Projeto de Vida
Muitas vezes nos deparamos com questões
pessoais relativas ao futuro e ao que queremos ser, que objetivos iremos
atingir, se vamos casar, constituir família, trabalhar em determinada empresa,
alcançar determinado cargo e várias outras coisas que norteiam nossas decisões.
Algumas pessoas não estruturam nem planejam estes passos e acabam se
frustrando.
Se imaginarmos que quem somos e aquilo
que temos hoje é fruto de um pensamento, planejamento e ação que tivemos no
passado fica mais fácil compreendermos a importância de estruturar minimamente
um projeto de vida.
Para Cintra (2011), elaborar um projeto
de vida significa organizar informações e estruturar ações, a curto, médio e
longo prazos. Ao ser colocado em prática, este planejamento pode e deve ser
alterado, corrigido e aprimorado. De acordo com Barduchi (2009), o projeto de
vida é uma visualização antecipada da vida que desejamos ter ou levar.
As empresas e organizações possuem
missão, visão e valores. Com base nestas definições elaboram seu planejamento
estratégico e as ações necessárias para chegarem ao resultado esperado. Podemos
compreender o projeto de vida da mesma forma, em que temos nossos princípios,
visão e valores pessoais. Com base nestes fatores vamos definir nosso projeto
de vida e estruturar as ações necessárias para alcançarmos nossos objetivos.
Este é um nível de consciência importante para todos os indivíduos.
A elaboração de seu projeto de vida
passa pela compreensão de que cada pessoa é diferente, e isso faz que cada
indivíduo reconheça os fatores que irão nortear seu desenvolvimento pessoal e
profissional. As escolhas serão diferentes, de acordo com preferências,
princípios, valores, afinidades, experiências. Isso tudo vai se somar à
personalidade de cada indivíduo na hora de definir e implementar o projeto de
vida.
De acordo com Cintra (2011), o projeto
de vida é único, pessoal e intransferível. Isso quer dizer que você é o dono de
seu projeto de vida, deve defini-lo e executá-lo.
Carreira
Quando olhamos para dentro das
organizações, começamos a perceber como o projeto de vida pode se materializar
por meio da realização profissional e do que é chamado de carreira. A seguir,
veremos alguns autores e algumas definições de carreira por eles apresentadas.
Segundo Van Maanen (1977), carreira é
um caminho estruturado e organizado no tempo e espaço, que pode ser seguido por
alguém. Para Hall (1976), carreira é uma sequência de atitudes e
comportamentos, associada a experiências e atividades relacionadas ao trabalho,
durante o período de vida de uma pessoa.
Na concepção de London e Stumph (1982),
carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados
durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a
ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações da
sociedade. Da perspectiva do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de
sua experiência profissional, enquanto da perspectiva da organização engloba
políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis
organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Essas perspectivas são
conciliadas pela carreira dentro de um constante ajuste, desenvolvimento e
mudança.
Esta última definição traz conceitos
importantes e mais amplos, compreendendo a carreira como uma série de estágios
e transições, fruto de uma relação estabelecida entre empresa e empregado, e,
finalmente, enxerga a carreira como um elemento de conciliação de expectativas
entre a organização e a pessoa.
É importante percebermos que as
carreiras estão mudando, acompanhando o processo de mudança das organizações.
Da mesma maneira, o conceito de carreira vem sendo revisado e discutido dentro
das empresas. De acordo com Balassiano (2004), podemos identificar duas fases
distintas para o conceito de carreiras, conforme explicado no Quadro a seguir:
Carreiras: conceito tradicional versus
conceito moderno.
Conceito Tradicional de Carreira
|
Conceito Moderno de Carreira
|
Carreira voltada para a empresa.
Definida e gerenciada pela empresa.
Fundamentada em estabilidade, crescimento
vertical, benefícios eram direitos assegurados.
Sucesso medido pela ascensão na hierarquia.
|
Concepção mais democrática.
Oportunidades de carreira aberta a todos.
Caracteriza-se pela instabilidade,
descontinuidade, horizontalidade.
Evolução na carreira não significa ascensão na
hierarquia.
|
A tendência das organizações é cada vez mais seguirem o conceito “moderno” de carreira, em que a responsabilidade pela gestão da carreira é compartilhada entre o indivíduo e a organização.
Como Elaborar um Projeto de Vida
De acordo com Cintra (2011), um projeto
de vida deve incluir todas as esferas da vida de uma pessoa, para que possa
contemplar da forma mais abrangente possível as possibilidades de realização
pessoal e profissional. Essas esferas podem ser identificadas como: saúde,
trabalho, finanças, relacionamento social, educação, lazer e espiritualidade.
Cabe a cada um refletir e identificar quais esferas da vida estão sendo privilegiadas
e quais precisam de um investimento maior para que o resultado seja
equilibrado.
A partir desta reflexão inicial, podemos utilizar
uma técnica denominada “análise SWOT”, normalmente aplicada nas organizações,
na área de planejamento estratégico, com o objetivo de identificar e avaliar
aspectos internos e externos que podem interferir no desempenho da empresa.
Essa técnica é apresentada por Martins (2002). SWOT é uma sigla em inglês para
definir:
S=strenghts (forças).
