CARVALHO, Leticia dos Santos. A
Utilização da Tecnologia no ensino de Língua Portuguesa: São Paulo, 2006
Com este artigo pretendo mostrar como os PCNs estão auxiliando os professores nas escolas de nível fundamental e médio e como utilizam os recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa.
INTRODUÇÃO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa da vida escolar. Serve para melhorar a qualidade do ensino formando alunos-cidadãos.
Os PCNs foram criados pelo MEC em 1998, a partir da Lei Federal 9394/96, a fim de orientar e auxiliar o professor a ampliar o horizonte de seus alunos, preparando-os para um mundo competitivo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa da vida escolar. Serve para melhorar a qualidade do ensino formando alunos-cidadãos.
Os PCNs foram criados pelo MEC em 1998, a partir da Lei Federal 9394/96, a fim de orientar e auxiliar o professor a ampliar o horizonte de seus alunos, preparando-os para um mundo competitivo.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E OS PILARES DA EDUCAÇÃO
Os PCNs não são um manual ou uma solução para o ensino, mas sim, sugerem idéias para que os professores desenvolvam, em sala de aula, a capacidade de interação de seus alunos como a cidadania e os domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.
APRENDER A CONHECER
Estimula o lado cognitivo do individuo.
Prioriza a busca de mais conhecimento, estimula o senso critico e compreensão
do mundo real, mediante capacitação de discernimento.
APRENDER A FAZER
Enfatiza a habilidade de construir e
desenvolver uma nova prática social.
APRENDER A VIVER
APRENDER A VIVER
Desenvolve o lado emocional, ensinando
trabalhar em conjunto.
APRENDER A SER
É a base da estrutura do individuo para
ser um cidadão do mundo. Desenvolve seu lado competitivo, racional e emocional.
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLOGICA
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLOGICA
A nova proposta curricular prioriza a
garantia que todos desenvolvam e ampliem as competências básicas tanto para o
exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais.
Infelizmente no país onde vivemos a educação básica atinge um percentual baixo de jovens estudantes aumentando o desafio a ser enfrentado.
Com tantas mudanças tecnológicas e novos assuntos sendo debatidos pela sociedade, espera-se que os novos cidadãos, incorporem um conhecimento compatível com a evolução.
Infelizmente no país onde vivemos a educação básica atinge um percentual baixo de jovens estudantes aumentando o desafio a ser enfrentado.
Com tantas mudanças tecnológicas e novos assuntos sendo debatidos pela sociedade, espera-se que os novos cidadãos, incorporem um conhecimento compatível com a evolução.
Existem ainda, a necessidade de
investir na formação dos docentes, preparando-os para estimularem seus alunos a
continuar adquirindo novos conhecimentos.
A TECNOLOGIA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A TECNOLOGIA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A área de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias, descritas na Proposta Curricular Nacional ressalta a importância
da homogeneidade na capacidade humana da interação e da comunicação. Leva-nos a
concluir que a linguagem é instrumento humano e social de extremo valor.
A aquisição e o desenvolvimento da linguagem não se dão em virtude de uma atividade isolada, mas sim, a partir da interação com o adulto. Tanto mais rica e fluente é a linguagem quanto mais rica é a interação social.
A linguagem e a tecnologia encontram-se cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Sendo assim, temas transdiciplinares, podendo ser adequados em diversas práticas sociais.
A aquisição e o desenvolvimento da linguagem não se dão em virtude de uma atividade isolada, mas sim, a partir da interação com o adulto. Tanto mais rica e fluente é a linguagem quanto mais rica é a interação social.
A linguagem e a tecnologia encontram-se cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Sendo assim, temas transdiciplinares, podendo ser adequados em diversas práticas sociais.
A introdução da informática no estudo
de Língua Portuguesa se faz presente na necessidade da expressão e comunicação,
da informação e na produção de texto.
Mesmo com os diversos avanços
tecnológicos na área de línguas, cabe ao professor de Língua Portuguesa a
responsabilidade de despertar em uma criança o gosto pela leitura e escrita.
Atualmente dispomos de grandes recursos
no ensino de Língua Portuguesa. Temos uma série de dispositivos que ajudam na
atuação do processo ensino-aprendizagem, tais como: vídeos, sons, imagens,
jogos, livros interativos, etc..
Uma vez que o professor interfere com
os recursos lingüísticos, a criança exercita a atividade de construção da
linguagem; nela aprende a dominar e dividir suas experiências com o mundo.
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