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sexta-feira, 17 de junho de 2016

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA












CARVALHO, Leticia dos Santos. A Utilização da Tecnologia no ensino de Língua Portuguesa: São Paulo, 2006


Com este artigo pretendo mostrar como os PCNs estão auxiliando os professores nas escolas de nível fundamental e médio e como utilizam os recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa.

INTRODUÇÃO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa da vida escolar. Serve para melhorar a qualidade do ensino formando alunos-cidadãos.
Os PCNs foram criados pelo MEC em 1998, a partir da Lei Federal 9394/96, a fim de orientar e auxiliar o professor a ampliar o horizonte de seus alunos, preparando-os para um mundo competitivo.


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E OS PILARES DA EDUCAÇÃO
Os PCNs não são um manual ou uma solução para o ensino, mas sim, sugerem idéias para que os professores desenvolvam, em sala de aula, a capacidade de interação de seus alunos como a cidadania e os domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.

APRENDER A CONHECER
Estimula o lado cognitivo do individuo. Prioriza a busca de mais conhecimento, estimula o senso critico e compreensão do mundo real, mediante capacitação de discernimento.

APRENDER A FAZER
Enfatiza a habilidade de construir e desenvolver uma nova prática social.

APRENDER A VIVER
Desenvolve o lado emocional, ensinando trabalhar em conjunto.

APRENDER A SER
É a base da estrutura do individuo para ser um cidadão do mundo. Desenvolve seu lado competitivo, racional e emocional.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLOGICA
A nova proposta curricular prioriza a garantia que todos desenvolvam e ampliem as competências básicas tanto para o exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais.
Infelizmente no país onde vivemos a educação básica atinge um percentual baixo de jovens estudantes aumentando o desafio a ser enfrentado.
Com tantas mudanças tecnológicas e novos assuntos sendo debatidos pela sociedade, espera-se que os novos cidadãos, incorporem um conhecimento compatível com a evolução.
Existem ainda, a necessidade de investir na formação dos docentes, preparando-os para estimularem seus alunos a continuar adquirindo novos conhecimentos.

A TECNOLOGIA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, descritas na Proposta Curricular Nacional ressalta a importância da homogeneidade na capacidade humana da interação e da comunicação. Leva-nos a concluir que a linguagem é instrumento humano e social de extremo valor.
A aquisição e o desenvolvimento da linguagem não se dão em virtude de uma atividade isolada, mas sim, a partir da interação com o adulto. Tanto mais rica e fluente é a linguagem quanto mais rica é a interação social.
A linguagem e a tecnologia encontram-se cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Sendo assim, temas transdiciplinares, podendo ser adequados em diversas práticas sociais.
A introdução da informática no estudo de Língua Portuguesa se faz presente na necessidade da expressão e comunicação, da informação e na produção de texto.
Mesmo com os diversos avanços tecnológicos na área de línguas, cabe ao professor de Língua Portuguesa a responsabilidade de despertar em uma criança o gosto pela leitura e escrita.
Atualmente dispomos de grandes recursos no ensino de Língua Portuguesa. Temos uma série de dispositivos que ajudam na atuação do processo ensino-aprendizagem, tais como: vídeos, sons, imagens, jogos, livros interativos, etc..

Uma vez que o professor interfere com os recursos lingüísticos, a criança exercita a atividade de construção da linguagem; nela aprende a dominar e dividir suas experiências com o mundo.

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