W= weaknesses (fraquezas).
O= opportunities (oportunidades).
T= threats (ameaças).
As “forças” e “fraquezas” dizem
respeito ao ambiente interno; já “oportunidades” e “ameaças” se referem ao
ambiente externo.
A seguir, o quadro apresenta uma adaptação da
técnica SWOT para a elaboração do projeto de vida.
SWOT - análise para o projeto de vida.
Fatores internos
|
Fatores externos
|
Forças: significa analisar o que você tem como
diferencial, suas qualidades, habilidades que podem ajudá-lo a conseguir
atingir seus objetivos.
|
Oportunidades: a análise deve ter o foco no
ambiente, ou seja, quais são as tendências sociais, econômicas, políticas que
podem colaborar na conquista de seus objetivos pessoais e profissionais.
|
Fraquezas: diz respeito a uma análise crítica de
quais são os pontos em que você julga necessitar de aperfeiçoamento,
melhorias para atingir seus objetivos.
|
Ameaças: são as condições que o ambiente externo
oferece à consecução de seus objetivos pessoais e profissionais. Por exemplo,
em termos profissionais, de carreira, significa considerar as dificuldades a
serem enfrentadas na área definida como seu alvo, tais como:
- concorrência: número de oportunidades x número
de profissionais que, como você, sentem-se atraídos por essas oportunidades.
|
De acordo com Cintra (2011), por meio desta análise você pode identificar pontos de desenvolvimento para que possa atingir seus objetivos, viabilizando seu “projeto de vida”.
Habilidades Sociais
De acordo com Cintra (2011), o ser
humano é um ser social que busca alcançar competência social. A interação com o
ambiente social tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas.
De acordo com Del Prette e Del Prette (2001), as
habilidades sociais referem-se aos comportamentos sociais que uma pessoa assume
para lidar adequadamente com as exigências do ambiente de relacionamentos. Os
autores classificam as habilidades sociais em categorias:
Habilidades sociais
Habilidade
|
Descrição
|
Automonitoria
|
Habilidade pela qual uma pessoa se observa,
descreve, interpreta e controla seus pensamentos, sentimentos e ações em
diferentes situações sociais.
|
Comunicação
|
A comunicação pode ser verbal e não verbal
(postura, gestos, expressões faciais, movimentos corporais).
|
Civilidade
|
Expressão de cortesia, educação e etiqueta
social.
|
Assertivas de enfrentamento
|
Assertividade tem relação com a afirmação dos
próprios direitos simultaneamente à assunção de ações que visem resguardar os
direitos de outras pessoas. É o exercício de cidadania.
|
Empáticas
|
São aquelas focadas nos sentimentos do outro,
diante de situações de manifestação de sentimentos positivos e também perante
situações de perda.
|
Profissionais
|
Atendem às necessidades de relacionamentos
interpessoais para a realização das atividades de trabalho.
|
Expressão de sentimentos positivos
|
Refere-se a lidar com a afetividade e a expressão
de sentimentos positivos.
|
O uso competente das habilidades sociais depende do contexto em que ocorrem os relacionamentos e também de aspectos culturais, ou seja, valores e normas dos diferentes grupos sociais.
É importante compreender essas
categorias de habilidades sociais, seu significado e os efeitos de cada uma
delas.
A partir do momento que compreendo e
utilizo adequadamente essas habilidades, adequando-as a cada contexto
diferente, passo a ser “competente” socialmente, o que traz benefícios nos
diversos relacionamentos e ambientes em que estamos inseridos.
O Poder dos Relacionamentos e
Networking
De acordo com Cintra (2011), o poder
dos relacionamentos é também conhecido como capital social. Passaremos para a
compreensão da rede de relacionamentos, também conhecida como networking, que é
fundamental nos dias atuais.
Conforme explica Quinn (2003),
networking eficaz é um processo por meio do qual ajudamos outras pessoas que, a
longo prazo, venham a ser também um recurso útil para nós. Ainda segundo este
autor, networking envolve o compartilhamento de informações; apresentações,
indicações e referências; ideias e conselhos.
O fato é que não se pode viver
isoladamente em um mundo globalizado, em que as informações estão mais
acessíveis e as pessoas estão conectadas por meio de redes sociais, como
Facebook, Linkedin, entre tantas outras.
Uma pessoa que preza por seus
relacionamentos e utiliza de maneira construtiva sua influência acaba gerando
mais oportunidades de desenvolvimento e, consequentemente, mais resultados,
tanto do ponto de vista pessoal como profissional.
Quer saber mais sobre o assunto?
Vídeo: 3 piores hábitos de carreira
para limar o expediente.
Resumindo
Neste tema, você compreendeu como
construir um projeto de vida, de que maneira alinhar carreira com projeto de
vida, quais as principais habilidades sociais para criar e manter
relacionamentos e também a importância do networking, ou seja, uma boa rede de
relacionamentos.
Referências
BARDUCHI, A. L. J. (Org.) Empregabilidade:
competências pessoais e profissionais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos
recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CINTRA, J. C. et al. Desenvolvimento Pessoal e
Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das
relações interpessoais. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário