O objetivo deste projeto é fazer com
que a escola garanta o padrão de qualidade do ensino e possa ministrá-lo com
igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola. A avaliação
é vista como um processo formativo, interativo e referencial, capaz de colocar
informações mais precisas, mais qualitativas sobre os processos de
aprendizagem, para estabelecer ações conjuntas, que visem ao desenvolvimento do
aluno, levando-o a progredir e atingir novos patamares do conhecimento.
O Conselho de Classe, Série e Termo ocorre ao final de cada bimestre, tem a duração de três ou quatro dias e conta com a presença de todos os alunos da classe, professores, Coordenadores, Vice-diretor e Diretor da escola. É um momento para análise dos avanços dos alunos, do desempenho dos professores e da equipe escolar, onde o Diretor é mediador e tem a missão de conduzir a reunião de Conselho de forma democrática, usando sempre o bom senso para resolver situações de conflito, que possam surgir e não perdendo de vista o resgate da auto-estima dos alunos. É necessário que todos os envolvidos sejam conscientes de que a escola deve ser um espaço de ensinar e aprender.
Durante a realização do Conselho, os demais alunos continuam com atividades em sala de aula, sob a responsabilidade do aluno monitor e supervisão de alguns funcionários da escola.
No momento do Conselho, quando os alunos tomam ciência do rendimento escolar do bimestre , é dada a oportunidade para que manifestem suas opiniões e reivindiquem seus direitos quanto às condições de aprendizagem, que a escola oferece.
A preocupação da equipe escolar é com o resgate da auto-estima do aluno, tornando-o consciente, crítico, criativo e interessado. O mínimo de evolução é valorizada e aqueles que ainda apresentam desinteresse, são incentivados, aconselhados e , dependendo dos casos , atendidos após o Conselho pela coordenação e direção para orientações e possíveis encaminhamentos.
Os relatórios, que oferecem os indicadores para realização do Conselho, são:
·
Consolidado
- com o rendimento escolar geral da classe;
·
Boletim
- emitido a cada final de bimestre, que apresenta os resultados de
aproveitamento (PS - S - NS) e os índices de frequência percentual por
disciplina e geral (conceitos insatisfatórios e frequência inferior a 75% , em
vermelho).
·
Ficha
de acompanhamento individual - em que o professor conselheiro aponta as
dificuldades e faz orientações específicas para o aluno, nos aspectos em que
deve estar mais atento e também, orientações aos pais sobre o tipo de
acompanhamento a fazer.
Essa prática tem possibilitado verificar:
·
a
postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem;
·
a
coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola;
aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno;
aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno;
·
o
comportamento do aluno frente à classe , ao professor e à escola;
·
se
há coerência entre critérios de avaliação adotados pelos diferentes
professores.
·
avaliação
do trabalho do professor pela visão do aluno;
No momento do Conselho, cada classe apresenta reivindicações para melhoria do trabalho no próximo bimestre;
Os resultados apresentados possibilitam-nos fazer:
·
levantamento
de grupos de alunos, para encaminhamentos à recuperação paralela e atendimento
especial do professor na recuperação contínua;
·
levantamento
de alunos infreqüentes e com rendimento escolar insatisfatório, que necessitam
de atendimento especial da escola. Após o Conselho, a família é convocada para
orientações. No caso de omissão dos responsáveis, a escola aciona o Conselho
Tutelar e acompanhamento de todo o processo ensino-aprendizagem pela
coordenação e direção, para atuação mais imediata diante de alguma divergência
com a proposta da escola, orientando o professor sobre sua didática, sua
metodologia e seu critério de avaliação.
Após o Conselho, são elaborados gráficos do rendimento escolar e relatório de acompanhamento, que permitem uma visão geral do resultado, para redirecionamento da ação pedagógica.
Esse procedimento de análise permite que a equipe escolar procure novos caminhos e estabeleça outras ações, para que todos tenham oportunidade de aprender , garantindo o direito do aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da função social da escola.
"A ética só é eficaz quando criamos condições para que as identidades se construam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade" (Parecer CEB l5/98. Mello).
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Projeto da Escola Estadual "Dr. Alfredo Pujol" - Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba
Projeto da Escola Estadual "Dr. Alfredo Pujol" - Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba
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