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sexta-feira, 17 de junho de 2016

TRANSTORNOS EMOCIONAIS NA ESCOLA




Sobre criança e infância
Ø  Na Idade Média a infância era reduzida ao mínimo possível.

Ø  Era incluída no mundo dos adultos assim que tivessem autonomia.

Ø  Não existia adolescência.


O que é Transtorno Emocional?
É considerado como uma experiência desagradável de excesso ou de ausência de estimulação, que potencial ou efetivamente, prejudica a saúde. Na criança, pode causar também deficiência no desenvolvimento.
Nenhum ser humano pode funcionar sem estímulo e desafio.
Eventos aflitivos:
1.   Perda de um dos pais
2.   Urinar na sala
3.   Perder-se
4.   Ser ameaçado
5.   Ser o último do time
6.   Ser ridicularizado
7.   Brigas
8.   Mudar de sala
9.   Ir ao dentista/hospital
10.               Testes e exames
11.               Apresentar boletim ruim
12.               Quebrar ou perder coisas
13.               Ser diferente
14.               Novo bebê na família
15.               Apresentar-se em público
16.               Chegar atrasado na escola
Abuso Infantil
Os professores devem procurar dar apoio e buscar ajuda as crianças com ocorrência de abusos.
a)    Dano Físico
Desde disciplina até esbofetear, socos, queimaduras e machucados.
b)   Negligência
Ignorar as necessidades de desenvolvimento, tais como: alimentá-las e vesti-las.
c)    Abuso sexual
É o envolvimento de crianças e jovens com atividades sexuais.
d)   Abuso Emocional
É muito difícil de identificar, consiste em severos maus tratos emocionais ou rejeição.
e)    Outros indícios
Pais imaturos, problemas financeiros, bebidas, drogas, doenças fisiológicas e contato com outros companheiros dos pais.
A equipe escolar não pode se omitir quando se confrontar com suspeita de abusos.
O membro da equipe escolar deve ser muito compreensivo e solidário ao lidar com uma criança durante a provação que cerca revelação e suas consequências de abuso.
COMO SE SENTEM AS CRIANÇAS QUE SOFRERAM ABUSO
·         Raiva e ressentimento
Quando os pais agridem uma criança, este sente violado, pois geralmente ele ama este agressor e acaba sentindo raiva.
·         Dor
A criança lamenta a perda da relação de vínculo com os pais e sofre com a inexistência deles.
·         Confusão
Confusão nos papéis. Envolve mentir, suborná-la, ameaçá-la ou tratá-la como adulto.
·         Traição
Quando se trai o amor de uma criança.
O abuso infantil é uma das situações mais delicadas com a qual a equipe escolar terá de lidar, com uma situação que pode desafiar todos os seus valores.
É extremamente importante que as necessidades da criança sejam colocadas acima de todas as outras coisas e as práticas já utilizadas sejam apoiadas pelo trabalho em parceria com os pais.
É essencial perceber a importância do trabalho conjunto com outras organizações.
A separação conjugal tem um efeito profundo nas crianças. Eles sempre fantasiam uma reconciliação.
Episódios como: Casamento conturbado, separações, transições legais e divórcio podem angustiar a criança.

Bibliografia

  

Alsop, Pippa  e Mccaffrey, Trisha. Transtornos Emocionais na Escola - Alternativas Teóricas e Praticas. – SP, Ed. Summus, 1999

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