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sexta-feira, 17 de junho de 2016

Material de Pedagogia - Disciplina: Introdução à Educação Virtual





As Tecnologias da Informação e da Comunicação modificam as práticas sociais e, de maneira especial, as práticas educativas. (Coll, 2010)



Surgimento de uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural.


Princípio das TIC
Possibilidade de utilizar signos – linguagem oral, escrita, imagens estáticas e em movimento, símbolos matemáticos, notações musicais – para representar uma determinada informação e transmiti-la.

TIC - novos cenários e desafios na educação
•Excesso de informações (“infoxicação”) e ruídos.
•Mudanças contínuas e imprevisíveis.
•Escassez de espaços e tempo para a abstração e a reflexão.
•Cultura da imagem e •do espetáculo. (Ferrés,1999)
•Comunicação síncrona e assíncrona
•Estão sendo criadas novas classes sociais: inforricos e os infopobres.
•(Cebrian, 1998)
• WEB.2

TIC - novos cenários e desafios na educação

Em um mundo em que as distâncias são cada vez mais reduzidas, as fronteiras desaparecem e os grandes problemas são compartilhados, cresce a mobilidade das pessoas, aumenta a heterogeneidade das comunidades e torna-se necessário trabalhar conjuntamente.

A capacidade que as TIC possuem para penetrar e incidir nas atividades das pessoas, estão transformando ou dando lugar a novas formas de:
·        pensar
·        atuar
·        sentir
·        trabalhar
·        relacionar
·        divertir
·        aprender
·        conhecer

Desafio maior da educação escolar
Definir como enfrentar a mudança cultural que a Sociedade da Informação (SI) representa e que está propiciada pelas tecnologias digitais.

Aprendizagem cooperativaprocesso de divisão do trabalho - os participantes concordam em ajudar uns aos outros em atividades dirigidas a atingir as metas individuais.

Aprendizagem colaborativacada membro do grupo contribui para resolver conjuntamente o problema; a colaboração depende do estabelecimento de uma linguagem e de significados comuns à tarefa, além de uma meta comum para o conjunto dos participantes.

•Educacional
•Organizacional
•Político
•Cultural
•Empresarial

Plataformas virtuais de aprendizagem

Para Moran (2001), para promover um ambiente educacional com qualidade torna-se imprescindível um questionamento dos papéis dos docentes e dos currículos escolares, a partir de abordagens inter e transdisciplinares, que considerem o sujeito como um todo.

AVAs: mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo (PEREIRA, 2007).
Para o Ministério da Educação (2007), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato Web: aulas virtuais, objetos de aprendizagem, simuladores, fóruns, salas de bate-papo, conexões a materiais externos, atividades interativas, tarefas virtuais (webquest), modeladores, animações, textos colaborativos (wiki).

A qualidade do processo educativo no AVA depende:
·        do envolvimento do aprendiz
·        da proposta pedagógica
·        dos materiais veiculados
·        da estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e equipe técnica •das ferramentas e recursos
·        tecnológicos utilizados no ambiente.

Educação a distância ou e-learning é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos
diversos meios de comunicação.

Decreto n. 2.494 de 10/02/1998/MEC
A Educação a Distância no Brasil foi regulamentada pelo Decreto-Lei n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A União credencia as instituições e regulamenta a realização de exames e registro de diplomas.

Design instrucional é a concepção e o desenvolvimento de projetos para EAD por uma equipe multidisciplinar.
designer gráfico + webdesigner + gestores (financeiro e administrativo) + educadores (pedagógico)

Objetivos do Design instrucional - obter os melhores resultados quanto:
• transferência de informações, assegurando não-ambiguidade e clareza de compreensão;

Objetivos do Design instrucional - obter os melhores resultados quanto:
• retenção de conteúdo, permitindo uso posterior da informação;


Objetivos do Design instrucional - obter os melhores resultados quanto:
• desenvolvimento de habilidades, como capacidade de resolver problemas;
• eficiência no uso de recursos, tratando custo e disponibilidade de materiais e tecnologias.

Segundo Lipponen e Lallimo (2004), o que são ambientes de aprendizagem colaborativa, ou “tecnologias colaborativas”?
Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativos são aqueles que foram projetados especialmente para apoiar e estabelecer a colaboração em contextos educacionais.

O que é um trabalho em grupo para você?
O trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca. Nesse tipo de tarefa, treina-se a capacidade de ouvir/e ou ler e respeitar opiniões diferentes.

REFERENCIA

COLL, César. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinas com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. ArtMed, 2011. VitalBook file. Minha Biblioteca. http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536323138

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