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quarta-feira, 22 de junho de 2016

Construção da Carreira e Habilidades Sociais


Projeto de Vida

Muitas vezes nos deparamos com questões pessoais relativas ao futuro e ao que queremos ser, que objetivos iremos atingir, se vamos casar, constituir família, trabalhar em determinada empresa, alcançar determinado cargo e várias outras coisas que norteiam nossas decisões. Algumas pessoas não estruturam nem planejam estes passos e acabam se frustrando.

Se imaginarmos que quem somos e aquilo que temos hoje é fruto de um pensamento, planejamento e ação que tivemos no passado fica mais fácil compreendermos a importância de estruturar minimamente um projeto de vida.

Para Cintra (2011), elaborar um projeto de vida significa organizar informações e estruturar ações, a curto, médio e longo prazos. Ao ser colocado em prática, este planejamento pode e deve ser alterado, corrigido e aprimorado. De acordo com Barduchi (2009), o projeto de vida é uma visualização antecipada da vida que desejamos ter ou levar.

As empresas e organizações possuem missão, visão e valores. Com base nestas definições elaboram seu planejamento estratégico e as ações necessárias para chegarem ao resultado esperado. Podemos compreender o projeto de vida da mesma forma, em que temos nossos princípios, visão e valores pessoais. Com base nestes fatores vamos definir nosso projeto de vida e estruturar as ações necessárias para alcançarmos nossos objetivos. Este é um nível de consciência importante para todos os indivíduos.

A elaboração de seu projeto de vida passa pela compreensão de que cada pessoa é diferente, e isso faz que cada indivíduo reconheça os fatores que irão nortear seu desenvolvimento pessoal e profissional. As escolhas serão diferentes, de acordo com preferências, princípios, valores, afinidades, experiências. Isso tudo vai se somar à personalidade de cada indivíduo na hora de definir e implementar o projeto de vida.

De acordo com Cintra (2011), o projeto de vida é único, pessoal e intransferível. Isso quer dizer que você é o dono de seu projeto de vida, deve defini-lo e executá-lo.

Carreira
Quando olhamos para dentro das organizações, começamos a perceber como o projeto de vida pode se materializar por meio da realização profissional e do que é chamado de carreira. A seguir, veremos alguns autores e algumas definições de carreira por eles apresentadas.

Segundo Van Maanen (1977), carreira é um caminho estruturado e organizado no tempo e espaço, que pode ser seguido por alguém. Para Hall (1976), carreira é uma sequência de atitudes e comportamentos, associada a experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa.

Na concepção de London e Stumph (1982), carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações da sociedade. Da perspectiva do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional, enquanto da perspectiva da organização engloba políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Essas perspectivas são conciliadas pela carreira dentro de um constante ajuste, desenvolvimento e mudança.

Esta última definição traz conceitos importantes e mais amplos, compreendendo a carreira como uma série de estágios e transições, fruto de uma relação estabelecida entre empresa e empregado, e, finalmente, enxerga a carreira como um elemento de conciliação de expectativas entre a organização e a pessoa.

É importante percebermos que as carreiras estão mudando, acompanhando o processo de mudança das organizações. Da mesma maneira, o conceito de carreira vem sendo revisado e discutido dentro das empresas. De acordo com Balassiano (2004), podemos identificar duas fases distintas para o conceito de carreiras, conforme explicado no Quadro a seguir:

Carreiras: conceito tradicional versus conceito moderno.
Conceito Tradicional de Carreira
Conceito Moderno de Carreira
Carreira voltada para a empresa.
Definida e gerenciada pela empresa.
Fundamentada em estabilidade, crescimento vertical, benefícios eram direitos assegurados.
Sucesso medido pela ascensão na hierarquia.
Concepção mais democrática.
Oportunidades de carreira aberta a todos.
Caracteriza-se pela instabilidade, descontinuidade, horizontalidade.
Evolução na carreira não significa ascensão na hierarquia.

A tendência das organizações é cada vez mais seguirem o conceito “moderno” de carreira, em que a responsabilidade pela gestão da carreira é compartilhada entre o indivíduo e a organização.

Como Elaborar um Projeto de Vida
De acordo com Cintra (2011), um projeto de vida deve incluir todas as esferas da vida de uma pessoa, para que possa contemplar da forma mais abrangente possível as possibilidades de realização pessoal e profissional. Essas esferas podem ser identificadas como: saúde, trabalho, finanças, relacionamento social, educação, lazer e espiritualidade. Cabe a cada um refletir e identificar quais esferas da vida estão sendo privilegiadas e quais precisam de um investimento maior para que o resultado seja equilibrado.

A partir desta reflexão inicial, podemos utilizar uma técnica denominada “análise SWOT”, normalmente aplicada nas organizações, na área de planejamento estratégico, com o objetivo de identificar e avaliar aspectos internos e externos que podem interferir no desempenho da empresa. Essa técnica é apresentada por Martins (2002). SWOT é uma sigla em inglês para definir:
S=strenghts (forças).
W= weaknesses (fraquezas).
O= opportunities (oportunidades).
T= threats (ameaças).

