vontades e desejos.
• Habilidades
pró-sociais – cooperação e altruísmo.
• Competência
emocional.
• Solução
de problemas – comunicação, gestão de conflitos, construção e manutenção de
confiança e estabelecimento de intimidade.
Estruturação
do Ambiente Físico para Promover Competência Social
• Tempo
– Facilitar
a transição de acordo com uma programação planejada.
• Espaço
– Supervisionar
o espaço destinado.
• Materiais
– Organizar
de modo que possam usá-los e cuidar deles facilmente.
Problemas de
Comportamento
• Incerteza
sobre quais são as regras; incerteza sobre como seguir regras; confusão sobre o
que fazer; falta de capacidade ou conhecimento instrumental.
• Considerar
a regra injustificada; não ter interesse na regra.
• Recompensas
positivas por ações negativas.
• Mensagens
confusas.
• Testar
os limites.
Intervenção
Intensiva Individualizada
Quando é
necessário modificar o comportamento:
1. Põe em
risco a segurança.
2. É destrutivo.
3. Infringe
os direitos de alguém.
• Intervenção
intensiva: comportamento incorreto rotineiro e resistente; interfere
noaprendizado, no desenvolvimento e nosucesso na convivência.
Criação de
Intervenções Intensivas
1. Criar uma
equipe de apoio.
2. Fazer uma
avaliação funcional.
3.
Desenvolver uma hipótese de comportamento que fornece uma base para o
planejamento.
4. Elaborar
plano de apoio ao comportamento positivo.
5.
Implementar e monitorar a intervenção.
Análise
Funcional
A – B – C
Antecedentes–Comportamento–Consequências
Professora
pede para escolher um livro
Criança
reclama que não consegue encontrar nenhum de que goste
Professora
se afasta e criança não lê
Mãe chama
para comer à mesa
Criança diz
que não terminou de usar o computador
Criança come
na frente do computador
Sexualidade
e Diversidade
• Sensível,
não reativa e direta: competência social das crianças – justiça social,
atitudes saudáveis em relação à sexualidade e habilidade de interagir com
eficácia com pessoas de outras culturas, etnias e raças.
• Excesso
de ansiedade ou esquiva: culpa, perda de autoestima, reforço de atitudes
negativas, desinformação e comportamento desadaptado.
Diversidade
e Preconceito
• Etnias,
raças, nacionalidades, religiões.
• Etnocentrismo.
• Educação
antipreconceito:
– Privilégio
internalizado / Opressão internalizada.
• Organização
do ambiente de aprendizagem:
– “Artefatos
culturais”, brinquedos, livros, imagens etc.
Necessidades
Especiais
• Problemas
de comportamento.
• Inclusão:
– Incrementar
competência social.
– Promover
a aceitação:
• Interações
e experiências de ajuda mútua, segurança psicológica, diferenças vistas como
naturais, o estar junto como ato recompensador.
Resiliência
– Conceito
• Rutter
(2000): resistência relativa aos efeitos adversos das experiências de risco que
se expressa em uma ampla variação de respostas pessoais frente a situações de
estresse e adversidade.
• Capacidade
de recuperação que permite lidar de modo mais eficaz com os desafios.
O que se
entende por desenvolvimento social?
Processo
interativo que possibilita a aquisição de valores, normas, costumes, papéis,
conhecimentos e condutas da sociedade.
Processos de
socialização: mentais (aquisição de conhecimentos), afetivos (formação de
vínculos) e condutuais (conformação social da conduta).
Quais
aspectos da competência social podem ser desenvolvidos por meio das atividades
lúdicas?
• Autoidentidade
positiva.
• Habilidades
interpessoais.
• Autorregulação.
• Habilidades
de planejamento e tomada de decisões.
• Competência
cultural.
• Inteligência
emocional.
• Valores
sociais.
Quais são as
possíveis causas para a ocorrência de problemas de comportamento?
• Incerteza
sobre quais são as regras; incerteza sobre como seguir regras; confusão sobre o
que fazer; falta de capacidade ou conhecimento instrumental.
• Considerar
a regra injustificada; não ter interesse na regra.
• Recompensas
positivas por ações negativas.
• Mensagens
confusas.
• Testar
os limites.
Como podemos
apoiar as crianças em seu desenvolvimento social?
Ensinar e
treinar
Ambientes de
apoio
Relações
positivas
Intervenções
individualizadas intensivas
Quais as
possíveis formas de otimização da resiliência infantil?
• Acompanhamento
da saúde das crianças.
• Treinos
que orientem as tomadas de decisões e desenvolvimento de autonomia.
• Promoção
de autoeficácia e otimismo.
• Incentivo
ao desenvolvimento de comportamentos mais positivos.
• Fortalecimento
de vínculos positivos e de apoio para o desenvolvimento de competências
escolares.
Aprendizagem
e Desenvolvimento
• Fatores
biológicos, psicológicos e ambientais.
• Cultura.
• Perspectiva
ecológica e bioecológica
– Sistemas
sociais.
Estabelecer
Relações Sociais +
• Fornecer
cuidados básicos imediatos.
• Identificar
necessidades individuais.
• Estabelecer
e manter comunicação efetiva.
• Incentivar
a exploração e a aprendizagem.
• Ajudar
a atender solicitações de adultos.
• Apoiar
relações entre pares e amizades.
• Estar
à disposição para interagir.
• Apoiar
familiares.
Intervenções
Intensivas Individualizadas
Se houver
comportamento incorreto rotineiro e resistente:
1. Criar uma
equipe de apoio.
2. Fazer uma
avaliação funcional.
3.
Desenvolver uma hipótese de comportamento que fornece uma base para o
planejamento.
4. Elaborar
plano de apoio ao comportamento positivo.
5. Implementar
e monitorar a intervenção.
Estruturação
do Ambiente Físico
• Desenvolvimento
-> ambiente.
• “Organização
do tempo, do espaço e dos materiais de modo a promover a competência social”
(KOSTELNIK et al., 2012, p. 244).
• Favorecer
ações desejáveis e minimizar as indesejáveis; resolver problemas assim que
surgem; promover comunicação e interação social e comportamentos adequados
centrados na tarefa.
Aprendizagem
e Desenvolvimento Social da Criança
• Apoio
emocional e orientação às crianças: ser fonte de conforto, incentivo e apoio.
• Desenvolver
sentimentos positivos em relação a si mesmas, incrementar habilidades de
interagir eficazmente com os outros e emitir comportamentos socialmente
aceitáveis.
• Potencializar
relação (afetuosidade, respeito, aceitação e empatia) e gerir comportamento
(construir relações, enfrentamento e compreensão de si e dos outros).
REFERENCIA:
KOSTELNIK,
Marjorie J. et al. Guia de aprendizagem e desenvolvimento social da
criança. (trad. da 7ª ed. norte-americana). São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BEE,
Helen. A Criança em Desenvolvimento. 9ª edição. ArtMed, 2011. VitalBook file. Minha
Biblioteca. http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536325279
FARRELL,
Michael. Dificuldades de relacionamento pessoal, social e emocional. ArtMed,
2008. VitalBook file. Minha Biblioteca.
http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536315553
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