As
Tecnologias da Informação e da Comunicação modificam as práticas sociais e, de
maneira especial, as práticas educativas. (Coll, 2010)
Surgimento
de uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural.
Princípio
das TIC
Possibilidade
de utilizar signos – linguagem oral, escrita, imagens estáticas e em movimento,
símbolos matemáticos, notações musicais – para representar uma determinada
informação e transmiti-la.
TIC
- novos cenários e desafios na educação
•Excesso
de informações (“infoxicação”) e ruídos.
•Mudanças
contínuas e imprevisíveis.
•Escassez
de espaços e tempo para a abstração e a reflexão.
•Cultura
da imagem e •do espetáculo. (Ferrés,1999)
•Comunicação
síncrona e assíncrona
•Estão
sendo criadas novas classes sociais: inforricos e os infopobres.
•(Cebrian,
1998)
•
WEB.2
TIC
- novos cenários e desafios na educação
Em
um mundo em que as distâncias são cada vez mais reduzidas, as fronteiras
desaparecem e os grandes problemas são compartilhados, cresce a mobilidade das
pessoas, aumenta a heterogeneidade das comunidades e torna-se necessário
trabalhar conjuntamente.
A
capacidade que as TIC possuem para penetrar e incidir nas atividades das
pessoas, estão transformando ou dando lugar a novas formas de:
· pensar
· atuar
· sentir
· trabalhar
· relacionar
· divertir
· aprender
· conhecer
Desafio
maior da educação escolar
Definir
como enfrentar a mudança cultural que a Sociedade da Informação (SI) representa
e que está propiciada pelas tecnologias digitais.
Aprendizagem
cooperativa: processo de divisão do trabalho - os
participantes concordam em ajudar uns aos outros em atividades dirigidas a
atingir as metas individuais.
Aprendizagem
colaborativa: cada membro do grupo contribui para
resolver conjuntamente o problema; a colaboração depende do estabelecimento de
uma linguagem e de significados comuns à tarefa, além de uma meta comum para o
conjunto dos participantes.
•Educacional
•Organizacional
•Político
•Cultural
•Empresarial
Plataformas
virtuais de aprendizagem
Para
Moran (2001), para promover um ambiente educacional com qualidade torna-se
imprescindível um questionamento dos papéis dos docentes e dos currículos
escolares, a partir de abordagens inter e transdisciplinares, que considerem o
sujeito como um todo.
AVAs:
mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdos e permitir interação
entre os atores do processo educativo (PEREIRA, 2007).
Para
o Ministério da Educação (2007), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são
programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de
conteúdos no formato Web: aulas virtuais, objetos de aprendizagem, simuladores,
fóruns, salas de bate-papo, conexões a materiais externos, atividades
interativas, tarefas virtuais (webquest), modeladores, animações, textos
colaborativos (wiki).
A
qualidade do processo educativo no AVA depende:
· do
envolvimento do aprendiz
· da
proposta pedagógica
· dos
materiais veiculados
· da
estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e equipe
técnica •das ferramentas e recursos
· tecnológicos
utilizados no ambiente.
Educação
a distância ou e-learning é uma forma de ensino que possibilita a
auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente
organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados
isoladamente ou combinados, e veiculados pelos
diversos
meios de comunicação.
Decreto
n. 2.494 de 10/02/1998/MEC
A
Educação a Distância no Brasil foi regulamentada pelo Decreto-Lei n. 2.494, de
10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A
União credencia as instituições e regulamenta a realização de exames e registro
de diplomas.
Design
instrucional é
a concepção e o desenvolvimento de projetos para EAD por uma equipe multidisciplinar.
designer
gráfico + webdesigner + gestores (financeiro e administrativo) + educadores
(pedagógico)
Objetivos
do Design instrucional - obter os melhores resultados quanto:
• transferência
de informações, assegurando não-ambiguidade e clareza de compreensão;
Objetivos
do Design instrucional - obter os melhores resultados quanto:
• retenção
de conteúdo, permitindo uso posterior da informação;
Objetivos
do Design instrucional - obter os melhores resultados quanto:
• desenvolvimento
de habilidades, como capacidade de resolver problemas;
• eficiência
no uso de recursos, tratando custo e disponibilidade de materiais e
tecnologias.
Segundo
Lipponen e Lallimo (2004), o que são ambientes de aprendizagem colaborativa, ou
“tecnologias colaborativas”?
Ambientes
virtuais de aprendizagem colaborativos são aqueles que foram projetados especialmente
para apoiar e estabelecer a colaboração em contextos educacionais.
O
que é um trabalho em grupo para você?
O
trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento.
Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É
um momento de troca. Nesse tipo de tarefa, treina-se a capacidade de ouvir/e ou
ler e respeitar opiniões diferentes.
REFERENCIA
COLL,
César. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinas com as Tecnologias da
Informação e da Comunicação. ArtMed, 2011. VitalBook file. Minha Biblioteca.
http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536323138
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