As “forças” e “fraquezas” dizem respeito ao ambiente interno; já “oportunidades” e “ameaças” se referem ao ambiente externo.

A seguir, o quadro apresenta uma adaptação da técnica SWOT para a elaboração do projeto de vida.

SWOT - análise para o projeto de vida.
Fatores internos
Fatores externos
Forças: significa analisar o que você tem como diferencial, suas qualidades, habilidades que podem ajudá-lo a conseguir atingir seus objetivos.
Oportunidades: a análise deve ter o foco no ambiente, ou seja, quais são as tendências sociais, econômicas, políticas que podem colaborar na conquista de seus objetivos pessoais e profissionais.
Fraquezas: diz respeito a uma análise crítica de quais são os pontos em que você julga necessitar de aperfeiçoamento, melhorias para atingir seus objetivos.
Ameaças: são as condições que o ambiente externo oferece à consecução de seus objetivos pessoais e profissionais. Por exemplo, em termos profissionais, de carreira, significa considerar as dificuldades a serem enfrentadas na área definida como seu alvo, tais como:
- concorrência: número de oportunidades x número de profissionais que, como você, sentem-se atraídos por essas oportunidades.

De acordo com Cintra (2011), por meio desta análise você pode identificar pontos de desenvolvimento para que possa atingir seus objetivos, viabilizando seu “projeto de vida”.

Habilidades Sociais
De acordo com Cintra (2011), o ser humano é um ser social que busca alcançar competência social. A interação com o ambiente social tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas.

De acordo com Del Prette e Del Prette (2001), as habilidades sociais referem-se aos comportamentos sociais que uma pessoa assume para lidar adequadamente com as exigências do ambiente de relacionamentos. Os autores classificam as habilidades sociais em categorias:
Habilidades sociais
Habilidade
Descrição
Automonitoria
Habilidade pela qual uma pessoa se observa, descreve, interpreta e controla seus pensamentos, sentimentos e ações em diferentes situações sociais.
Comunicação
A comunicação pode ser verbal e não verbal (postura, gestos, expressões faciais, movimentos corporais).
Civilidade
Expressão de cortesia, educação e etiqueta social.
Assertivas de enfrentamento
Assertividade tem relação com a afirmação dos próprios direitos simultaneamente à assunção de ações que visem resguardar os direitos de outras pessoas. É o exercício de cidadania.
Empáticas
São aquelas focadas nos sentimentos do outro, diante de situações de manifestação de sentimentos positivos e também perante situações de perda.
Profissionais
Atendem às necessidades de relacionamentos interpessoais para a realização das atividades de trabalho.
Expressão de sentimentos positivos
Refere-se a lidar com a afetividade e a expressão de sentimentos positivos.

O uso competente das habilidades sociais depende do contexto em que ocorrem os relacionamentos e também de aspectos culturais, ou seja, valores e normas dos diferentes grupos sociais.

É importante compreender essas categorias de habilidades sociais, seu significado e os efeitos de cada uma delas.

A partir do momento que compreendo e utilizo adequadamente essas habilidades, adequando-as a cada contexto diferente, passo a ser “competente” socialmente, o que traz benefícios nos diversos relacionamentos e ambientes em que estamos inseridos.

O Poder dos Relacionamentos e Networking

De acordo com Cintra (2011), o poder dos relacionamentos é também conhecido como capital social. Passaremos para a compreensão da rede de relacionamentos, também conhecida como networking, que é fundamental nos dias atuais.

Conforme explica Quinn (2003), networking eficaz é um processo por meio do qual ajudamos outras pessoas que, a longo prazo, venham a ser também um recurso útil para nós. Ainda segundo este autor, networking envolve o compartilhamento de informações; apresentações, indicações e referências; ideias e conselhos.

O fato é que não se pode viver isoladamente em um mundo globalizado, em que as informações estão mais acessíveis e as pessoas estão conectadas por meio de redes sociais, como Facebook, Linkedin, entre tantas outras.

Uma pessoa que preza por seus relacionamentos e utiliza de maneira construtiva sua influência acaba gerando mais oportunidades de desenvolvimento e, consequentemente, mais resultados, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

Quer saber mais sobre o assunto?
Vídeo: 3 piores hábitos de carreira para limar o expediente.

  
Resumindo
Neste tema, você compreendeu como construir um projeto de vida, de que maneira alinhar carreira com projeto de vida, quais as principais habilidades sociais para criar e manter relacionamentos e também a importância do networking, ou seja, uma boa rede de relacionamentos.

Referências
BARDUCHI, A. L. J. (Org.) Empregabilidade: competências pessoais e profissionais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organiza­ções. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CINTRA, J. C. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publi­cações, 2011.
 DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

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