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sexta-feira, 17 de junho de 2016

Material de Estudos - Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança



  
Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança

  

Desenvolvimento Social
• Socialização
– Processo interativo
– Aquisição de valores, normas, costumes, papéis, conhecimentos e condutas da sociedade.

1. Processos mentais.
2. Processos afetivos.
3. Processos condutuais.

Conceitos
• Habilidades sociais: comportamentos sociais para lidar de maneira adequada com as demandas das situações sociais.
• Competência social: efeitos do desempenho das habilidades nas situações vividas.
– Conhecimento social, emocional e cognitivo e habilidades necessárias para atingir objetivos e ter interações efetivas.

Apoio Social
Ensinar e treinar
Ambientes de apoio
Relações positivas
Intervenções individualizadas intensivas

Estabelecer Relações Sociais +
• Fornecer cuidados básicos imediatos.
• Identificar necessidades individuais.
• Estabelecer e manter comunicação efetiva.
• Incentivar a exploração e a aprendizagem.
• Ajudar a atender solicitações de adultos.
• Apoiar relações entre pares e amizades.
• Estar à disposição para interagir.
• Apoiar familiares.

Principais Aspectos do Desenvolvimento Emocional
• Autoconsciência emocional:
– Alterações e misto de emoções.
• Reconhecimento das emoções de outras pessoas:
– Capacidade de interpretação.
• Regulação das emoções:
– Controle, razão e independência.

Brincar e Competência Social
• Autoidentidade positiva.
• Habilidades interpessoais.
• Autorregulação.
• Habilidades de planejamento e tomada de decisões.
• Competência cultural.
• Inteligência emocional.
• Valores sociais.

Fatores Desenvolvidos na Vivência com Amigos na Infância
• Competência social – resolver conflitos de modo pacífico, equilibrar vontades e desejos.
• Habilidades pró-sociais – cooperação e altruísmo.
• Competência emocional.
• Solução de problemas – comunicação, gestão de conflitos, construção e manutenção de confiança e estabelecimento de intimidade.

Estruturação do Ambiente Físico para Promover Competência Social
• Tempo
– Facilitar a transição de acordo com uma programação planejada.
• Espaço
– Supervisionar o espaço destinado.
• Materiais
– Organizar de modo que possam usá-los e cuidar deles facilmente.

Problemas de Comportamento
• Incerteza sobre quais são as regras; incerteza sobre como seguir regras; confusão sobre o que fazer; falta de capacidade ou conhecimento instrumental.
• Considerar a regra injustificada; não ter interesse na regra.
• Recompensas positivas por ações negativas.
• Mensagens confusas.
• Testar os limites.

Intervenção Intensiva Individualizada
Quando é necessário modificar o comportamento:
1. Põe em risco a segurança.
2. É destrutivo.
3. Infringe os direitos de alguém.
• Intervenção intensiva: comportamento incorreto rotineiro e resistente; interfere noaprendizado, no desenvolvimento e nosucesso na convivência.

Criação de Intervenções Intensivas
1. Criar uma equipe de apoio.
2. Fazer uma avaliação funcional.
3. Desenvolver uma hipótese de comportamento que fornece uma base para o planejamento.
4. Elaborar plano de apoio ao comportamento positivo.
5. Implementar e monitorar a intervenção.

Análise Funcional
A – B – C
Antecedentes–Comportamento–Consequências
Professora pede para escolher um livro
Criança reclama que não consegue encontrar nenhum de que goste
Professora se afasta e criança não lê
Mãe chama para comer à mesa
Criança diz que não terminou de usar o computador
Criança come na frente do computador

Sexualidade e Diversidade
• Sensível, não reativa e direta: competência social das crianças – justiça social, atitudes saudáveis em relação à sexualidade e habilidade de interagir com eficácia com pessoas de outras culturas, etnias e raças.
• Excesso de ansiedade ou esquiva: culpa, perda de autoestima, reforço de atitudes negativas, desinformação e comportamento desadaptado.

Diversidade e Preconceito
• Etnias, raças, nacionalidades, religiões.
• Etnocentrismo.
• Educação antipreconceito:
– Privilégio internalizado / Opressão internalizada.
• Organização do ambiente de aprendizagem:
– “Artefatos culturais”, brinquedos, livros, imagens etc.

Necessidades Especiais
• Problemas de comportamento.
• Inclusão:
– Incrementar competência social.
– Promover a aceitação:
• Interações e experiências de ajuda mútua, segurança psicológica, diferenças vistas como naturais, o estar junto como ato recompensador.

Resiliência – Conceito
• Rutter (2000): resistência relativa aos efeitos adversos das experiências de risco que se expressa em uma ampla variação de respostas pessoais frente a situações de estresse e adversidade.
• Capacidade de recuperação que permite lidar de modo mais eficaz com os desafios.

O que se entende por desenvolvimento social?
Processo interativo que possibilita a aquisição de valores, normas, costumes, papéis, conhecimentos e condutas da sociedade.
Processos de socialização: mentais (aquisição de conhecimentos), afetivos (formação de vínculos) e condutuais (conformação social da conduta).

Quais aspectos da competência social podem ser desenvolvidos por meio das atividades lúdicas?
• Autoidentidade positiva.
• Habilidades interpessoais.
• Autorregulação.
• Habilidades de planejamento e tomada de decisões.
• Competência cultural.
• Inteligência emocional.
• Valores sociais.

Quais são as possíveis causas para a ocorrência de problemas de comportamento?

• Incerteza sobre quais são as regras; incerteza sobre como seguir regras; confusão sobre o que fazer; falta de capacidade ou conhecimento instrumental.
• Considerar a regra injustificada; não ter interesse na regra.
• Recompensas positivas por ações negativas.
• Mensagens confusas.
• Testar os limites.

Como podemos apoiar as crianças em seu desenvolvimento social?
Ensinar e treinar
Ambientes de apoio
Relações positivas
Intervenções individualizadas intensivas

Quais as possíveis formas de otimização da resiliência infantil?
• Acompanhamento da saúde das crianças.
• Treinos que orientem as tomadas de decisões e desenvolvimento de autonomia.
• Promoção de autoeficácia e otimismo.
• Incentivo ao desenvolvimento de comportamentos mais positivos.
• Fortalecimento de vínculos positivos e de apoio para o desenvolvimento de competências escolares.

Aprendizagem e Desenvolvimento
• Fatores biológicos, psicológicos e ambientais.
• Cultura.
• Perspectiva ecológica e bioecológica
– Sistemas sociais.

Estabelecer Relações Sociais +
• Fornecer cuidados básicos imediatos.
• Identificar necessidades individuais.
• Estabelecer e manter comunicação efetiva.
• Incentivar a exploração e a aprendizagem.
• Ajudar a atender solicitações de adultos.
• Apoiar relações entre pares e amizades.
• Estar à disposição para interagir.
• Apoiar familiares.

Intervenções Intensivas Individualizadas

Se houver comportamento incorreto rotineiro e resistente:
1. Criar uma equipe de apoio.
2. Fazer uma avaliação funcional.
3. Desenvolver uma hipótese de comportamento que fornece uma base para o planejamento.
4. Elaborar plano de apoio ao comportamento positivo.
5. Implementar e monitorar a intervenção.

Estruturação do Ambiente Físico
• Desenvolvimento -> ambiente.
• “Organização do tempo, do espaço e dos materiais de modo a promover a competência social” (KOSTELNIK et al., 2012, p. 244).
• Favorecer ações desejáveis e minimizar as indesejáveis; resolver problemas assim que surgem; promover comunicação e interação social e comportamentos adequados centrados na tarefa.

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança
• Apoio emocional e orientação às crianças: ser fonte de conforto, incentivo e apoio.
• Desenvolver sentimentos positivos em relação a si mesmas, incrementar habilidades de interagir eficazmente com os outros e emitir comportamentos socialmente aceitáveis.
• Potencializar relação (afetuosidade, respeito, aceitação e empatia) e gerir comportamento (construir relações, enfrentamento e compreensão de si e dos outros).

REFERENCIA:
KOSTELNIK, Marjorie J. et al. Guia de aprendizagem e desenvolvimento social da criança. (trad. da 7ª ed. norte-americana). São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. 9ª edição. ArtMed, 2011. VitalBook file. Minha Biblioteca. http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536325279


FARRELL, Michael. Dificuldades de relacionamento pessoal, social e emocional. ArtMed, 2008. VitalBook file. Minha Biblioteca. http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536315553

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